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- O estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunosPublication . Menezes, Miguel Guerreiro; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaO presente trabalho contempla duas partes distintas: a primeira foca-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto de alunos que frequentam o Conservatório de Música D. Dinis; a segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide sobre a relação e a influência do desenvolvimento da criatividade musical, na motivação de alunos de contrabaixo, em contexto de aprendizagem em conservatório. A promoção da criatividade será explorada através da realização de jogos de imitação, improvisação e composição, em contexto de aula; será neste âmbito que se procurará compreender uma relação entre o desenvolvimento de criatividade (e de autoexpressão) e a motivação do aluno face à aprendizagem instrumental.
- Caraterização mecânica do aço S 355 a temperatura elevadaPublication . Ramalho, Armando; Antunes, F.V.; Nobre, Telmo; Ferreira, J.A.M.No presente trabalho pretende-se efetuar a caracterização mecânica do aço S 355 AR, EN 10025-4, a alta temperatura. A avaliação rigorosa da variação da tensão de cedência, do módulo de Young, do módulo de encruamento, do calor específico e do coeficiente de dilatação térmica, com a temperatura é essêncial na simulação numérica da distorção e das tensões residuais induzidas por campos térmicos. Embora esta informação esteja disponível em alguns códigos estruturais, como o Eurocódigo 3 parte 1.2, ela não inclui o efeito da composição química e da microestrutura. O aço S 355 AR é um material bastante utilizado em estruturas soldadas, onde a avaliação de distorções e tensões residuais é um problema usual. A caracterização mecânica do aço S 355 AR, EN 10025-4, foi obtida através de ensaios de tração isotérmicos realizados a temperaturas até 600 °C, por Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) realizada até à temperatura de 950 °C e por Análise Termomecânica (TMA) conduzida até aos 1350 °C. Os resultados obtidos diferem significativamente dos valores apresentados na parte 1.2 do Eurocódigo 3, para um aço ferrítico genérico.
- Coaching no processo criativo das Artes Visuais : o caso do Atelier de Artes em Vila VerdePublication . Andrade, Tamar Prouse de; Andrade Júnior, Hermes deA busca pictórica traz a reflexão sobre seus limites e escolhas feitas a partir de interesses e crenças, concomitantes ao processo do autoconhecimento. Ao explorar a transição entre os hábitos de reprodução de imagens à criação de composições originais, a abordagem de tutoria é trabalhada de forma diferencial, com o fim de aliar o autoconhecimento às expressões plásticas em seus elementos criativos. Um caso de estudo exploratório: coaching em experiência no Atelier de Artes Tamar Prouse, junto à comunidade da Vila Verde e Barbudo, Portugal, para que os resultados alcançassem um ciclo mais completo: inspirações na História da Arte, realização das obras e a exposição “Arte em Cores”, realizada na Biblioteca Municipal da vila, com Vernissage, presença de autoridade política, cobertura de imprensa e obras abertas a críticas e a vendas. Embora apoie como as características peculiares de cada faixa etária agregam valor a uma inserção coletiva em sua diversidade, o desenvolvimento individual se desdobra em termos de autoconhecimento e de autoestima, além da autoconfiança do artista, as motivações são ancoradas por projetos instigantes, suficientes para que se produzam resultados inspirados. Os meios poderiam ser operacionalizados com a realização de programas e concursos culturais direcionados agregados ao processo de coaching dos artistas. Essa abordagem foi limitada a um período curto, contraindicado diante do aprofundamento nas motivações e transformações do artista. Os participantes manifestaram satisfação e curiosidade sobre as questões que foram semeadas ao longo dessa jornada, porém, demandaria mais tempo e envolvimento de stakeholders potenciais para estruturação de projetos motivadores que suportassem essa conjugação elaborada.
- The key factors for a learning space: time, space and activityPublication . Silva, Pedro Moreira da; Gouveia, Luís BorgesTechnology is a valuable tool in education both to increase access to knowledge and to promote learning. On the one hand, the ability of ICTs to centralize and organize large amounts of knowledge and, on the other hand, the students' familiarization with information networks and the internet, aims to interconnect students in networks and learning communities. Much has been studied about how spaces should be designed to enhance this type of learning. New learning environments are being built from scratch, others are simply altered or reformulated to respond to changes in pedagogical styles to incorporate ICT. In an age where the real and the virtual coexist, the learning spaces must be designed and adapted to concretize these realities. In this study I will present the main premises that should support the construction or transformation of several specific Learning Spaces to make possible the existence of two worlds, the real and the virtual. In this context, we propose three new variables that parallel technology will play a key role in the future learning space, (i) Time, (ii) Space, (iii) Activity. If we consider that the occupation of a Learning Space implies available time and if learning is not fixed by time or place, we find that the learning space needs a conjugation between space and time. Higher Education Institutions have to be more efficient in the use of time, where different times may have different learning experiences with different conjugations. Effective learning involves Time, Space and Activity that is developed within it, which distinguishes it from other spaces. A new experiment is suggested using those new variables to elucidate the construction of High Quality Learning Environments.
- Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI)Publication . Gonçalves, José CarlosO Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI) é uma infraestrutura do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, criado na Escola Superior Agrária de Castelo Branco ao abrigo de um protocolo de colaboração técnica e científica entre o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Universidade da Beira Interior, o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Universidade de Campinas, Brasil e o Biocant Park de Cantanhede.
- O papel dos álbuns infantis na promoção de atitudes de inclusão em crianças de educação pré-escolarPublication . Ventura, Marina Ribeiro; Pires, Maria da Natividade CarvalhoEste Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito das Práticas Supervisionadas (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente trabalho está dividido em duas partes. Numa primeira parte é caracterizado o contexto educativo onde realizámos a PES, o percurso de ensino e aprendizagem e a reflexões do período de prática. Na segunda parte consta a apresentação de uma investigação realizada durante a Prática Supervisionada na Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças de três anos. Esta investigação teve como objetivo analisar se os livros ilustrados (álbuns) com temáticas sobre exclusão/inclusão poderiam contribuir para a aceitação e promoção de atitudes de inclusão em relação a crianças com necessidades educativas especiais. Face às características e objetivos que estipulámos para este projeto, intitulámo-lo de “O papel dos álbuns infantis na promoção de atitudes de inclusão em crianças de Educação Pré-Escolar”. A literatura infantil desempenha um papel importante na formação de crianças e jovens, pois alarga as perspetivas sobre o mundo, promove a imaginação, estimula a capacidade crítica acerca de temas sociais e contribui para a compreensão e a resolução de conflitos interpessoais. Neste sentido, escolhemos três livros de literatura infantil que exploram as diferenças físicas das pessoas/animais, centrando-nos nas necessidades educativas especiais. Começámos com o livro Un Bicho raro, de Emilío Urberuaga (em tradução feita por nós) com ilutrações de Paz Rodero e José Morán, por abordar as diferenças dos animais. Susan Laughs, de Jeanne Wills, com ilustrações de Tony Ross, e O livro negro das cores, de Menena Collin, com ilustrações de Rosana Faría, foram as narrativas visuais escolhidas para dar continuidade à investigação, por retratarem personagens com necessidades educativas especiais. A escolha destes livros prendeu-se com a necessidade de colocar as crianças “na pele” das personagens, levando-as a refletir sobre as suas vivências e dificuldades. A opção metodológica assentou numa abordagem qualitativa, um estudo de caso, sendo que as técnicas de recolha de dados foram a observação, as notas de campo, a entrevista e os registos áudio e fotográficos. Dos resultados analisados é importante referir que a literatura infantil (em particular os álbuns, sobretudo para a faixa etária com a qual trabalhámos) aliada às problemáticas referidas, neste caso a exclusão/inclusão centrada em crianças com necessidades educativas especiais, promove a identidade, inclusão e diversidade em crianças do jardim de infância e que estas revelam conseguir aceitar as diferenças uns dos outros, não se sentindo, na maioria dos casos, incomodadas com as diferenças.
- O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gil, Henrique; Carrondo, Kristelle AnselmoA utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), presentes num mundo globalizado, tem vindo a aumentar exponencialmente, tornando-se o principal meio de comunicação e de partilha de uma “sociedade em rede”. Estas podem ser consideradas atualmente, como impulsionadoras de novas estratégias no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se com a investigação realizada refletir e problematizar o contributo da utilização do «QR Code» na melhoria das aprendizagens em contexto educativo. Os principais objetivos desta investigação foram os seguintes: promoção da utilização das TIC em contexto educativo; reflexão das potencialidades das TIC, principalmente do «QR Code», em contexto educativo; integração do «QR Code» nas planificações desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB com uma turma de alunos do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Faria de Vasconcelos de Castelo Branco; investigar o impacto do «QR Code» nas aprendizagens dos alunos. Em termos metodológicos, optámos por uma abordagem de tipo investigação-ação com base num paradigma qualitativo. Deste modo, utilizamos como instrumentos de recolha de dados: a observação participante, as notas de campo e o registo fotográfico. Além disso, foram realizados inquéritos por questionários aos alunos e, aplicada, uma entrevista semiestruturada à Orientadora Cooperante. A análise dos dados recolhidos revela um nível de participação ativa por parte das crianças quando realizadas atividades com recurso às TIC, sendo notório um clima de maior concentração e motivação. Quanto ao uso da aplicação digital «QR Code» como recurso pedagógico, aferiu-se que foi um elemento decisivo para a melhoria do desenvolvimento do vocabulário dos alunos, da produção textual e da compreensão da leitura. Além disso, o projeto desenvolvido com a Biblioteca Escolar foi uma mais-valia, pois permitiu valorizar as aprendizagens dos alunos
- A tomografia computorizada no diagnóstico do AVC agudoPublication . Cardoso, António Laia; Meneses, Rosa RebeloAlguns dados sobre o AVC; Definição e tipos de AVC; O contributo da TC no estudo do AVC agudo: TC sem contraste Perfusão por TC Angio-TC Nossa Casuística
- OriInCB - Orientação Inclusiva Castelo Branco. Inclusão através de atividades de Orientação.Publication . Quinta-Nova, L.C.Apresentação de um projeto de Economia Social de caráter inclusivo com os seguintes objetivos: (1) Desenvolver atividades de Orientação dirigidas à população em maior fragilidade social, nomeadamente populações com limitações físicas e mentais independentemente da origem, da idade e género; (2) Desenvolver conhecimentos e habilidades mentais, físicas e sociais, além de manifestações de companheirismo, autoestima, disciplina, respeito, solidariedade e conscientização ambiental; (3) Promover a Orientação e a sua sustentabilidade na região de Castelo Branco.
- Mobile applications for accessible tourism: overview, challenges and a proposed platformPublication . Ribeiro, Fernando Reinaldo; Silva, Arlindo F.; Barbosa, Fernando Sérgio; Silva, Ana Paula; Metrôlho, J.C.M.M.In the Travel & Tourism sector, mobile applications could do much more than simply provide information about specific locations or recommend places and itineraries based on the user location. They could leverage a wide range of technologies to be aware of the interests and specific needs of disabled tourists, providing them with appropriate and tailored information. This information should be presented using appropriate interaction mechanisms, able to help this specific, but large, group of the population in their everyday tourist activities, thus contributing to even more accessible tourism and travel activities. We present an overview of mobile applications that, in some perspective, may be used to support people with disabilities in their tourist activities. This overview allows us to explore the key challenges involved and some available alternatives, as well as to identify their positive aspects. However, it also underlines some issues that could be addressed more carefully and extensively in the application ecosystem. We also present some preliminary recommendations for a collaborative and personalized system framework to support people with disabilities in their tourist and travel activities. Ongoing work on a first prototype has already given us valuable insights into the identified challenges and we expect it to be a major step towards a more formal specification of our platform, as well as its development and test.