Repository logo
 

ESART - Dissertações de Mestrado

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 723
  • O polegar esquerdo e a sua influência na iniciação à aprendizagem do violoncelo
    Publication . Juhász, Anna; Rocha, Miguel Jorge Ferreirinha Cardoso da; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
    O presente Relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Projeto do Ensino Artístico, integrada no Mestrado em Ensino de Música, Instrumento - Violoncelo e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas (Instituto Politécnico de Castelo Branco). É constituído por duas partes principais. A primeira seção tem um caráter prático e advém da minha participação em contexto de estágio, inserida na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Relata o acompanhamento pedagógico de alunos de Violoncelo e Grupos de Música de Câmara na Escola Profissional de Música de Espinho, ao longo do ano letivo 2022/2023. A “Parte I” do trabalho contém uma descrição e caracterização da Academia de Música de Espinho, caracterização dos alunos, repertório trabalhado, planificações e reflexões do estágio realizado, como também atividades extracurriculares e apresentações públicas onde os alunos participaram. O objetivo principal deste estágio resumiu-se em aplicar e aprofundar metodologias de ensino adquiridos em contexto do ensino da música. Esta oportunidade de trabalhar numa instituição excecional como a Academia de Música de Espinho e ter tido oportunidade de trabalhar ao lado de professores e alunos devotados serviu como uma experiência única que levo comigo para sempre. A “Parte II” é composta pela investigação, onde decidi identificar e compreender os problemas associados ao ensino dos polegares, abordar as possíveis lesões e apresentar soluções de carácter pedagógico da técnica violoncelística. No seu conjunto o Relatório tem como objetivo evidenciar as competências adquiridas ao longo da realização do Mestrado e promover uma reflexão com a componente do Ensino de Música.
  • Estratégias pedagógicas para o ensino de violoncelo a adultos iniciantes na terceira idade: desafios e interrogações
    Publication . Correia, Carolina Fonseca Fernandes; Rocha, Miguel Jorge Cardoso Ferreirinha da; Ladeira, Pedro Miguel Reixa
    O relatório de estágio apresentado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas, pertencente ao Instituto Politécnico de Castelo Branco, e está organizado em duas grandes secções. A primeira parte consiste na apresentação da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música do Porto e na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, durante o ano letivo de 2024-2025. Este estágio proporcionou a oportunidade de aplicar, de forma prática, os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, através do contacto direto com alunos, da implementação de estratégias pedagógicas e da reflexão crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem musical. A experiência proporcionou uma visão aprofundada sobre o papel do professor na formação artística e pessoal dos alunos, bem como sobre os desafios e oportunidades do ensino especializado da música em contexto institucional. A segunda parte do relatório centra-se na investigação sobre o ensino de violoncelo a adultos iniciantes na terceira idade. Parte-se do princípio de que a aprendizagem musical é não só possível nesta fase da vida, como também extremamente benéfica, promovendo o bem-estar, a estimulação cognitiva e o reforço da autoestima. O estudo foca-se na identificação e sugestão de estratégias pedagógicas adaptadas às particularidades dos alunos mais velhos, tendo em conta o ritmo de aprendizagem, características físicas e motivações pessoais. Foi realizada uma revisão bibliográfica e analisadas diferentes metodologias, de forma a aplicar estratégias que garantam uma aprendizagem acessível, agradável e eficaz. Defende-se que o ensino do violoncelo na terceira idade deve seguir uma abordagem progressiva, agradável e centrada no aluno, que respeite o seu tempo e capacidades, promovendo não apenas a aprendizagem do instrumento, mas também a valorização pessoal. Este estudo pretende, assim, contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais sensíveis e eficazes no contexto do ensino da música a adultos na terceira idade, deixando algumas questões em aberto.
  • Desenvolvimento da perceção auditiva dos elementos e estruturas do discurso musical através da implementação de estratégias de audição musical
    Publication . Neves, João Gonçalo Amendoeira Peixoto; Abrunhosa, Maria Adélia Gonçalves Martins de
    Este relatório integra duas componentes principais realizadas no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, variante de Formação Musical e Música de Conjunto: a Prática de Ensino Supervisionada (PES) e um projeto de investigação. A primeira parte descreve a experiência de estágio curricular desenvolvida no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), em Ourém, durante o ano letivo 2022/2023. O estágio envolveu três turmas do Ensino Artístico Especializado da Música (EAEM): duas de Formação Musical (1º e 3º grau) e uma de Classe de Conjunto Vocal (1º e 2º grau). Incluiu planificações de aulas, reflexões de aulas observadas e de aulas de prática pedagógica, realização de atividades extracurriculares e uma reflexão crítica sobre os desafios e aprendizagens adquiridas. A segunda parte consiste num projeto de investigação na qual o tema foi motivado pela observação de dificuldades dos alunos em reconhecer elementos musicais básicos durante audições. O estudo, aplicado a alunos do 1º e 2º grau do Ensino Especializado da Música, teve como objetivos: (1) testar e aprimorar metodologias de audição ativa; (2) avaliar o impacto dessas estratégias na perceção e análise auditiva; e (3) refletir sobre o papel da audição musical na motivação dos alunos. Adotou uma metodologia qualitativa descritiva, com um desenho experimental que comparou um grupo submetido a sessões de audição musical onde foram aplicadas estratégias de audição ativa com um outro grupo exposto a uma abordagem passiva das mesmas audições musicais. Foram realizadas cinco sessões de audição musical com cada grupo, utilizando repertório tonal instrumental, e os dados foram recolhidos através de observação direta, notas de campo e um questionário pós-intervenção. Por fim, foram retiradas as respetivas conclusões com base na análise dos dados recolhidos. Este estudo visa contribuir para uma abordagem mais integrada da audição musical no ensino especializado da música, promovendo não apenas o desenvolvimento de competências técnicas de perceção auditiva, mas também uma compreensão mais profunda e consciente da linguagem musical. Através da implementação de estratégias de audição ativa, pretende-se criar experiências de escuta mais envolventes, significativas e motivadoras, fomentando nos alunos um gosto musical refinado e abrangente. A investigação busca assim fundamentar práticas pedagógicas que valorizem a audição musical como eixo central no processo de aprendizagem musical.
  • Estágio na ESARTPROJECTFACTORY: relatório de estágio
    Publication . Henriques, Ângela Vieira; Gomes, José Simão; Oliveira, Pedro Paulo Eugénio de
    O presente documento consiste no relatório de estágio realizado durante o segundo ano do Mestrado em Design de Interiores e Mobiliário, da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), com o objetivo de obtenção de grau Mestre. O estágio teve uma duração de dez meses (14/09/2023 a 12/07/2024) e decorreu no departamento ESART PROJECT FACTORY da ESART/IPCB. Este possuiu como principal objetivo a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica em contexto profissional, permitindo o desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais. Durante o período de estágio, foram desenvolvidas atividades maioritariamente relacionadas ao design de equipamento / mobiliário, incluindo o planeamento e execução de projetos, a utilização de software especializado, e participação em processos de fabrico analógico e digital. A experiência proporcionou ainda uma aplicação prática dos conhecimentos teóricos, permitindo aprimorar habilidades técnicas e criativas. Contudo foram enfrentados desafios como a adaptação a novas metodologias e a gestão de prazos, estes superados através do trabalho em equipa e da orientação recebida. O estágio revelou-se uma etapa fundamental para o crescimento profissional, fortalecendo a preparação para o mercado de trabalho e contribuindo para a consolidação de uma carreira no setor do design de mobiliário.
  • Estágio na Empresa Casanova: relatório de estágio
    Publication . Bento, Soraia Joana Alexandre; Gomes, José Simão; Girão, Tiago Querido da Silva
    O estágio curricular foi concretizado na cidade de São Pedro do Sul, na freguesia de Carvalhais, distrito de Viseu, na empresa Cruz & Oliveira – Carpintaria e Mobiliário Lda. Este relatório será apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas para obtenção do grau Mestre em Design de Interiores e Mobiliário. O estágio proporcionou à mestranda a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e adquirir novas aprendizagens. Com essas novas aprendizagens, foi possível evoluir tanto a nível pessoal quanto profissional, ao ter contato com o mundo do trabalho e receber apoio de uma equipa disposta a compartilhar as suas experiências e conhecimentos. Este relatório pretende mostrar o processo de desenvolvimento dos trabalhos efetuados ao longo do estágio, apresentando as metodologias utilizadas para solucionar os problemas encontrados durante a execução dos projetos. Ao longo dos seis meses de estágio, foram desenvolvidos vários projetos na área do Design de Mobiliário, que é o foco principal da empresa. Um dos pontos chave que ajudaram no desenvolvimento dos projetos, foi o facto da empresa constituir uma carpintaria com zona de produção, permitindo acompanhar o projeto desde a medição em obra até à montagem final na casa do cliente. O estágio proporcionou a oportunidade de desenvolver projetos utilizando modelações tridimensionais como Fusion 360, Revit e Solidworks, além de modelação bidimensional como AutoCad. Foram elaborados desenhos técnicos que foram encaminhados para a produção, iniciando assim o processo de fabrico.
  • O canto como ferramenta de ensino da trompa
    Publication . Pinheiro, Tiago da Silva; Guerreiro, Paulo Jorge Gonçalves; Ladeira, Pedro Miguel Reixa
    O presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu durante o ano letivo de 2023/24 no Conservatório Regional Silva Marques. A segunda parte descreve o projeto de investigação intitulado “O Canto como Ferramenta de Ensino da Trompa”. O projeto teve como objetivo principal compreender as variadas aplicações do canto no ensino da trompa, sensibilizando alunos e professores para a sua importância. Numa primeira fase, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual se obtiveram informações sobre a respiração e produção de som, tanto no canto como na trompa, e foi feita a sua comparação. De seguida, foi feita a pesquisa sobre as variadas aplicações e benefícios do canto no ensino da trompa. Posteriormente, realizou-se um inquérito a professores de trompa em Portugal, através do qual foi possível recolher informações acerca da incidência da utilização do canto como ferramenta pedagógica no ensino da trompa, dos conhecimentos e técnicas de aplicação do canto como ferramenta pedagógica, bem como a opinião dos professores acerca da sua importância para o desenvolvimento musical dos alunos.
  • Estratégias e práticas adaptadas ao ensino do contrabaixo: criar para motivar
    Publication . Andrade, Henrique Fernão Santos; Aguiar, Adriano Augusto Martins da Rocha Oliveira
    O presente relatório de estágio diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco e também ao Projeto Artístico do Mestrado em Ensino de Música - Variante de Instrumento (Contrabaixo) e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O mesmo está dividido em duas partes, sendo que a primeira descreve o ano de lecionação e acompanhamento das disciplinas anteriormente referidas. Na segunda parte, é apresentado um pequeno trabalho de investigação relativo à disciplina de Contrabaixo com o seguinte título: Estratégias e Práticas Adaptadas ao Ensino do Contrabaixo: Criar para Motivar. O trabalho de investigação foi motivado através do levantamento de questões a propósito da necessidade de reunir algumas estratégias e práticas pedagógicas que fossem capazes de manter os alunos mais motivados e, consequentemente, tivessem uma aprendizagem mais consistente. A metodologia utilizada foi a investigação-ação, pelo que os resultados obtidos da aplicação das estratégias e práticas pedagógicas foram avaliados através de entrevistas e da observação. Os resultados indicam que as estratégias e práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surtiram efeito positivo, resltando numa maior motivação para o seu estudo individual. De salientar que seria pertinente, a longo prazo, se desse continuidade a esta investigação para uma melhor consolidação e compreensão desta problemática.
  • Os impactos das tensões do polegar na técnica de arco
    Publication . Putzner, Catarina; Rocha, Miguel Jorge Ferreirinha Cardoso da; Rodrigues, Abel Maria Agostinho de Lima
    O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música na variante de instrumento (violoncelo) e Música de Conjunto, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O documento está dividido em duas partes: -A primeira caracteriza a Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório de Música e Artes de Lagos no ano letivo de 2023/2024, com uma aluna de 2º grau de violoncelo, do regime articulado e com uma Classe de Conjunto constituída por dois alunos do ramo das cordas friccionadas, com níveis entendidos entre o 3º e o 6º grau. -A segunda parte aborda a temática do trabalho, o posicionamento do polegar da mão direita no arco do violoncelo, tendo como capítulo, o seguinte: “Os impactos das tensões do polegar na técnica de arco. O primeiro contacto do aluno com o violoncelo”. A técnica de arco é um mundo bastante vasto. É possível abordá-la de tantas maneiras que, por vezes, a posição do polegar da mão direita pode ser menosprezada ou abordada de forma demasiado sucinta. Se tal acontece, uma das consequências que pode originar, é o aparecimento da sensação de dor ou de desconforto no polegar (ou à sua volta). Neste segundo capítulo, irá ser abordada a temática da anatomia da mão, específicamente, a estrutura muscular e óssea, tendo-se como foco principal, a zona do polegar. Em seguida, será investigada a posição do polegar no arco do violoncelo. Uma vez realizada a revisão de literatura, prossegue-se então para a apresentação de um inquérito por questionário a alunos que se encontrem na fase inicial da aprendizagem do violoncelo, como forma de adquirir informações sobre as suas opiniões no que diz respeito à questão do posicionamento mais adequado do polegar no arco do violoncelo. Os resultados serão devidamente analisados e relacionados com a revisão de literatura.
  • A emoção na performance musical
    Publication . Cabeças, Raquel Alexandra Landeiro Afonso; Carvalhinho, Miguel Nuno Marques
    O presente Relatório de Estágio, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, especialização em Instrumento e Música de Conjunto, encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é referente à Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco, no ano letivo 2023/2024. Esta prática foca-se no acompanhamento de três alunos de guitarra (dois alunos do 4º grau e um aluno do 5º grau) e no acompanhamento de uma classe de conjunto (orquestra de guitarras). A segunda parte do trabalho consiste no Projeto de Investigação, intitulado “A Emoção na Performance Musical”. Este estudo, de natureza maioritariamente qualitativa, utiliza a metodologia de investigação-ação e foi realizado com quatro alunos de guitarra clássica (dois do 4º grau e dois do 5º grau). Esta investigação tem como objetivos compreender de que forma o intérprete transmite emoções numa performance musical e com que precisão essas emoções são percebidas pelo público. Para tal, são analisadas as perspetivas do músico e do público, obtidas por meio de entrevistas e de um inquérito por questionário. As conclusões apontam para a importância da implementação de estratégias pedagógicas que aprimorem a comunicação emocional na performance, mostrando que o público consegue captar emoções expressas durante uma performance musical. Este trabalho destaca a relevância de integrar o desenvolvimento emocional no ensino, contribuindo para uma ligação mais profunda entre o aluno, o repertório e o público, e para performances musicais mais expressivas e envolventes.
  • Metodologias de ensino do violino em alunos com défice de auto-regulação
    Publication . Pires, Ana Isabel Matias; Ladeira, Pedro Miguel Reixa; Quelhas, Maria do Rosário Henriques Branco Pires
    Este estudo aborda o ensino musical em contextos inclusivos, com foco na prática pedagógica supervisionada e na investigação sobre estratégias adaptativas no ensino do violino para alunos com défice de auto-regulação. O estudo foi estruturado por meio de uma metodologia de investigação-ação, combinando a revisão teórica e análise prática de um caso específico. A investigação compreendeu uma fase inicial exploratória que permitiu formular a pergunta e objetivos a atingir, de seguida realizou-se a revisão da literatura que permitiu elaborar o enquadramento teórico do trabalho. Os resultados demonstram que estratégias pedagógicas adaptadas podem não só promover a aprendizagem musical, mas também o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos. Este trabalho reforça a importância da formação do professor como a colaboração entre professor e família no apoio ao aluno e da construção de práticas educativas mais inclusivas no ensino artístico.