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ESART - Dissertações de Mestrado

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  • Ensino de clarinete em Portugal, importância dos 3 manuais mais utilizados no 3º ciclo escolar
    Publication . Azenha, Hugo José Frazão; Alves, Carlos Manuel Dinis Piçarra; Ladeira, Pedro Miguel Reixa
    Este relatório constitui o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do Mestrado em Ensino da Música e no seguimento do estágio relativo à Prática de Ensino Supervisionada, realizado na Escola de Música Nossa Sra. do Cabo – Linda-a-Velha (EMNSC) durante o ano letivo 2023/2024. É composto por duas partes, a primeira parte diz respeito à PES realizada durante o estágio e a segunda destina-se a apresentar o trabalho de investigação levado a cabo pelo mestrando e que teve como objetivo principal perceber quais os manuais mais utilizados no ensino do clarinete no 3º ciclo e o porquê de esses manuais serem usados. Pretende-se conhecer os manuais mais utilizados pelos professores de clarinete e o motivo da sua escolha. Adicionalmente, procuraremos compreender de que modo estes manuais contribuem para a evolução dos alunos, fazendo uma breve análise aos conteúdos desses manuais.
  • O impacto de design system na escalabilidade de produtos digitais: Design Atómico
    Publication . Carmo, Virgínia Faria Martins do; Ribeiro, Maria Madalena Gonçalves
    O relatório de estágio explora o impacto do uso de sistemas de design, em particular o Design Atómico, na escalabilidade de empresas, com foco no estágio realizado na Spaceship, subsidiária da Namecheap, no Departamento de UX (Experiência do Utilizador). O documento é organizado em vários capítulos que cobrem a introdução à empresa, o enquadramento teórico do estágio, as atividades desenvolvidas em diferentes equipas e as aprendizagens adquiridas. A Namecheap é uma empresa de renome no mercado de registo de domínios e alojamento web, e a Spaceship atua como uma subsidiária criada para responder à evolução e necessidades de escalabilidade da empresa-mãe. A Spaceship fornece serviços digitais e web, com o objetivo de democratizar o acesso à internet, permitindo a criação de uma presença online de forma simples e acessível. O estágio foi realizado no Departamento de UX da Spaceship, onde a autora trabalhou em três equipas principais: Spaceship's Design System (Sistema de Design da Spaceship, SDS), Product Platform (Plataforma do Produto, PP) e Brand Design (Design da Marca). Durante o estágio, foram aplicadas metodologias ágeis, como o Scrum e o Kanban, para gerir os projetos e garantir a eficiência no desenvolvimento de soluções digitais. O trabalho em equipa foi facilitado através de ferramentas de cocriação, como o Figma, que permite a prototipagem e colaboração em tempo real. Um dos principais conceitos explorados no relatório é o Design Atómico, uma metodologia que organiza o desenvolvimento de interfaces digitais em componentes modulares, permitindo a reutilização, consistência e escalabilidade. Este fundamental para garantir a coesão visual e funcional dos produtos digitais da Spaceship, facilitando a manutenção e expansão da plataforma de forma eficiente. A abordagem modular também permite que os designers e desenvolvedores trabalhem de forma mais integrada, criando uma linguagem comum entre as diferentes equipas da empresa. Em conclusão, o relatório evidencia o impacto positivo dos Sistemas de Design, como o Design Atómico, na escalabilidade e eficiência das plataformas digitais, sublinhando a importância da colaboração entre equipas e da aplicação de metodologias ágeis para garantir a entrega de produtos digitais consistentes, acessíveis e escaláveis.
  • A importância dos índices físicos na aprendizagem a 4 baquetas
    Publication . Pereira, Rui Jorge Alves; Carrilho, António José Ribeiro; Dias, André Filipe Pereira da Silva
    A aprendizagem da técnica a 4 baquetas é uma fase importante durante a carreira e evolução de um percussionista, sendo que grande parte dos estudos e/ou peças de percussão se focam no aperfeiçoamento desta técnica. Atualmente, são utilizadas maioritariamente duas técnicas na Percussão Ocidental, sendo elas a técnica de Stevens e de Burton. Duas das características mais importantes durante esta aprendizagem dizem respeito às características físicas dos músicos, bem como a importância de um bom aquecimento e alongamento antes da performance musical. Durante este trabalho, são abordados diversos subtemas dentro desta temática, como a importância da técnica a 4 baquetas e a forma de ensino das mesmas, lesões e o impacto físico da técnica nos percussionistas, bem como a importância da ergonomia dos instrumentos para melhorar a qualidade de saúde nos músicos. Para além disso, foi realizado um projeto de investigação com alunos da Academia de Artes de Valongo, que estão a aprender a técnica a 4 baquetas, tendo sido estudados alguns aspetos físicos e a forma como a corpo evolui ao longo de uma aula de 45 minutos a tocar peças com esta técnica. Para além disso, é feita uma pesquisa sobre o impacto que o aquecimento tem nesta técnica e de que forma a rentabilidade da aula é afetada numa aula com e sem aquecimento. Como forma de recolher informação relacionada com a prática, foram aplicados questionários a docentes com vários anos de serviço e experiência com o ensino a 4 baquetas ou com alunos que tiveram lesões, com diversas perguntas sobre este tema. Estes questionários permitiram obter diversas opiniões sobre o ensino da técnica a 4 baquetas e sobre como lidaram com o surgimento de lesões. Não obstante, e paralelamente ao trabalho de investigação, o trabalho inclui uma secção com a Prática de Ensino Supervisionado realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, com vista ao desenvolvimento dos conhecimentos e de novas metodologias de ensino, a adotar num futuro profissional.
  • Leitura à primeira vista: Uma abordagem metodológica, técnica e estratégica
    Publication . Corrêa, Thiago Bernardo; Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
    Esta investigação teve o objetivo de identificar circunstâncias, metodologias e estratégias que possam contribuir para uma boa leitura à primeira vista ao piano, auxiliando em uma execução aprimorada e eficiente. Entrevistámos onze pianistas, com idades entre os 26 e os 59 anos, residentes em Portugal e no Brasil. Os participantes foram considerados proficientes na leitura à primeira vista, por ocuparem cargos profissionais nos quais uma boa leitura é absolutamente indispensável. O questionário incluiu onze itens destinados a obter informação sobre o background musical dos sujeitos; e vinte e sete itens destinados a obter informação sobre as metodologias e estratégias de leitura que os sujeitos afirmaram utilizar. As respostas foram analisadas com vista a sistematizar circunstâncias, metodologias e estratégias comuns a todos estes músicos, no que respeita à leitura à primeira vista. Os resultados identificados possibilitam perceber que os percursos formativos dos pianistas entrevistados revelam aspectos comuns, sendo verificado que os estudos sistemáticos de piano, tiveram início, em média 6,9 anos e 90,9% dos participantes tiveram uma inicialização da leitura das notas musicais através da metodologia de leitura de pautas; sendo esta na maioria dos casos, mas não noutros, a única metodologia utilizada. A maioria dos respondentes (81,8%) possuía a presença de músicos amadores na família. Embora nenhum dos respondentes tenha tido uma orientação sistemática em leitura à primeira vista durante sua formação, 64% deles já tinham alguma aplicação desta atividade na infância. Parte dos respondentes (63,63%), tomaram iniciativa própria para desenvolvimento da leitura à primeira vista. Dos participantes, 55% acreditam que um treino não específico através de uma exploração regular de repertório seja suficiente para a obtenção de uma boa capacidade de leitura à primeira vista. O treino específico e metodologias recebeu a escolha de 45% dos respondentes; no entanto, nenhum participante mencionou especificamente sobre quais seriam estas metodologias e procedimentos. Os entrevistados revelaram, como estratégias comuns de LPV: a leitura regular de repertório e a prática de acompanhamento, ou seja, em exercer o ofício de correpetição. Somente 27,27% dos respondentes possuíram algum tipo de instrução formal no tocante à leitura à primeira vista. Tal informação sugere que houve pouca orientação no sentido de motivar e demonstrar a importância de se desenvolver uma boa leitura à primeira vista. Com essas informações, espera-se ter sugerido soluções possíveis para a resolução de algumas das problemáticas inerentes à leitura à primeira vista.
  • O jazz e a sua Influência no ensino da trompa em Portugal
    Publication . Ferreira, Samuel Martins; Fonte, Vera Maria Seco Afonso da; Vieira, Luís Agostinho Pinheiro
    O presente relatório de estágio descreve, primeiramente, o percurso e experiências pedagógicas decorridas durante o período de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. A segunda parte reporta o projeto de investigação, que tem como principal objetivo explorar a interseção entre o jazz e o ensino da trompa no contexto português. O relato da Prática de Ensino Supervisionada apresenta uma descrição, análise e reflexão sobre as experiências pedagógicas do autor como docente de trompa e classe de conjunto na Academia de Música de Castelo de Paiva, no ano letivo 2023/2024. O estágio incidiu sobre um aluno do 8.º grau e um quarteto de trompas, para os quais se procuraram explorar metodologias de ensino adaptadas às necessidades dos estudantes. A instituição de acolhimento, com um ambiente rico em recursos, proporcionou uma base sólida para o desenvolvimento pedagógico, incluindo oferta curricular abrangente em cursos de iniciação, básico e secundário, em regimes articulado e supletivo. O projeto de investigação reportado na segunda parte centra-se no estudo da presença e evolução da trompa no jazz em Portugal. Embora tradicionalmente associada à música clássica, a trompa ganhou espaço no jazz a partir dos anos 1940, com músicos como Julius Watkins (1921-1977). Este género, caracterizado pela improvisação e complexidade harmónica, representa um desafio e uma oportunidade pedagógica para trompistas. A presente investigação explora o jazz como potencial ferramenta para o enriquecimento da aprendizagem da trompa em Portugal, promovendo criatividade, adaptabilidade técnica e exploração de novos repertórios. O estudo explora ainda a possibilidade de integração do jazz nos currículos e a necessidade de formação especializada para. Para esse efeito, foram conduzidos questionários e entrevistas a músicos e pedagogos renomados, foram recolhidos planos curriculares de instituições musicais portuguesas, e foi organizado um estudo prático com dois alunos, com idades entre os 15 e os 17 anos, com a finalidade de compreender o impacto do jazz no desenvolvimento técnico e expressivo de alunos de trompa. Após a analise dos resultados das metodologias adotadas, é possível afirmar que existe um certo nível de interesse por parte dos alunos em aprender algo diferente, além das bases clássicas que geralmente são lecionadas nas escolas de música portuguesas.
  • Estágio no atelier BICA Arquitectos: Relatório de estágio curricular
    Publication . Santana, Rubens Gonçalves; Costa, Joaquim Manuel de Castro Bonifácio da; Oliveira, Pedro Paulo Eugénio de
    O presente documento, um relatório de estágio para conclusão e avaliação do mestrado em Design de Interiores e Mobiliário da Escola Superior de Artes Aplicadas, integrada no grupo de ensino superior, Instituto Politécnico de Castelo Branco, é apresentado com vista à obtenção do grau de Mestre. O estágio em questão realizou-se no segundo ano académico do curso (2023/2024) e teve lugar no atelier de arquitetura BICA Arquitectos, em Lisboa, durante um período de oito meses. Neste relatório serão abordadas informações como as motivações do estagiário, a escolha por realizar estágio, informações teóricas que considerou serem importantes de se terem presente no contexto da atividade profissional, informações sobre a empresa onde o estágio curricular foi realizado, conhecimentos e competências adquiridas e/ou desenvolvidas, os projetos realizados e, por fim, as conclusões que retiro da somatória dessa experiência.
  • Comunicar o casamento: O design gráfico na comunicação dos matrimónios em Portugal
    Publication . Leal, Rita Isabel Fresco; Martins, Daniel Raposo
    O casamento é um evento repleto de simbolismo e tradição, que tem evoluído para se adaptar às mudanças culturais, sociais e tecnológicas. Uma das formas de comunicação mais relevantes nos casamentos é o uso de convites, que refletem o estilo e a personalidade dos noivos. Esses elementos recorrem ao design gráfico, editorial e emocional, tornando-se essenciais para criar uma experiência coerente e personalizada. A presente dissertação trata do papel do design de comunicação na evolução da comunicação e divulgação dos casamentos. Tem o objetivo de explorar como o design contribui para a construção de narrativas visuais e emocionais, analisando a sua aplicação prática na personalização de eventos e na harmonização entre tradição e modernidade. Para tal, através de uma metodologia qualitativa e exploratória, recorreu-se à análise documental e ao estudo de exemplos práticos que ilustram a evolução do design em convites e estacionários de casamento. Assim sendo, a investigação organiza-se em três partes. Na primeira parte, apresenta-se o enquadramento teórico e contextual, onde são exploradas as bases conceptuais do design de comunicação, design gráfico e design emocional, Na segunda parte, analisa-se o Casamento em Portugal, investigando os diferentes estilos e tipologias de casamento, e de que forma estes moldam as escolhas de design e identidade visual, bem como a evolução histórica dos casamentos e a sua relação com a comunicação visual. Na terceira parte, serão analisados diferentes convites de casamento, de diferentes anos, com o objetivo de perceber a evolução e que mudanças estes elementos de comunicação gráfica sofreram ao longo dos tempos. Com esta estrutura, a investigação procura compreender o papel do design de comunicação na criação de experiências visuais únicas e significativas, explorando como elementos como tipografia, cores e materiais contribuem para a narrativa e coerência do evento. Pretende-se, assim, responder à questão de como o design pode equilibrar tradição e inovação na comunicação e divulgação de casamentos. Procura-se, portanto, perceber de que formas o design de comunicação pode transformar a comunicação de casamentos em Portugal, criando experiências que refletem a identidade dos noivos e criam a singularidade do evento.
  • Técnica vocal como estratégia de desenvolvimento do trompetista
    Publication . Barbosa, Ricardo Manuel da Silva; Afonso, Maria Margarida de Carvalho da Silva; Vilela, Alexandre José de Brito
    O presente relatório descreve uma investigação que analisou a relação entre o canto e a prática do trompete, pela sua simetria de funcionamento e de produção de som, onde se procurou identificar ideologias e metodologias utilizadas pelos cantores que poderão ser utilizados pelos trompetistas, com vista a um maior e melhor desenvolvimento tanto ao nível técnico como ao nível musical. O desenvolvimento musical dos instrumentistas de metal, e particularmente dos trompetistas, através da técnica vocal é um mecanismo viável, uma vez que o processo de produção de som do cantor e do instrumentista, é similar. Neste sentido, procura-se investigar se o canto pode ser utilizado como ferramenta de desenvolvimento, tanto no foro técnico como musical, e quais as melhores estratégias para o fazer. Quanto à investigação, esta divide-se em três fases. Na primeira, ocorre uma análise e fundamentação teórica com base em trabalhos de autores e pedagogos de referência. Num segundo momento, é apresentado um breve capítulo onde exponho resumidamente as estratégias/metodologias baseadas no canto, desenvolvidas pelo professor cooperante em contexto de sala de aula, observadas no estágio profissional, realizado no Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão. Na última fase é divulgado o questionário "Técnica vocal como estratégia de desenvolvimento do trompetista", que conta com as respostas de trompetistas de todo o país e as análises dos resultados obtidos. Em forma de conclusão, é apresentada uma síntese final que engloba as principais perceções dos capítulos abordados, centrada na problemática abordada.
  • Conciliação professor-intérprete: Práticas e impacto na autoeficácia do ensino do canto
    Publication . Nascimento, Pedro Filipe Cerqueira do; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Sales, Célia Maria Dias
    Este Relatório de Mestrado é composto por duas partes complementares que incidem o ensino do canto, em escolas do ensino especializado da música, sob diferentes prismas teóricos e empíricos. A primeira parte apresenta um relato analítico e reflexivo sobre a Prática de Ensino Supervisionado (PES/estágio), centrado na aplicação de metodologias pedagógicas específicas ao ensino do canto, tanto em aulas individuais quanto em práticas coletivas no âmbito da disciplina de classe de conjunto - coro. A abordagem pedagógica adotada fundamenta-se, sobretudo, nas metodologias de Jean-Pierre Blivet, combinadas com diversas teorias psicopedagógicas, visando o aprimoramento das competências vocais e interpretativas dos alunos. O relatório analisa criticamente a eficácia dessas metodologias na promoção de um ambiente de aprendizagem que estimula a confiança, a expressividade musical e o desenvolvimento técnico-vocal. A segunda parte, intitulada "Conciliação Professor-Intérprete: Práticas e Impacto na Autoeficácia do Ensino do Canto", explora a dualidade profissional de professores de canto que atuam simultaneamente como intérpretes. Neste estudo, são avaliadas as vantagens e desvantagens associadas à manutenção concomitante das carreiras de cantor e professor, bem como os fatores que influenciam essa prática. O estudo investiga ainda em que medida a atuação nestas duas vertentes impacta na autoeficácia docente, sem esquecer as fontes que podem aumentar essa autoeficácia, analisando como a experiência performativa pode influenciar as práticas pedagógicas e vice-versa. Os dados recolhidos através de questionários, fornecem uma visão detalhada das estratégias utilizadas pelos professores-intérpretes para equilibrar essas funções e dos impactos dessa conciliação no desenvolvimento vocal e artístico dos estudantes. As conclusões do estudo sugerem que a integração das atividades de ensino e performance pode oferecer uma abordagem pedagógica enriquecida, capaz de promover uma formação vocal mais completa e adaptável às exigências contemporâneas do canto clássico. Por outro lado, indicam também qual o impacto da manutenção das duas carreiras na autoeficácia do professor e que fontes de autoeficácia são consideradas pelos professores-cantores.
  • Estágio na Ambienti d’interni: Relatório de estágio
    Publication . Mateus, Patrícia Filipa Alves; Gomes, José Simão; Neves, Liliana Marisa Carraco
    Este relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular realizado na empresa Ambienti D’Interni, localizada no Parque Empresarial de Proença-a-Nova, como parte do processo de conclusão do curso de Licenciatura. O estágio teve como propósito proporcionar uma vivência prática no ambiente profissional, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica, ao mesmo tempo em que favoreceu o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais. Ao longo do estágio, o estagiário foi inserido em diversas etapas do processo de conceção e desenvolvimento de projetos de design de interiores e mobiliário, acompanhando todas as fases, desde o primeiro contato com os clientes até a execução técnica e a montagem final. Esse envolvimento proporcionou um aprendizado profundo sobre os métodos utilizados no design, escolha de materiais, comunicação com fornecedores, além de uma visão detalhada sobre a operação de uma empresa de design. As atividades realizadas incluíram a criação de propostas criativas e funcionais, bem como a elaboração de desenhos técnicos e modelos tridimensionais, utilizando ferramentas digitais avançadas. Além disso, o estagiário participou de visitas técnicas, avaliou a viabilidade de produção e acompanhou o andamento das obras, o que permitiu uma compreensão abrangente e realista do setor. A experiência de trabalhar na equipe da Ambienti D’Interni também foi fundamental para reforçar a importância do trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a gestão do tempo. A experiência não apenas consolidou o aprendizado acadêmico, mas também incentivou a autonomia, a criatividade e a capacidade de resolver problemas práticos de forma eficiente. Em resumo, este relatório busca relatar as atividades realizadas, as competências adquiridas e o crescimento pessoal e profissional alcançado ao longo do estágio, destacando a importância dessa experiência no desenvolvimento acadêmico e na carreira do estagiário.