ESART - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESART - Dissertações de Mestrado by Title
Now showing 1 - 10 of 723
Results Per Page
Sort Options
- Abertura do curso básico de cravo no Conservatório Regional de Música de Vila Real : experiência pedagógicaPublication . Filipe, Tadeu Anselmo Lopes; Santos, João Paulo Janeiro dosO presente trabalho integra-se no Mestrado em Ensino de Música tendo o enfoque na prática de ensino supervisionada realizada no ano letivo de 2018/2019, sendo suportada no trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada em dois estabelecimentos distintos: a Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo – Linda-a-Velha e Conservatório Regional de Música de Vila Real. A primeira e segunda partes contemplam o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, desde a contextualização dos estabelecimentos de ensino, do meio envolvente, a caraterização dos alunos de instrumento e da classe de conjunto, o relatório das atividades pedagógicas e, por fim, uma reflexão crítica à minha prática pedagógica na lecionação de Cravo. Na terceira parte é exposto o Projeto de Investigação denominado: Abertura do Curso Básico de Cravo no Conservatório Regional de Música de Vila Real: Experiência Pedagógica, onde se retratam os principais acontecimentos inerentes a este projeto, desde a aquisição de um cravo, a criação do Ensemble de Música Antiga e a elaboração do Programa comum de Cravo e Órgão a ser implementado no ano letivo 2020/2021
- Abordagem ao estudo do 1.º andamento do concerto para violino e orquestra op. 61 de L. v. BeethovenPublication . Batista, Maria João Salgado da Silva; Trindade, Augusto DanielUm dos elementos fundamentais para o sucesso de qualquer instrumentista é saber estudar. Sendo isto uma premissa de qualquer músico, o presente trabalho tem como objetivo principal a necessidade de se realizar um estudo organizado para os violinistas em determinada obra. Ao longo do trabalho, serão apresentados exercícios específicos para as várias secções do 1º andamento do Concerto para violino e orquestra em ré maior, op. 61, de Ludwig van Beethoven, segundo propostas de diversos autores como R. Gerle, H. Jorgensen, I. Galamian, S. Hallam, O. Ševčík, S. Fischer e E. Romanov. As recomendações dos diversos autores foram utilizadas na elaboração de um modelo de estudo e criação de exercícios que serviram como base na preparação de uma apresentação pública. Em suma, o objetivo principal deste trabalho é fazer uma abordagem aos vários mecanismos de estudo da obra contribuindo assim para uma performance de sucesso.
- Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método RollandPublication . Gama, Treneddy Aynaht Maggiorani Mollegas da; Pinho, José Francisco Bastos Dias deO presente trabalho é composto por duas partes: a primeira centra-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto, realizadas no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode. A segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide na reeducação dos movimentos incorretos e correção dos problemas de posturas já interiorizados em alunos de violino numa fase inicial da aprendizagem. Pretende-se construir um plano de correção com exercícios da metodologia de Paul Rolland para a aquisição de hábitos corretos de postura e manipulação do instrumento para uma boa execução. Com este trabalho, pretende-se também verificar as vantagens do envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos filhos.
- Abordagem musical ao desenvolvimento cognitivo e social de crianças com PEAPublication . Domingues, Daniel Filipe da Costa; Raimundo, José Filomeno Martins; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daO presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório Regional de Castelo Branco, e sobre a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico. Em relação à primeira é realizada uma contextualização do meio escolar e das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto, seguindo-se algumas planificações e reflexões de aulas observadas, lecionadas e partilhadas. Esta parte do relatório termina com uma reflexão sobre outras atividades realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, assim como com uma reflexão final sobre a mesma. Em relação à unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico foi desenvolvido um projeto cujo objetivo foi abordar o impacto que estímulos musicais têm no desenvolvimento cognitivo e social de crianças com autismo. Esta abordagem foi criada através da implementação e análise de uma série de estímulos, inicialmente apenas sonoros, prosseguindo e evoluindo para estímulos musicais e de géneros variados. Os resultados foram obtidos através de observação direta aquando a implementação do estímulo, sendo este analisados através da demonstração de prazer ou relaxamento por parte dos sujeitos. Por último foram retiradas conclusões do estudo, onde são apontadas as suas limitações, assim como os aspetos positivos e resultados da investigação realizada.
- Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método SuzukiPublication . Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de; Massacote, Ilídio José Viegas Martinho; Teche, Cleverson João ZavattoO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento é constituído por dois capítulos que correspondem a duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, nomeadamente, caracterização do conservatório e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação que tem como temática Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba: O Método Suzuki. No âmbito da prática da docência de tuba tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino bem como das suas adaptações a outros instrumentos, decidiu-se optar por utilizar esta metodologia pretendendo realizar um estudo de forma a aferir se a aplicação deste método no ensino da iniciação de tuba permitirá que os alunos cheguem ao Primeiro Grau melhor preparados do que seguindo uma metodologia mais tradicional. Para tal desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki incluindo a criação de um método para a tuba e eufónio constituído por músicas clássicas associados a gravações de acompanhamento.
- A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicosPublication . Pires, Mónica Santos; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Alves, Nelson Jorge MachadoO presente relatório é composto por uma parte referente ao estágio desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e uma outra referente ao projeto de investigação da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte integra toda a informação relativa ao processo educativo, incluindo desafios, processos, desempenhos e estratégias utilizadas no estágio realizado na Escola de Música de Esposende, durante o ano letivo de 2020/2021. A segunda parte apresenta o trabalho de investigação intitulado A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem: gestão da ansiedade em jovens músicos. Esta investigação tem como objetivo geral contribuir para a compreensão do erro no processo de construção da aprendizagem, analisando o papel do professor na correção do mesmo, delineando estratégias de superação que ajudem os alunos a superar as suas dificuldades e verificar como os alunos lidam com a ansiedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo onde se contou com a contribuição de alunos da Escola de Música de Esposende e Professores que lecionem em escolas de Ensino Artístico.
- Acessibilidades na reabilitação de espaços na zona histórica de Castelo BrancoPublication . Silva, Cristiana Luzia Miranda; Antunes, Nelson Barata; Romãozinho, Ana Mónica Pereira Reis de MatosCom este projeto pretende-se investigar e analisar os níveis de intervenção do Design de Interiores em edifícios públicos ou privados de carácter histórico para uma melhor intervenção. Atualmente, cada vez mais se valoriza o restauro, conservando a nossa história e cultura e há que estender esta prática aos interiores. Procedemos a uma contextualização histórica, neste caso da zona histórica de Castelo Branco e respetiva evolução ao nível do conteúdo urbano e necessidades dos seus habitantes. A escolha do espaço recaiu sobre uma habitação quinhentista e um espaço comercial situados na Rua Mouzinho Magro, visando-se deste modo não só estudar a vertente habitacional como também a comercial numa zona histórica. Após uma pesquisa sobre estes parâmetros é efetuado o levantamento fotográfico e todas as medições necessárias para a realização das plantas. A realização do projeto de ambos os espaços, implica a resolução de todos os problemas de acessibilidades e de construção encontrados ao longo do percurso, porque cada vez mais é necessário produzir design inclusivo e pensar em todos os cidadãos, principalmente nas pessoas com mobilidade condicionada, ou seja, pessoas que circulam em cadeiras de rodas, pessoas incapazes de andar ou que não conseguem percorrer grandes distâncias, pessoas com dificuldades sensoriais, tais como cegas ou surdas, e ainda aquelas que, em virtude do seu percurso de vida, se apresentam transitoriamente condicionadas, como grávidas, crianças e os idosos. Logo, visa-se com esta habitação dar resposta a todos estes parâmetros de modo a beneficiar a qualidade de vida de todos os cidadãos.
- Acessórios de luxo : relatório de projetoPublication . Berenguer, Sofia Catarina de Freitas; Almeida, Cristina Queijeiro Borges de; Ribeiros, Brígida Isabel GonçalvesO projecto apoia-se no propósito de criar acessórios de luxo, e proporcionando uma união entre inovação e tradição. Pretende-se, conceber peças que possibilitem a sua introdução, se assim se desejar, numa marca já existente no mundo da moda, e que se encontra bem posicionada no mercado do design de luxo. A investigação deste projecto iniciou-se com a procura e apreciação de peças de viagem vintage, que levaram a investigação até a marca centenária Louis Vuitton, que se especializou no empacotamento e transporte de tudo o tipo de objectos com a intenção de realizarem fantásticas viagens, implicando a utilização dos mais variados tipos de transporte. A descoberta dos baús Louis Vuitton levou o projecto na direcção do design de luxo, em que cada peça é desenvolvida e pensada ao pormenor, onde a escolha dos mais refinados materiais fazem parte da construção, e segundo Patrick-Louis Vuitton onde “todos os clientes são reis e todos os reis são clientes”. Concluindo, o processo de investigação que foi desenvolvida com base em toda a essência da marca Louis Vuitton, onde os baús serão a base de todo o projecto. Este tema é complementado com uma investigação acerca da história, produção e materiais do calçado. O relatório termina com o desenvolvimento de uma colecção que gira em torno dos temas anteriormente descritos.
- Acessórios para a prática pedagógica do violonceloPublication . Bento, António Jorge Ferreira Ramos Farrajota; Rocha, Miguel Jorge Ferreirinha Cardoso da; Pinho, José Francisco Bastos Dias deO presente relatório é constituído por duas secções, estando a primeira delas relacionada com o estágio realizado no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e a segunda com o trabalho de investigação referente à unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. A primeira secção é composta por toda a informação relativa ao estágio profissional que decorreu ao longo do ano letivo de 2016/2017, na Escola de Música de Belmonte. Na segunda secção são apresentados os resultados do trabalho de investigação intitulado Acessórios para a Prática Pedagógica do Violoncelo. Estes mesmos resultados são o fruto de um conjunto de entrevistas de vários professores de violoncelo do ensino oficial da música. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma lista de acessórios de violoncelo que poderá ser utilizada por qualquer professor de violoncelo, onde as características de cada um são apresentadas.
- Acordeão de concertos em Portugal : perceções e expectativasPublication . Valente, José Filipe da Silva; Ferreira, Paulo Jorge Freitas; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaO presente estudo incide sobre perceções e expectativas relativamente ao acordeão de concerto em Portugal. Tem como principais objetivos (1) conhecer a origem e a evolução do acordeão enquanto instrumento musical; (2) conhecer a história do acordeão de concerto em Portugal; (3) coligir repertório português para acordeão de concerto; (4) descrever as duas obras a executar no recital de apresentação do trabalho de projeto, Suite n.º 1 “Imagens Pac-Chen”, de Paulo Jorge Ferreira, e Concerto para acordeão e orquestra, de Cristóvão Silva e (5) compreender até que ponto o acordeão de concerto está integrado no meio musical português. Os objetivos delineados justificam-se pelo facto de o investigador, um instrumentista de acordeão de concerto, se sentir motivado para aprofundar o conhecimento na sua área de estudo e de trabalho, para além de dar um contributo para o conhecimento e a afirmação deste instrumento musical em Portugal. Apresenta-se uma fundamentação teórica que incide sobre a origem e a evolução do acordeão, sobre a história do acordeão de concerto em Portugal e, ainda, sobre o repertório português para este instrumento. Descrevem-se e fundamentam-se as opções metodológicas subjacentes a este estudo, relevando o estudo de caso e o inquérito por entrevista. Os resultados apresentados fundamentam-se na análise do conteúdo de entrevistas feitas a oito compositores portugueses.