Repository logo
 
Publication

A Sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco como objeto para a construção de um guia pedagógico de apoio ao ensino do violoncelo

datacite.subject.fosHumanidades
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorLadeira, Pedro Miguel Reixa
dc.contributor.authorJerónimo, Rodrigo Bispo
dc.date.accessioned2025-11-24T12:30:00Z
dc.date.available2025-11-24T12:30:00Z
dc.date.issued2025
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente escrito surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Primeiramente é evidenciada a prática pedagógica feita na Escola Profissional do Conservatório Regional de Castelo Branco demonstrando a contextualização de estágio e seguidamente a explanação do estudo investigativo acerca da sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco com o levantamento das técnicas essenciais violoncelísticas à sua execução como forma de orientação ou guia pedagógico para o melhoramento do domínio técnico do instrumentista. O estudo foi estruturado por meio de uma metodologia de investigação, combinando a revisão teórica com a elaboração de um inquérito para apurar a pertinência do desenvolvimento das técnicas constantes na obra e a sua importância enquanto violoncelista. A investigação compreendeu uma fase inicial exploratória que permitiu formular as questões necessárias e os respetivos objetivos a atingir, de seguida, realizou-se a revisão de literatura que permitiu elaborar o enquadramento teórico do trabalho por forma a comprovar a veracidade do mesmo.por
dc.description.abstractAbstract: This essay is part of the Master's in Music Education program at the Escola Superior de Artes Aplicadas of the Instituto Politécnico de Castelo Branco. It first highlights the pedagogical practice undertaken at the Escola Profissional of the Conservatório de Castelo Branco, demonstrating the contextualization of the internship. It then explains the investigative study of Luís de Freitas Branco's sonata for cello and piano, surveying the essential cello techniques for its performance as a form of guidance or pedagogical guide for improving the instrumentalist's technical mastery. The study was structured using a research methodology, combining theoretical review with the development of a survey to determine the relevance of the development of techniques present in the work and their importance for the cellist. The research includes an initial exploratory phase that allowed for the formulation of the necessary questions and its goals to be achieved. Subsequently, a literature review was conducted to develop the theoretical framework for the work to verify its accuracy.eng
dc.identifier.tid204055342
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10363
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectLuís de Freitas Branco
dc.subjectVioloncelo
dc.subjectEnsino de violoncelo
dc.subjectVioloncelo em Portugal
dc.subjectLevantamento de técnicas no violoncelo
dc.subjectCello
dc.subjectCello practice
dc.subjectCello in Portugal
dc.subjectResearch of cello techniques
dc.titleA Sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco como objeto para a construção de um guia pedagógico de apoio ao ensino do violoncelopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MESTRADO_RODRIGO_JERON.pdf
Size:
2.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: