Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.85 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Aborda-se a problemática da valorização da História da Ciência no ensino tomando este numa perspectiva de ciência para todos os cidadãos, como se aponta nas orientações gerais da Reforma Curricular e em particular nas finalidades do Programa de Física e Química para o 3º Ciclo do Ensino Básico. É apresentada uma leitura crítica do Documento Oficial sobressaindo a diferença entre os Princípios Orientadores e as Sugestões e Metodológicas, estas afastadas daqueles. A análise converge para o tema “Conservação da massa nas reacções químicas”, pela sua importância como temática de grande valor histórico, epistemológico e educativo. Sugere-se uma possível estratégia de ensino.
Description
Keywords
Didática Ciências Física e Química História da ciência Conservação da massa
Citation
PAIXÃO, Fátima ; CACHAPUZ, António (1998) - Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano 4, nº 5 (Dez.), p. 31-47.
Publisher
Escola Superio de Educação de Castelo Branco