ESECB - Escola Superior de Educação
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Browsing ESECB - Escola Superior de Educação by Author "Afonso, Inês da Conceição Marques"
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- A transmissão dos direitos da criança no 1º Ciclo : o papel dos textos de literatura para a infânciaPublication . Afonso, Inês da Conceição Marques; Pires, Maria da Natividade CarvalhoO presente relatório de estágio foi elaborado para apresentar de forma reflexiva a Prática Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, apresentando, de forma integrada, o trabalho realizado durante a Prática Supervisionada, a investigação desenvolvida sobre um tema específico e a implementação de atividades relacionadas com esse tema. A prática Supervisionada foi desenvolvida com uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e incluiu a componente investigativa que tem como tema: “A transmissão dos Direitos da Criança no 1º Ciclo – o papel dos textos de Literatura para a Infância”. A Convenção Internacional dos Direitos da Criança, aprovada por aclamação na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de Novembro de 1989, correspondeu a um dos sinais de transformação mais emblemáticos de toda a história das representações da infância. Com este relatório de estágio pretendemos aprofundar a reflexão e divulgação dos Direitos da Criança, fundamentando-se, primeiramente, sob um ponto de vista histórico para, de seguida, se perspetivar em termos de atividades pedagógicas. Pretendemos, também, através dos textos de Literatura para a Infância, sensibilizar os alunos para os Direitos da Criança, identificar práticas, na sala de aula, de promoção dos Direitos da Criança e identificar conceções do professor responsável sobre os Direitos da Criança. Para a realização do estudo, optámos por recorrer aos princípios do estudo de caso, uma metodologia qualitativa, onde o investigador participa ativamente na investigação. Para tal, recolhemos dados através da observação participante, pesquisa e notas de campo, registos audiovisuais, registos gráficos (guiões dos alunos) e inquéritos por questionário à professora cooperante. Finalmente, para dar resposta aos objetivos da investigação, procedeu-se à análise dos dados recolhidos. Através desta análise pudemos constatar que a turma onde foi implementado o estudo já tinha conhecimento dos Direitos da Criança e através dos textos de Literatura para a Infância foram assimilando novos conhecimentos.