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ESART - Dissertações de Mestrado

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  • O papel da consciência corporal na prática da guitarra
    Publication . Antunes, Bruno Matias; Carvalhinho, Miguel Nuno Marques
    O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música (Instrumento e Música de Conjunto), encontra-se dividido em duas partes principais. A primeira parte corresponde à descrição e análise da prática pedagógica realizada na Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI) durante o ano letivo de 2023/2024. Esta prática incluiu o acompanhamento de aulas de instrumento (guitarra clássica) e de música de conjunto, envolvendo alunos do 7.º e 8.º anos de escolaridade. Para além da caracterização institucional e do enquadramento dos alunos, apresentam-se planificações, observações e reflexões relativas às aulas lecionadas e acompanhadas. A segunda parte centra-se no projeto de investigação com o tema: O Papel da Consciência Corporal na Prática da Guitarra. O estudo partiu da constatação de que tensões excessivas, posturas desajustadas e hábitos de estudo pouco conscientes podem comprometer a qualidade técnica e expressiva do guitarrista. Com recurso a um estudo de caso em formato de investigação-ação, foram implementadas estratégias inspiradas na educação somática, nomeadamente Alexander, Feldenkrais e Hanna, aplicadas a quatro alunos de guitarra clássica. Os instrumentos de recolha de dados incluíram questionários adaptados da Escala Visual Analógica, observação direta e reflexões dos alunos. Os resultados sugerem que a aplicação de estratégias de consciência corporal contribuiu para uma perceção mais clara das tensões acumuladas, para uma maior fluidez dos movimentos e para melhorias visíveis no desempenho técnico e no resultado musical global.
  • A Sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco como objeto para a construção de um guia pedagógico de apoio ao ensino do violoncelo
    Publication . Jerónimo, Rodrigo Bispo; Ladeira, Pedro Miguel Reixa
    O presente escrito surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Primeiramente é evidenciada a prática pedagógica feita na Escola Profissional do Conservatório Regional de Castelo Branco demonstrando a contextualização de estágio e seguidamente a explanação do estudo investigativo acerca da sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco com o levantamento das técnicas essenciais violoncelísticas à sua execução como forma de orientação ou guia pedagógico para o melhoramento do domínio técnico do instrumentista. O estudo foi estruturado por meio de uma metodologia de investigação, combinando a revisão teórica com a elaboração de um inquérito para apurar a pertinência do desenvolvimento das técnicas constantes na obra e a sua importância enquanto violoncelista. A investigação compreendeu uma fase inicial exploratória que permitiu formular as questões necessárias e os respetivos objetivos a atingir, de seguida, realizou-se a revisão de literatura que permitiu elaborar o enquadramento teórico do trabalho por forma a comprovar a veracidade do mesmo.
  • A evolução da narrativa audiovisual nas redes sociais: Um estudo de caso de vídeos promocionais no turismo
    Publication . Santos, João Pedro Alves; Silva, Pedro Guilherme de Carvalho Baptista Motta da Silva
    A presente dissertação procura identificar e analisar a evolução da estrutura narrativa audiovisual ao longo do tempo, culminando na análise de vídeos promocionais de turismo nas redes sociais, assim como o seu impacto na tomada de decisão dos viajantes contemporâneos, uma vez que com o crescimento destas plataformas, (como são exemplo, o Instagram, Tiktok e o Youtube, entre muitos outros) este tipo de narrativas audiovisuais posicionam-se como uma ferramenta de comunicação fundamental na promoção turística. O setor do turismo é uma área que utiliza o vídeo como recurso predominante de divulgação e comunicação, consequentemente verifica-se uma grande concorrência dos mais diversos conteúdos que procuram destacar-se e captar a atenção do público, em especial nas redes sociais. Parece-nos que os vídeos promocionais, representam desta forma uma oportunidade relevante para a analise de técnicas narrativas atuais, e de que forma elas evoluíram ao longo dos anos.
  • Exercícios de pré e pós estudo performativo para prevenção de lesões e fadiga muscular no trompete no ensino básico e secundário
    Publication . Fernandes, Daniel Sales; Ladeira, Pedro Miguel Reixa; Correia, Joana Margarida Barbosa
    Este relatório está dividido em duas partes. Numa primeira parte, o presente trabalho insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, parte do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, desenvolvido com foco na prática pedagógica em trompete realizada no Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão, em Viseu. Descreve e reflete sobre a prática educativa, levada a cabo nessa instituição ao longo de todo o ano letivo de 2023/2024. Durante o estágio, foram aprendidas e aplicadas diversas estratégias e técnicas instrumentais com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos, abordando aspetos como a respiração, a técnica e a interpretação musical. O acompanhamento próximo e individualizado permitiu identificar as necessidades específicas dos alunos e adaptar o plano de trabalho focado em alcançar os objetivos propostos. Numa segunda fase, este relatório inclui uma investigação aprofundada baseada num tema que considero importante para a evolução na prática de estudo individualizado do aluno de trompete do ensino básico e secundário. Esta investigação explora a importância da prevenção de lesões e fadiga muscular, aquecimento (warmup) e relaxamento (warm-down) como ferramenta pedagógica. São analisados os benefícios de várias técnicas de respiração, postura e da correta colocação do instrumento, com uma partilha de experiência por parte de discentes e docentes. Os resultados obtidos, por meio de realização de inquéritos/questionário, demonstram que há muito desconforto muscular nos discentes por meio das estratégias aplicadas, sublinhando a importância da falta de tempo nas aulas para desenvolver informação entre professores e alunos e, por outro lado, a falta de conhecimento para o aprimoramento das técnicas para um estudo mais autodidata de forma clara e preventiva. Assim, este relatório tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre exemplos de práticas para um estudo autodidata e preventivo para alunos de trompete do ensino básico e secundário.
  • O polegar esquerdo e a sua influência na iniciação à aprendizagem do violoncelo
    Publication . Juhász, Anna; Rocha, Miguel Jorge Ferreirinha Cardoso da; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
    O presente Relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Projeto do Ensino Artístico, integrada no Mestrado em Ensino de Música, Instrumento - Violoncelo e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas (Instituto Politécnico de Castelo Branco). É constituído por duas partes principais. A primeira seção tem um caráter prático e advém da minha participação em contexto de estágio, inserida na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Relata o acompanhamento pedagógico de alunos de Violoncelo e Grupos de Música de Câmara na Escola Profissional de Música de Espinho, ao longo do ano letivo 2022/2023. A “Parte I” do trabalho contém uma descrição e caracterização da Academia de Música de Espinho, caracterização dos alunos, repertório trabalhado, planificações e reflexões do estágio realizado, como também atividades extracurriculares e apresentações públicas onde os alunos participaram. O objetivo principal deste estágio resumiu-se em aplicar e aprofundar metodologias de ensino adquiridos em contexto do ensino da música. Esta oportunidade de trabalhar numa instituição excecional como a Academia de Música de Espinho e ter tido oportunidade de trabalhar ao lado de professores e alunos devotados serviu como uma experiência única que levo comigo para sempre. A “Parte II” é composta pela investigação, onde decidi identificar e compreender os problemas associados ao ensino dos polegares, abordar as possíveis lesões e apresentar soluções de carácter pedagógico da técnica violoncelística. No seu conjunto o Relatório tem como objetivo evidenciar as competências adquiridas ao longo da realização do Mestrado e promover uma reflexão com a componente do Ensino de Música.
  • Estratégias pedagógicas para o ensino de violoncelo a adultos iniciantes na terceira idade: desafios e interrogações
    Publication . Correia, Carolina Fonseca Fernandes; Rocha, Miguel Jorge Cardoso Ferreirinha da; Ladeira, Pedro Miguel Reixa
    O relatório de estágio apresentado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas, pertencente ao Instituto Politécnico de Castelo Branco, e está organizado em duas grandes secções. A primeira parte consiste na apresentação da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música do Porto e na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, durante o ano letivo de 2024-2025. Este estágio proporcionou a oportunidade de aplicar, de forma prática, os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, através do contacto direto com alunos, da implementação de estratégias pedagógicas e da reflexão crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem musical. A experiência proporcionou uma visão aprofundada sobre o papel do professor na formação artística e pessoal dos alunos, bem como sobre os desafios e oportunidades do ensino especializado da música em contexto institucional. A segunda parte do relatório centra-se na investigação sobre o ensino de violoncelo a adultos iniciantes na terceira idade. Parte-se do princípio de que a aprendizagem musical é não só possível nesta fase da vida, como também extremamente benéfica, promovendo o bem-estar, a estimulação cognitiva e o reforço da autoestima. O estudo foca-se na identificação e sugestão de estratégias pedagógicas adaptadas às particularidades dos alunos mais velhos, tendo em conta o ritmo de aprendizagem, características físicas e motivações pessoais. Foi realizada uma revisão bibliográfica e analisadas diferentes metodologias, de forma a aplicar estratégias que garantam uma aprendizagem acessível, agradável e eficaz. Defende-se que o ensino do violoncelo na terceira idade deve seguir uma abordagem progressiva, agradável e centrada no aluno, que respeite o seu tempo e capacidades, promovendo não apenas a aprendizagem do instrumento, mas também a valorização pessoal. Este estudo pretende, assim, contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais sensíveis e eficazes no contexto do ensino da música a adultos na terceira idade, deixando algumas questões em aberto.
  • Desenvolvimento da perceção auditiva dos elementos e estruturas do discurso musical através da implementação de estratégias de audição musical
    Publication . Neves, João Gonçalo Amendoeira Peixoto; Abrunhosa, Maria Adélia Gonçalves Martins de
    Este relatório integra duas componentes principais realizadas no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, variante de Formação Musical e Música de Conjunto: a Prática de Ensino Supervisionada (PES) e um projeto de investigação. A primeira parte descreve a experiência de estágio curricular desenvolvida no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), em Ourém, durante o ano letivo 2022/2023. O estágio envolveu três turmas do Ensino Artístico Especializado da Música (EAEM): duas de Formação Musical (1º e 3º grau) e uma de Classe de Conjunto Vocal (1º e 2º grau). Incluiu planificações de aulas, reflexões de aulas observadas e de aulas de prática pedagógica, realização de atividades extracurriculares e uma reflexão crítica sobre os desafios e aprendizagens adquiridas. A segunda parte consiste num projeto de investigação na qual o tema foi motivado pela observação de dificuldades dos alunos em reconhecer elementos musicais básicos durante audições. O estudo, aplicado a alunos do 1º e 2º grau do Ensino Especializado da Música, teve como objetivos: (1) testar e aprimorar metodologias de audição ativa; (2) avaliar o impacto dessas estratégias na perceção e análise auditiva; e (3) refletir sobre o papel da audição musical na motivação dos alunos. Adotou uma metodologia qualitativa descritiva, com um desenho experimental que comparou um grupo submetido a sessões de audição musical onde foram aplicadas estratégias de audição ativa com um outro grupo exposto a uma abordagem passiva das mesmas audições musicais. Foram realizadas cinco sessões de audição musical com cada grupo, utilizando repertório tonal instrumental, e os dados foram recolhidos através de observação direta, notas de campo e um questionário pós-intervenção. Por fim, foram retiradas as respetivas conclusões com base na análise dos dados recolhidos. Este estudo visa contribuir para uma abordagem mais integrada da audição musical no ensino especializado da música, promovendo não apenas o desenvolvimento de competências técnicas de perceção auditiva, mas também uma compreensão mais profunda e consciente da linguagem musical. Através da implementação de estratégias de audição ativa, pretende-se criar experiências de escuta mais envolventes, significativas e motivadoras, fomentando nos alunos um gosto musical refinado e abrangente. A investigação busca assim fundamentar práticas pedagógicas que valorizem a audição musical como eixo central no processo de aprendizagem musical.
  • Estágio na ESARTPROJECTFACTORY: relatório de estágio
    Publication . Henriques, Ângela Vieira; Gomes, José Simão; Oliveira, Pedro Paulo Eugénio de
    O presente documento consiste no relatório de estágio realizado durante o segundo ano do Mestrado em Design de Interiores e Mobiliário, da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), com o objetivo de obtenção de grau Mestre. O estágio teve uma duração de dez meses (14/09/2023 a 12/07/2024) e decorreu no departamento ESART PROJECT FACTORY da ESART/IPCB. Este possuiu como principal objetivo a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica em contexto profissional, permitindo o desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais. Durante o período de estágio, foram desenvolvidas atividades maioritariamente relacionadas ao design de equipamento / mobiliário, incluindo o planeamento e execução de projetos, a utilização de software especializado, e participação em processos de fabrico analógico e digital. A experiência proporcionou ainda uma aplicação prática dos conhecimentos teóricos, permitindo aprimorar habilidades técnicas e criativas. Contudo foram enfrentados desafios como a adaptação a novas metodologias e a gestão de prazos, estes superados através do trabalho em equipa e da orientação recebida. O estágio revelou-se uma etapa fundamental para o crescimento profissional, fortalecendo a preparação para o mercado de trabalho e contribuindo para a consolidação de uma carreira no setor do design de mobiliário.
  • Estágio na Empresa Casanova: relatório de estágio
    Publication . Bento, Soraia Joana Alexandre; Gomes, José Simão; Girão, Tiago Querido da Silva
    O estágio curricular foi concretizado na cidade de São Pedro do Sul, na freguesia de Carvalhais, distrito de Viseu, na empresa Cruz & Oliveira – Carpintaria e Mobiliário Lda. Este relatório será apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas para obtenção do grau Mestre em Design de Interiores e Mobiliário. O estágio proporcionou à mestranda a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e adquirir novas aprendizagens. Com essas novas aprendizagens, foi possível evoluir tanto a nível pessoal quanto profissional, ao ter contato com o mundo do trabalho e receber apoio de uma equipa disposta a compartilhar as suas experiências e conhecimentos. Este relatório pretende mostrar o processo de desenvolvimento dos trabalhos efetuados ao longo do estágio, apresentando as metodologias utilizadas para solucionar os problemas encontrados durante a execução dos projetos. Ao longo dos seis meses de estágio, foram desenvolvidos vários projetos na área do Design de Mobiliário, que é o foco principal da empresa. Um dos pontos chave que ajudaram no desenvolvimento dos projetos, foi o facto da empresa constituir uma carpintaria com zona de produção, permitindo acompanhar o projeto desde a medição em obra até à montagem final na casa do cliente. O estágio proporcionou a oportunidade de desenvolver projetos utilizando modelações tridimensionais como Fusion 360, Revit e Solidworks, além de modelação bidimensional como AutoCad. Foram elaborados desenhos técnicos que foram encaminhados para a produção, iniciando assim o processo de fabrico.
  • O canto como ferramenta de ensino da trompa
    Publication . Pinheiro, Tiago da Silva; Guerreiro, Paulo Jorge Gonçalves; Ladeira, Pedro Miguel Reixa
    O presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu durante o ano letivo de 2023/24 no Conservatório Regional Silva Marques. A segunda parte descreve o projeto de investigação intitulado “O Canto como Ferramenta de Ensino da Trompa”. O projeto teve como objetivo principal compreender as variadas aplicações do canto no ensino da trompa, sensibilizando alunos e professores para a sua importância. Numa primeira fase, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual se obtiveram informações sobre a respiração e produção de som, tanto no canto como na trompa, e foi feita a sua comparação. De seguida, foi feita a pesquisa sobre as variadas aplicações e benefícios do canto no ensino da trompa. Posteriormente, realizou-se um inquérito a professores de trompa em Portugal, através do qual foi possível recolher informações acerca da incidência da utilização do canto como ferramenta pedagógica no ensino da trompa, dos conhecimentos e técnicas de aplicação do canto como ferramenta pedagógica, bem como a opinião dos professores acerca da sua importância para o desenvolvimento musical dos alunos.