Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensino da percussão em Portugal: análise comparativa de programas curriculares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Carlos Salvado(17).pdf2.15 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio apresenta-se dividido em duas partes, a parte I - Prática de Ensino Supervisionada e a parte II - Projeto de investigação. Na primeira parte deste trabalho é feita uma contextualização da cidade de Castelo Branco e da instituição onde foi realizado o estágio, o Conservatório Regional de Castelo Branco. É ainda realizada uma descrição e análise do estágio profissional, constituída pela caraterização dos alunos envolventes, da disciplina de Percussão e da Classe de Conjunto - Orquestra de Sopros, bem como apresentação de relatórios e planificações de aula e uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido na prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte realizou-se uma investigação qualitativa, um estudo de caso, sobre o ensino da percussão em Portugal. Uma vez que a percussão é composta por vários instrumentos procurou-se analisar como se processa o seu ensino e quais as diferenças e semelhanças entre uma seleção de programas curriculares. Para isso utilizou-se como técnica e instrumentos de recolha de dados uma tabela comparativa dos programas e um inquérito por questionário aos professores. As conclusões apontam para uma similaridade entre programas, em que a caixa é o melhor instrumento para iniciar o processo de aprendizagem, permitindo desenvolver as habilidades relacionadas com a mecânica instrumental, principalmente coordenação, técnica e independência. Verifica-se ainda na análise comparativa dos programas curriculares, que o repertório trabalhado com os alunos e os conteúdos exigidos nas provas de avaliação são bastante idênticos entre as instituições envolvidas.
Abstract : The following report is divided in two sections; section I – Supervised Teaching Practice and section II – Project’s research. The first section of this work includes a contextualization about the city of Castelo Branco and the institution where the internship was done, the Conservatório Regional of Castelo Branco. It also includes a description and analysis of the professional internship that consisted in the students characterization, the Percussion’s subject and the set class – the Wind Orchestra. Finally, it includes the class planification and reports as well as a critical reflection about the developed work during the Supervised Teaching Practice. A qualitative analysis was done in the second part focusing on a case study about percussion’s teaching in Portugal. As percussion is made up of several instruments, an analysis about the different ways of teaching each one of the instruments was considered as well as the differences and similarities between curricular modules. The techniques used to achieve this were surveys to lecturers and a comparative table about the different modules. It was concluded that there is a similarity between modules, and The snare drum seems to be the best instrument to begin the learning process as it allows to develop skills related to instrumental mechanisms, including coordination, technique, and independence. By comparing the different modules, it was observed that the student's repertoire and the required skills for an assessment assessment are very similar between institutions/schools.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto

Keywords

Ensino da percussão Organização de objetivos e conteúdos Programas curriculares de percussão Aspetos organológicos dos instrumentos de percussão Teaching of percussion Organizational process Percussion curriculum Organological aspects of instruments of percussion

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue