EDUCARE/EDUCERE: Revista da Escola Superior de Educação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EDUCARE/EDUCERE: Revista da Escola Superior de Educação by Author "Cachapuz, António"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicasPublication . Paixão, Fátima; Cachapuz, AntónioAborda-se a problemática da valorização da História da Ciência no ensino tomando este numa perspectiva de ciência para todos os cidadãos, como se aponta nas orientações gerais da Reforma Curricular e em particular nas finalidades do Programa de Física e Química para o 3º Ciclo do Ensino Básico. É apresentada uma leitura crítica do Documento Oficial sobressaindo a diferença entre os Princípios Orientadores e as Sugestões e Metodológicas, estas afastadas daqueles. A análise converge para o tema “Conservação da massa nas reacções químicas”, pela sua importância como temática de grande valor histórico, epistemológico e educativo. Sugere-se uma possível estratégia de ensino.