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- A profissão docente e a formação de professores para a educação inclusivaPublication . Canteiro, Regina Aparecida Felgueiras Caló; Martins, Ernesto CandeiasO presente trabalho de investigação desenvolve-se sobre a temática a Profissão Docente e a Formação de Professores para a Educação Inclusiva. Pretendemos compreender a importância da formação de professores bem como a própria profissão é fundamental para realizar as práticas educativas em contexto de uma escola/educação inclusiva. Os desafios que são colocados hoje aos professores requerem conhecimentos e intervenções nas mais distintas áreas, são fatores que devem contribuir para alcançar bons resultados a nível educacional, e levar a escola inclusiva para o bom caminho. Este estudo é exploratório, descritivo, explicativo, transversal com carácter analítico e interpretativo assente numa investigação quantitativa, na base do respetivo paradigma. Aplicámos as técnicas de inquérito por questionário aos professores do 2º e 3º Ciclos de Ensino, bem como entrevista semiestruturada (realizadas no mês de abril de 2022) ao Diretor e Subdiretor daqueles Agrupamento de Escola, para além da observação participante por registo de notas de campo e a análise documental. O estudo decorreu no ano letivo de 2021-2022. Trata-se de um estudo levado a cabo em dois Agrupamentos de Escolas, na zona norte do país, designados por Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo e Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Foz Côa. A amostra dos sujeitos de estudo é constituída por um total de 72 professores, técnicos e psicólogos. Procuramos perceber a realidade das escolas em estudo sobre a profissão docente e professores da educação especial. Efetuamos, a aplicação das técnicas de recolha de dados e a análise documental seguida com análise e tratamento estatístico (teste de independência do Qui-quadrado e o teste de Fisher) e análise de conteúdo às entrevistas num processo de categorização analítica, para posteriormente realizarmos a triangulação dos dados e a verificabilidade das questões de investigação com a ajuda da teoria fundamentada. Os dados alcançados permitiram-nos compreender que os professores dos dois Agrupamentos de Escolas estão em perfeita sintonia com o respetivo trabalho docente, aplicando diferentes práticas educacionais no que respeita à interação com alunos com necessidades educativas especiais, tornando desta forma o ensino-aprendizagem mais dinâmico e (inter)ativo, promovendo a motivação de aprender e contribuindo para melhores resultados escolares. De facto, os professores são os principais agentes educativos e que contribuem para a qualidade e sucesso do ensino, promovendo a integração dos alunos com necessidades educativas especificas, para um melhor desenvolvimento de competências, seja a nível escolar, social, familiar. De salientar o fato do professor inclusivo bem como e a escola promotora de equidade de inclusão, constituída por agentes de cultura e conhecimentos, sendo responsáveis pela qualidade e pelos métodos de ensino que praticam. Podemos considerar que a profissão docente não se define pelas suas atividades, mas sim pela missão que tem para com a escola e com os seus alunos.
- Metodologias de ensino da técnica do violoncelo no curso básico : problemas e estratégiasPublication . Pavtchinski, Victor Daniel; Rocha, Miguel Jorge Ferreirinha Cardoso da; Ladeira, Pedro Miguel ReixaI (Prática Pedagógica do Docente) Será realizada uma exposição do estágio curricular supervisionado de ensino de violoncelo inserido na unidade curricular do Mestrado de Ensino da Música, no Instituto Politécnico de Castelo Branco, orientado pelo professor e supervisor Miguel Rocha, e coordenador Pedro Ladeira. O estágio foi feito com a colaboração do professor cooperante Nelson Ferreira, no ano letivo 2020/21, no Instituto Gregoriano de Lisboa. Na 1ª Parte da prática pedagógica do docente é feita uma descrição geral do estágio supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. Para a elaboração do relatório, será feita uma caracterização e história do Instituto Gregoriano, cursos disponíveis e os seus regimes de frequência. São também descritos o corpo docente do Instituto para cada instrumento, a caracterização da comunidade educativa e uma breve descrição da sua infraestrutura. Efetuou-se uma caracterização de 3 alunos selecionados (com idades compreendidas entre 10 e os 15 anos), e das metodologias adotadas para cada aluno e foi composta uma análise crítica da atividade docente. II (Projeto de Investigação) A segunda parte do trabalho integra a descrição do projeto de investigação, onde são salientadas as competências instrumentais dos alunos de ensino básico (1º ao 5º grau) e explicitam-se os aspetos pedagógicos fulcrais da lecionação do violoncelo. Além disso, serão abordadas estratégias e recursos pedagógicos adotados consoante a observação e personalidade dos alunos, bem como a organização e planeamento das aulas. Irão ser apresentadas as bases técnicas do violoncelo através de uma revisão da literatura, passando pelas metodologias teóricas de autores como: Victor Sazer; Paul Tortelier; Pablo Casals; Gerhard Mantel; Christopher Bunting e William Pleeth com a finalidade de determinar conclusões e resoluções a respeito dos problemas técnicos mais comuns, somados aos conhecimentos próprios do mestrando. Por fim, esta investigação permitiu ao mestrando aprofundar os seus conhecimentos técnicos e pedagógicos, visando a construção de um trabalho de investigação sob uma nova perspetiva teórica. Essa investigação seria, posteriormente, um material de trabalho conveniente para os docentes de violoncelo
- A prática especializada do médico nos Cuidados Paliativos e experiências vividas pelos profissionais de saúde no processo de lutoPublication . Espinoza Badilla, Raquel Loreta; Pina, Paulo ReisEste relatório está fundamentado nas experiências vividas como médica estagiária duma EIHSCP. As 3 partes principais do relatório são: Prática clínica: - Objetivos - Percursos e momentos da prática clínica - Estudo de caso clínico - Entrevista à uma médica da EIHSCP Projeto de intervenção: Ação formativa direcionada as PDS da EIHSCP Projeto de investigação Revisão sistemática de literatura
- Determinants of future housing preferences of portuguese ageing adultsPublication . Andrade, David Maio de; Moreira, M.J.G.; Pinheira, VítorAccording to the WHO (World Health Organization), between 2000 and 2050, the world population aged over 60 years will increase from 605 million to 2 billion individuals. The elderly, when asked about where they want to age, express the desire to remain in their homes, so we must give individuals the opportunity and conditions so that they can age where they want and manage to prepare for their ageing. In this context, Ageing in Place emerges as the first option due to the advantages of social inclusion and emotional reward that, in most situations, it brings with it. The main objective of this study is to analyse which sociodemographic characteristics and factors justify the choice of older people and future older people from an inland region of Portugal to age at home. This is a quantitative, cross-sectional, descriptive and exploratory study aimed to analyse the data collected through two questionnaire surveys, which were applied in people living in the community (N = 484), in several municipalities of the districts of Castelo Branco, Guarda and Portalegre, under the PerSoParAge Project. In a sample with an average age of 71.28 years, ranging from 55 to 99 years old, it was found that age, education, the existence of someone who can help in case of illness/disability and the best state of health are related to the option of wanting to stay at home during aging.
- Música portuguesa para jovens pianistas (1904-2022) : proposta de coletânea pedagógicaPublication . Tejada, Maria Nunes Nina Carreira; Fonte, Vera Maria Seco Afonso da; Nascimento, João Francisco Rocha Pereira doO presente relatório insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Música e compreende duas partes distintas. A primeira consiste na apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada, aplicada em contexto de estágio e que teve lugar na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, durante o ano letivo de 2022/2023. A segunda descreve o projeto de investigação no qual foram recolhidas, analisadas e preparadas obras de compositores portugueses dos séculos XX e XXI adequadas para jovens pianistas do 1º ao 5º grau, culminando na elaboração de uma coletânea e guia pedagógico. A necessidade de disseminar obras portuguesas destinadas ao jovem pianista, bem como a relativa escassez de edições comentadas com uma perspetiva pedagógica, analítica e crítica sobre o seu conteúdo musical, constituíram os estímulos para a presente investigação. A coletânea e guia pedagógico resultantes envolvem um conjunto de 21 obras, escritas entre 1904 e 2022, de 17 compositores portugueses que escreveram no âmbito do universo infantil, a partir das quais foram selecionados 30 andamentos. Estes organizam-se em sete grupos temáticos com vista a uma progressão musical e reflexiva. Pretende-se com este material didático a realização de uma nova coletânea que poderá contextualizar o aluno, contribuindo para a inclusão de música portuguesa na sua formação. A temática e conteúdo da coletânea foram inspirados na notável pianista Olga Prats (1938-2021), figura ímpar do panorama pianístico português, servindo como inspiração para o seu título: “Olga Prats: a borboleta melódica que desperta das asas da imaginação”. No guia que acompanha cada peça destacam-se os aspetos pedagógicos e é incluída uma análise, proporcionando ao aluno um contexto e interpretação informada. Como elemento essencial do projeto, foram consultados sete pianistas e pedagogos reconhecidos, detentores de um vasto conhecimento de repertório português, com o intuito de recolher perspetivas centradas na música portuguesa no âmbito da prática pianística, assim como na sua aplicação pedagógica e a relevância da abordagem deste tipo de obra no ensino do piano. Foram ainda implementadas quatro obras de distintos compositores, em contexto escolar, adequadas às caraterísticas individuais de cada aluno. Estes demonstraram interesse nas peças apresentadas e expressaram opiniões positivas acerca da sua inclusão nas escolas, revelando vontade em conhecer melhor os compositores nacionais.
- A desadequação dos cuidados ao doente em fim de vida no contexto do Serviço de UrgênciaPublication . Silva, Ânia Margarida Ramalho da; Simões, Ângela Sofia LopesNo âmbito da Unidade Curricular 11 – Estágio Profissional com Relatório Final, lecionada no 1º semestre do 2º ano, do curso de Mestrado em Cuidados Paliativos, da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sob a orientação e supervisão da docente Ângela Simões, elaborei o presente trabalho de relatório da prática clínica. Os Cuidados Paliativos são considerados essenciais a um Serviço Nacional de Saúde de qualidade, devendo ser prestados em continuidade nos cuidados de saúde, a todas as pessoas com doenças muito graves e/ou avançadas e progressivas, que deles necessitem, e onde quer que se encontrem, designadamente nos cuidados de saúde primários, hospitalares ou continuados integrados. Uma reflexão crítica sobre todo o percurso percorrido é necessária para a realização de uma autoavaliação e análise associada aos sucessos obtidos e/ou oportunidades para melhorar. Assim o presente relatório procura descrever de forma critico-reflexiva todo o percurso percorrido nos últimos meses, incluindo as trezentas horas de estágio e a aplicação do plano de intervenção. Enquanto enfermeira do Serviço de Urgência várias são as colaborações solicitadas à Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos através da referenciação de doentes. Por isso, escolhi realizar o estágio do mestrado nesta equipa com o intuito de conhecer a sua realidade, funcionamento e adquirir novas competências e conhecimentos. As competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crónica e Paliativa são: cuida de pessoas com doença crónica, incapacitante e terminal, dos seus cuidadores e familiares, em todos os contextos de prática clínica, diminuindo o seu sofrimento, maximizando o seu bem -estar, conforto e qualidade de vida; e, estabelece relação terapêutica com pessoas com doença crónica incapacitante e terminal, com os seus cuidadores e familiares, de modo a facilitar o processo de adaptação às perdas sucessivas e à morte. Assim no presente relatório demonstro, pormenorizadamente, como as competências instrumentais, interpessoais e sistémicas foram adquiridas nas quatro áreas chave dos Cuidados Paliativos – controlo de sintomas, comunicação, apoio à família e trabalho em equipa. O plano de intervenção foi aplicado no Serviço de Urgência acerca da desadequação dos cuidados ao doente em fim de vida neste contexto. No Serviço de Urgência são admitidos vários doentes em situação de doença aguda, incluindo-se também doentes em situação de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva com sintomas não controlados. O Serviço de Urgência tem como missão a prestação de cuidados em situações de urgência e emergência médica numa perspetiva curativa. Porém, atualmente existe um aumento de admissões de pessoas em situação paliativa, o que exige uma mudança na filosofia do cuidar e inovação da prática clínica, pois subsiste uma lacuna acerca deste tipo de cuidados nos profissionais de saúde dos serviços de urgência. As equipas precisam de reconhecer a importância dos Cuidados Paliativos neste âmbito, redirecionando a perspetiva curativa para o cuidado que preserve a dignidade humana.
- Ensino da percussão em Portugal: análise comparativa de programas curricularesPublication . Salvado, Carlos Miguel Mergulho; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaO presente relatório de estágio apresenta-se dividido em duas partes, a parte I - Prática de Ensino Supervisionada e a parte II - Projeto de investigação. Na primeira parte deste trabalho é feita uma contextualização da cidade de Castelo Branco e da instituição onde foi realizado o estágio, o Conservatório Regional de Castelo Branco. É ainda realizada uma descrição e análise do estágio profissional, constituída pela caraterização dos alunos envolventes, da disciplina de Percussão e da Classe de Conjunto - Orquestra de Sopros, bem como apresentação de relatórios e planificações de aula e uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido na prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte realizou-se uma investigação qualitativa, um estudo de caso, sobre o ensino da percussão em Portugal. Uma vez que a percussão é composta por vários instrumentos procurou-se analisar como se processa o seu ensino e quais as diferenças e semelhanças entre uma seleção de programas curriculares. Para isso utilizou-se como técnica e instrumentos de recolha de dados uma tabela comparativa dos programas e um inquérito por questionário aos professores. As conclusões apontam para uma similaridade entre programas, em que a caixa é o melhor instrumento para iniciar o processo de aprendizagem, permitindo desenvolver as habilidades relacionadas com a mecânica instrumental, principalmente coordenação, técnica e independência. Verifica-se ainda na análise comparativa dos programas curriculares, que o repertório trabalhado com os alunos e os conteúdos exigidos nas provas de avaliação são bastante idênticos entre as instituições envolvidas.
- Remote sensing for water quality monitoring - a case study for the Marateca reservoir, PortugalPublication . Alegria, C.M.M.; Albuquerque, M.T.D.Continuous monitoring of water resources is essential for ensuring sustainable urban water supply. Remote sensing techniques have proven to be valuable in monitoring certain qualitative parameters of water with optical characteristics. This survey was conducted in the Marateca reservoir located in central inland Portugal, after a major event that killed a considerable number of fish. The objectives of the study were as follows: (1) to define a pollution spectral signature specific to the Marateca reservoir that could shed light on the event; (2) to validate the spectral water’s quality characteristics using the data collected in five gauging points; and (3) to model the characteristics of the reservoir water, including its depth, trophic state, and turbidity. The parameters considered for analysis were total phosphorus, total nitrogen, and chlorophyll-a, which were used to calculate a trophic level index. Sentinel-2 imagery was employed to calculate spectral indices and image ratios for specific bands, aiming at the definition of spectral signatures, and to model the water characteristics in the reservoir. The trophic level index acquired from each of the five gauging points was used for validation purposes. The reservoir’s trophic level was classified as hypereutrophic and eutrophic, indicating its sensitivity to contamination. The developed methodological approach can be easily applied to other reservoirs and serves as a crucial decision-making tool for policymakers.
- Proceedings of the 5th International Conference on Production Economics and Project EvaluationPublication . Farinha, Luís; Araújo, Madalena; Rigueiro, Constança; Raposo, Daniel; Neves, João Vasco; Anjos, O.; Dionísio, Rogério PaisInternational Conference on Production Economics and Project Evaluation.
- Evacuação de edifício: Bloco D da Escola Superior de Tecnologia de Castelo BrancoPublication . Ganhane, Henrdovino Felso; Santos, C.C.A evacuação de edifícios em situação de incêndio tem como propósito a proteção da vida humana que é inseparável das condições de emergência as quais são afetadas por fatores de difícil determinação e que necessitam de ser definidos para estimar o tempo e as condições de evacuação. O objetivo deste trabalho é o levantamento dos aspetos que influenciam o tempo de evacuação em edifícios que recebem público (a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco – bloco D), desde o comportamento humano às caraterísticas físicas do edifício e às metodologias possíveis de adotar para a gestão da emergência, com vista a calcular o tempo necessário e disponível para a evacuação do referido edifício.