ESART - Dissertações de Mestrado
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Recent Submissions
- A emoção na performance musicalPublication . Cabeças, Raquel Alexandra Landeiro Afonso; Carvalhinho, Miguel Nuno MarquesO presente Relatório de Estágio, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, especialização em Instrumento e Música de Conjunto, encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é referente à Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco, no ano letivo 2023/2024. Esta prática foca-se no acompanhamento de três alunos de guitarra (dois alunos do 4º grau e um aluno do 5º grau) e no acompanhamento de uma classe de conjunto (orquestra de guitarras). A segunda parte do trabalho consiste no Projeto de Investigação, intitulado “A Emoção na Performance Musical”. Este estudo, de natureza maioritariamente qualitativa, utiliza a metodologia de investigação-ação e foi realizado com quatro alunos de guitarra clássica (dois do 4º grau e dois do 5º grau). Esta investigação tem como objetivos compreender de que forma o intérprete transmite emoções numa performance musical e com que precisão essas emoções são percebidas pelo público. Para tal, são analisadas as perspetivas do músico e do público, obtidas por meio de entrevistas e de um inquérito por questionário. As conclusões apontam para a importância da implementação de estratégias pedagógicas que aprimorem a comunicação emocional na performance, mostrando que o público consegue captar emoções expressas durante uma performance musical. Este trabalho destaca a relevância de integrar o desenvolvimento emocional no ensino, contribuindo para uma ligação mais profunda entre o aluno, o repertório e o público, e para performances musicais mais expressivas e envolventes.
- Metodologias de ensino do violino em alunos com défice de auto-regulaçãoPublication . Pires, Ana Isabel Matias; Ladeira, Pedro Miguel Reixa; Quelhas, Maria do Rosário Henriques Branco PiresEste estudo aborda o ensino musical em contextos inclusivos, com foco na prática pedagógica supervisionada e na investigação sobre estratégias adaptativas no ensino do violino para alunos com défice de auto-regulação. O estudo foi estruturado por meio de uma metodologia de investigação-ação, combinando a revisão teórica e análise prática de um caso específico. A investigação compreendeu uma fase inicial exploratória que permitiu formular a pergunta e objetivos a atingir, de seguida realizou-se a revisão da literatura que permitiu elaborar o enquadramento teórico do trabalho. Os resultados demonstram que estratégias pedagógicas adaptadas podem não só promover a aprendizagem musical, mas também o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos. Este trabalho reforça a importância da formação do professor como a colaboração entre professor e família no apoio ao aluno e da construção de práticas educativas mais inclusivas no ensino artístico.
- Ensino de clarinete em Portugal, importância dos 3 manuais mais utilizados no 3º ciclo escolarPublication . Azenha, Hugo José Frazão; Alves, Carlos Manuel Dinis Piçarra; Ladeira, Pedro Miguel ReixaEste relatório constitui o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do Mestrado em Ensino da Música e no seguimento do estágio relativo à Prática de Ensino Supervisionada, realizado na Escola de Música Nossa Sra. do Cabo – Linda-a-Velha (EMNSC) durante o ano letivo 2023/2024. É composto por duas partes, a primeira parte diz respeito à PES realizada durante o estágio e a segunda destina-se a apresentar o trabalho de investigação levado a cabo pelo mestrando e que teve como objetivo principal perceber quais os manuais mais utilizados no ensino do clarinete no 3º ciclo e o porquê de esses manuais serem usados. Pretende-se conhecer os manuais mais utilizados pelos professores de clarinete e o motivo da sua escolha. Adicionalmente, procuraremos compreender de que modo estes manuais contribuem para a evolução dos alunos, fazendo uma breve análise aos conteúdos desses manuais.
- O impacto de design system na escalabilidade de produtos digitais: Design AtómicoPublication . Carmo, Virgínia Faria Martins do; Ribeiro, Maria Madalena GonçalvesO relatório de estágio explora o impacto do uso de sistemas de design, em particular o Design Atómico, na escalabilidade de empresas, com foco no estágio realizado na Spaceship, subsidiária da Namecheap, no Departamento de UX (Experiência do Utilizador). O documento é organizado em vários capítulos que cobrem a introdução à empresa, o enquadramento teórico do estágio, as atividades desenvolvidas em diferentes equipas e as aprendizagens adquiridas. A Namecheap é uma empresa de renome no mercado de registo de domínios e alojamento web, e a Spaceship atua como uma subsidiária criada para responder à evolução e necessidades de escalabilidade da empresa-mãe. A Spaceship fornece serviços digitais e web, com o objetivo de democratizar o acesso à internet, permitindo a criação de uma presença online de forma simples e acessível. O estágio foi realizado no Departamento de UX da Spaceship, onde a autora trabalhou em três equipas principais: Spaceship's Design System (Sistema de Design da Spaceship, SDS), Product Platform (Plataforma do Produto, PP) e Brand Design (Design da Marca). Durante o estágio, foram aplicadas metodologias ágeis, como o Scrum e o Kanban, para gerir os projetos e garantir a eficiência no desenvolvimento de soluções digitais. O trabalho em equipa foi facilitado através de ferramentas de cocriação, como o Figma, que permite a prototipagem e colaboração em tempo real. Um dos principais conceitos explorados no relatório é o Design Atómico, uma metodologia que organiza o desenvolvimento de interfaces digitais em componentes modulares, permitindo a reutilização, consistência e escalabilidade. Este fundamental para garantir a coesão visual e funcional dos produtos digitais da Spaceship, facilitando a manutenção e expansão da plataforma de forma eficiente. A abordagem modular também permite que os designers e desenvolvedores trabalhem de forma mais integrada, criando uma linguagem comum entre as diferentes equipas da empresa. Em conclusão, o relatório evidencia o impacto positivo dos Sistemas de Design, como o Design Atómico, na escalabilidade e eficiência das plataformas digitais, sublinhando a importância da colaboração entre equipas e da aplicação de metodologias ágeis para garantir a entrega de produtos digitais consistentes, acessíveis e escaláveis.
- A importância dos índices físicos na aprendizagem a 4 baquetasPublication . Pereira, Rui Jorge Alves; Carrilho, António José Ribeiro; Dias, André Filipe Pereira da SilvaA aprendizagem da técnica a 4 baquetas é uma fase importante durante a carreira e evolução de um percussionista, sendo que grande parte dos estudos e/ou peças de percussão se focam no aperfeiçoamento desta técnica. Atualmente, são utilizadas maioritariamente duas técnicas na Percussão Ocidental, sendo elas a técnica de Stevens e de Burton. Duas das características mais importantes durante esta aprendizagem dizem respeito às características físicas dos músicos, bem como a importância de um bom aquecimento e alongamento antes da performance musical. Durante este trabalho, são abordados diversos subtemas dentro desta temática, como a importância da técnica a 4 baquetas e a forma de ensino das mesmas, lesões e o impacto físico da técnica nos percussionistas, bem como a importância da ergonomia dos instrumentos para melhorar a qualidade de saúde nos músicos. Para além disso, foi realizado um projeto de investigação com alunos da Academia de Artes de Valongo, que estão a aprender a técnica a 4 baquetas, tendo sido estudados alguns aspetos físicos e a forma como a corpo evolui ao longo de uma aula de 45 minutos a tocar peças com esta técnica. Para além disso, é feita uma pesquisa sobre o impacto que o aquecimento tem nesta técnica e de que forma a rentabilidade da aula é afetada numa aula com e sem aquecimento. Como forma de recolher informação relacionada com a prática, foram aplicados questionários a docentes com vários anos de serviço e experiência com o ensino a 4 baquetas ou com alunos que tiveram lesões, com diversas perguntas sobre este tema. Estes questionários permitiram obter diversas opiniões sobre o ensino da técnica a 4 baquetas e sobre como lidaram com o surgimento de lesões. Não obstante, e paralelamente ao trabalho de investigação, o trabalho inclui uma secção com a Prática de Ensino Supervisionado realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, com vista ao desenvolvimento dos conhecimentos e de novas metodologias de ensino, a adotar num futuro profissional.
- Leitura à primeira vista: Uma abordagem metodológica, técnica e estratégicaPublication . Corrêa, Thiago Bernardo; Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaEsta investigação teve o objetivo de identificar circunstâncias, metodologias e estratégias que possam contribuir para uma boa leitura à primeira vista ao piano, auxiliando em uma execução aprimorada e eficiente. Entrevistámos onze pianistas, com idades entre os 26 e os 59 anos, residentes em Portugal e no Brasil. Os participantes foram considerados proficientes na leitura à primeira vista, por ocuparem cargos profissionais nos quais uma boa leitura é absolutamente indispensável. O questionário incluiu onze itens destinados a obter informação sobre o background musical dos sujeitos; e vinte e sete itens destinados a obter informação sobre as metodologias e estratégias de leitura que os sujeitos afirmaram utilizar. As respostas foram analisadas com vista a sistematizar circunstâncias, metodologias e estratégias comuns a todos estes músicos, no que respeita à leitura à primeira vista. Os resultados identificados possibilitam perceber que os percursos formativos dos pianistas entrevistados revelam aspectos comuns, sendo verificado que os estudos sistemáticos de piano, tiveram início, em média 6,9 anos e 90,9% dos participantes tiveram uma inicialização da leitura das notas musicais através da metodologia de leitura de pautas; sendo esta na maioria dos casos, mas não noutros, a única metodologia utilizada. A maioria dos respondentes (81,8%) possuía a presença de músicos amadores na família. Embora nenhum dos respondentes tenha tido uma orientação sistemática em leitura à primeira vista durante sua formação, 64% deles já tinham alguma aplicação desta atividade na infância. Parte dos respondentes (63,63%), tomaram iniciativa própria para desenvolvimento da leitura à primeira vista. Dos participantes, 55% acreditam que um treino não específico através de uma exploração regular de repertório seja suficiente para a obtenção de uma boa capacidade de leitura à primeira vista. O treino específico e metodologias recebeu a escolha de 45% dos respondentes; no entanto, nenhum participante mencionou especificamente sobre quais seriam estas metodologias e procedimentos. Os entrevistados revelaram, como estratégias comuns de LPV: a leitura regular de repertório e a prática de acompanhamento, ou seja, em exercer o ofício de correpetição. Somente 27,27% dos respondentes possuíram algum tipo de instrução formal no tocante à leitura à primeira vista. Tal informação sugere que houve pouca orientação no sentido de motivar e demonstrar a importância de se desenvolver uma boa leitura à primeira vista. Com essas informações, espera-se ter sugerido soluções possíveis para a resolução de algumas das problemáticas inerentes à leitura à primeira vista.
- O jazz e a sua Influência no ensino da trompa em PortugalPublication . Ferreira, Samuel Martins; Fonte, Vera Maria Seco Afonso da; Vieira, Luís Agostinho PinheiroO presente relatório de estágio descreve, primeiramente, o percurso e experiências pedagógicas decorridas durante o período de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. A segunda parte reporta o projeto de investigação, que tem como principal objetivo explorar a interseção entre o jazz e o ensino da trompa no contexto português. O relato da Prática de Ensino Supervisionada apresenta uma descrição, análise e reflexão sobre as experiências pedagógicas do autor como docente de trompa e classe de conjunto na Academia de Música de Castelo de Paiva, no ano letivo 2023/2024. O estágio incidiu sobre um aluno do 8.º grau e um quarteto de trompas, para os quais se procuraram explorar metodologias de ensino adaptadas às necessidades dos estudantes. A instituição de acolhimento, com um ambiente rico em recursos, proporcionou uma base sólida para o desenvolvimento pedagógico, incluindo oferta curricular abrangente em cursos de iniciação, básico e secundário, em regimes articulado e supletivo. O projeto de investigação reportado na segunda parte centra-se no estudo da presença e evolução da trompa no jazz em Portugal. Embora tradicionalmente associada à música clássica, a trompa ganhou espaço no jazz a partir dos anos 1940, com músicos como Julius Watkins (1921-1977). Este género, caracterizado pela improvisação e complexidade harmónica, representa um desafio e uma oportunidade pedagógica para trompistas. A presente investigação explora o jazz como potencial ferramenta para o enriquecimento da aprendizagem da trompa em Portugal, promovendo criatividade, adaptabilidade técnica e exploração de novos repertórios. O estudo explora ainda a possibilidade de integração do jazz nos currículos e a necessidade de formação especializada para. Para esse efeito, foram conduzidos questionários e entrevistas a músicos e pedagogos renomados, foram recolhidos planos curriculares de instituições musicais portuguesas, e foi organizado um estudo prático com dois alunos, com idades entre os 15 e os 17 anos, com a finalidade de compreender o impacto do jazz no desenvolvimento técnico e expressivo de alunos de trompa. Após a analise dos resultados das metodologias adotadas, é possível afirmar que existe um certo nível de interesse por parte dos alunos em aprender algo diferente, além das bases clássicas que geralmente são lecionadas nas escolas de música portuguesas.
- Estágio no atelier BICA Arquitectos: Relatório de estágio curricularPublication . Santana, Rubens Gonçalves; Costa, Joaquim Manuel de Castro Bonifácio da; Oliveira, Pedro Paulo Eugénio deO presente documento, um relatório de estágio para conclusão e avaliação do mestrado em Design de Interiores e Mobiliário da Escola Superior de Artes Aplicadas, integrada no grupo de ensino superior, Instituto Politécnico de Castelo Branco, é apresentado com vista à obtenção do grau de Mestre. O estágio em questão realizou-se no segundo ano académico do curso (2023/2024) e teve lugar no atelier de arquitetura BICA Arquitectos, em Lisboa, durante um período de oito meses. Neste relatório serão abordadas informações como as motivações do estagiário, a escolha por realizar estágio, informações teóricas que considerou serem importantes de se terem presente no contexto da atividade profissional, informações sobre a empresa onde o estágio curricular foi realizado, conhecimentos e competências adquiridas e/ou desenvolvidas, os projetos realizados e, por fim, as conclusões que retiro da somatória dessa experiência.
- Comunicar o casamento: O design gráfico na comunicação dos matrimónios em PortugalPublication . Leal, Rita Isabel Fresco; Martins, Daniel RaposoO casamento é um evento repleto de simbolismo e tradição, que tem evoluído para se adaptar às mudanças culturais, sociais e tecnológicas. Uma das formas de comunicação mais relevantes nos casamentos é o uso de convites, que refletem o estilo e a personalidade dos noivos. Esses elementos recorrem ao design gráfico, editorial e emocional, tornando-se essenciais para criar uma experiência coerente e personalizada. A presente dissertação trata do papel do design de comunicação na evolução da comunicação e divulgação dos casamentos. Tem o objetivo de explorar como o design contribui para a construção de narrativas visuais e emocionais, analisando a sua aplicação prática na personalização de eventos e na harmonização entre tradição e modernidade. Para tal, através de uma metodologia qualitativa e exploratória, recorreu-se à análise documental e ao estudo de exemplos práticos que ilustram a evolução do design em convites e estacionários de casamento. Assim sendo, a investigação organiza-se em três partes. Na primeira parte, apresenta-se o enquadramento teórico e contextual, onde são exploradas as bases conceptuais do design de comunicação, design gráfico e design emocional, Na segunda parte, analisa-se o Casamento em Portugal, investigando os diferentes estilos e tipologias de casamento, e de que forma estes moldam as escolhas de design e identidade visual, bem como a evolução histórica dos casamentos e a sua relação com a comunicação visual. Na terceira parte, serão analisados diferentes convites de casamento, de diferentes anos, com o objetivo de perceber a evolução e que mudanças estes elementos de comunicação gráfica sofreram ao longo dos tempos. Com esta estrutura, a investigação procura compreender o papel do design de comunicação na criação de experiências visuais únicas e significativas, explorando como elementos como tipografia, cores e materiais contribuem para a narrativa e coerência do evento. Pretende-se, assim, responder à questão de como o design pode equilibrar tradição e inovação na comunicação e divulgação de casamentos. Procura-se, portanto, perceber de que formas o design de comunicação pode transformar a comunicação de casamentos em Portugal, criando experiências que refletem a identidade dos noivos e criam a singularidade do evento.
- Técnica vocal como estratégia de desenvolvimento do trompetistaPublication . Barbosa, Ricardo Manuel da Silva; Afonso, Maria Margarida de Carvalho da Silva; Vilela, Alexandre José de BritoO presente relatório descreve uma investigação que analisou a relação entre o canto e a prática do trompete, pela sua simetria de funcionamento e de produção de som, onde se procurou identificar ideologias e metodologias utilizadas pelos cantores que poderão ser utilizados pelos trompetistas, com vista a um maior e melhor desenvolvimento tanto ao nível técnico como ao nível musical. O desenvolvimento musical dos instrumentistas de metal, e particularmente dos trompetistas, através da técnica vocal é um mecanismo viável, uma vez que o processo de produção de som do cantor e do instrumentista, é similar. Neste sentido, procura-se investigar se o canto pode ser utilizado como ferramenta de desenvolvimento, tanto no foro técnico como musical, e quais as melhores estratégias para o fazer. Quanto à investigação, esta divide-se em três fases. Na primeira, ocorre uma análise e fundamentação teórica com base em trabalhos de autores e pedagogos de referência. Num segundo momento, é apresentado um breve capítulo onde exponho resumidamente as estratégias/metodologias baseadas no canto, desenvolvidas pelo professor cooperante em contexto de sala de aula, observadas no estágio profissional, realizado no Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão. Na última fase é divulgado o questionário "Técnica vocal como estratégia de desenvolvimento do trompetista", que conta com as respostas de trompetistas de todo o país e as análises dos resultados obtidos. Em forma de conclusão, é apresentada uma síntese final que engloba as principais perceções dos capítulos abordados, centrada na problemática abordada.