Browsing by Author "Alves, Joana Mafalda Pauleta"
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- Avaliação de competências da escrita em crianças do pré-escolar na faixa etária dos 4/5 anosPublication . Alves, Joana Mafalda Pauleta; Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteO presente relatório de estágio foi redigido na etapa final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, e intitula-se “Avaliação de competências da escrita em crianças do Pré-Escolar, na faixa etária dos 4/5 anos”. Neste relatório começamos por apresentar uma panorâmica geral do trabalho desenvolvido durante o Estágio Supervisionado em Educação Pré-Escolar, dado que a investigação empírica realizada decorreu neste mesmo contexto. Fazemos, pois, uma síntese da nossa atuação pedagógica ao longo das unidades didáticas que lecionámos individualmente, incidindo, em particular, na organização das atividades levadas a cabo. Na segunda parte do nosso relatório de estágio procedemos à descrição da investigação empírica que fizemos. Esta incidiu sobre o desenvolvimento de competências de escrita em crianças entre os quatro e cinco anos de idade, sendo que os objetivos específicos do estudo foram: avaliar a capacidade de diferenciação entre desenho e escrita; avaliar o conhecimento sobre a orientação da escrita; avaliar o conhecimento de letras; avaliar as conceptualizações das crianças sobre a escrita. Tratou-se de um tipo de investigação qualitativa, especificamente, um estudo de caso, com uma amostra de conveniência, constituída por um grupo de seis crianças. As crianças da amostra foram previamente referenciadas pela Educadora Cooperante como sendo, dentro da faixa etária dos 4/5 anos, as três mais e as três menos desenvolvidas da sala, em termos de linguagem escrita. A recolha de dados foi feita através da nossa própria observação, de uma entrevista à Educadora, de notas de campo, de registos fotográficos e de produções textuais das crianças. Para atingir os objetivos específicos definidos para o estudo, foram desenvolvidas quatro atividades sobre escrita, uma para avaliar a capacidade de diferenciação entre desenho e escrita, outra para avaliar o conhecimento sobre a orientação de escrita, uma outra para avaliar o conhecimento de letras uma última para avaliar as conceptualizações das crianças sobre escrita. Os resultados destas atividades constituíram a fonte de dados principal a tomar em consideração neste estudo. Quer a componente de Estágio Supervisionado deste mestrado quer a componente investigativa no terreno foram fundamentais para o nosso crescimento profissional, ajudando-nos a refletir de forma mais consistente sobre as competências que um profissional desta área deve desenvolver.