Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco como objeto para a construção de um guia pedagógico de apoio ao ensino do violoncelo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_RODRIGO_JERON.pdf2.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente escrito surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Primeiramente é evidenciada a prática pedagógica feita na Escola Profissional do Conservatório Regional de Castelo Branco demonstrando a contextualização de estágio e seguidamente a explanação do estudo investigativo acerca da sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco com o levantamento das técnicas essenciais violoncelísticas à sua execução como forma de orientação ou guia pedagógico para o melhoramento do domínio técnico do instrumentista. O estudo foi estruturado por meio de uma metodologia de investigação, combinando a revisão teórica com a elaboração de um inquérito para apurar a pertinência do desenvolvimento das técnicas constantes na obra e a sua importância enquanto violoncelista. A investigação compreendeu uma fase inicial exploratória que permitiu formular as questões necessárias e os respetivos objetivos a atingir, de seguida, realizou-se a revisão de literatura que permitiu elaborar o enquadramento teórico do trabalho por forma a comprovar a veracidade do mesmo.
Abstract: This essay is part of the Master's in Music Education program at the Escola Superior de Artes Aplicadas of the Instituto Politécnico de Castelo Branco. It first highlights the pedagogical practice undertaken at the Escola Profissional of the Conservatório de Castelo Branco, demonstrating the contextualization of the internship. It then explains the investigative study of Luís de Freitas Branco's sonata for cello and piano, surveying the essential cello techniques for its performance as a form of guidance or pedagogical guide for improving the instrumentalist's technical mastery. The study was structured using a research methodology, combining theoretical review with the development of a survey to determine the relevance of the development of techniques present in the work and their importance for the cellist. The research includes an initial exploratory phase that allowed for the formulation of the necessary questions and its goals to be achieved. Subsequently, a literature review was conducted to develop the theoretical framework for the work to verify its accuracy.

Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Luís de Freitas Branco Violoncelo Ensino de violoncelo Violoncelo em Portugal Levantamento de técnicas no violoncelo Cello Cello practice Cello in Portugal Research of cello techniques

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue