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- Inter-relação entre a planificação orientada e a capacidade de planificar autonomamente antes da escrita de textosPublication . Lobão, Ana Cláudia Correia; Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteA escrita do presente Relatório de Estágio teve lugar na fase final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Nele relatamos o trabalho que desenvolvemos ao longo da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e também apresentamos os resultados de uma investigação de campo realizada, cujo tema foi “Inter-relação entre a planificação orientada e a capacidade de planificar autonomamente antes da escrita de textos”. Realizámos uma descrição detalhada do trabalho realizado ao longo de toda a Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta revelou-se essencial, visto que foi nesse período que realizámos a investigação. Deste modo, considerámos importante colocar no final do capítulo destinado a esta temática uma reflexão sobre a nossa atuação durante a Prática e a importância da professora-cooperante e do supervisor. O estudo foi realizado no ano letivo 2014/2015 numa turma de 4º ano de escolaridade, constituída por 25 alunos, da Escola Básica Afonso de Paiva, na qual ocorreu a Prática Supervisionada em 1º Ciclo. Desenvolvemos uma investigação qualitativa, cuja temática se centrou no Ciclo da Escrita, mais concretamente, na fase da planificação textual. Desta surgiram as seguintes questões-problemas que nortearam o estudo: Os alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico planificam, previamente, os textos que vão escrever? e Se forem implementadas, sistematicamente, atividades de planificação, os alunos automatizarão este processo antes da escrita de textos? Partindo destas questões os objetivos definidos foram: 1) Observar as práticas dos alunos com vista a determinar se têm hábitos de planificação antes de escrever o texto; 2) Implementar, sistematicamente, atividades de planificação orientada antes da escrita do texto; 3) Avaliar se a implementação de práticas de planificação orientada influencia a planificação autónoma das crianças; 4) Avaliar se a implementação de práticas de planificação ajuda a melhorar a competência de planificar autonomamente. Para atingirmos os objetivos e podermos inferir sobre os hábitos de planificação e a sua influência escrita dos alunos utilizámos como técnicas de recolhas de dados: a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e escritos. Levámos, também, a cabo quatro atividades de produção textual subordinadas ao tema da Unidade Didática a ser lecionada. Assim, propusemos duas atividades sem qualquer orientação prévia (primeira e última) e duas com realização de planificação prévia orientada por nós (segunda e terceira). Apesar do pouco tempo disponível, os resultados obtidos neste estudo permitem concluir que a aquisição de hábitos de planificação prévia do texto não é uma competência que se alcance num curto espaço de tempo. Contudo, se for trabalhada de forma sistemática os alunos passam a ter usufruto desta mesma. Com este estudo pudemos concluir que, ao nível da escrita, é essencial que, desde cedo, seja feito um trabalho constante e metódico para que os alunos se consciencializem da importância do ato de escrever e de todas as fases que o compõem, de forma a serem bons escreventes.
- Um universo paraleloPublication . Gouveia, Joana Isabel Vieira; Fernandes, Ana Margarida PiresO presente relatório surge no âmbito do estágio curricular, concretizado numa empresa de consultoria em calçado designada Glamourcountry, Lda. No decurso da exposição, serão enumerados diversos aspetos relacionados com o trabalho de consultoria em escritório, o design propriamente dito, o calçado, aspetos mais importantes a ter em conta no processo de fabricação e o trabalho da empresa Glamourcountry. É essencial compreender a origem do calçado e a sua evolução, tanto na parte do conforto como no seu design e conceção, para que este possa ser produzido conforme as necessidades do mercado. Por estes motivos, será feita uma pequena introdução sobre o desenvolvimento do calçado ao longo do tempo, dando ênfase aos aspetos de design e conforto (psicológico e ergonómico). Uma empresa de consultoria deverá ter sempre em atenção todos os pormenores pedidos pelos clientes, para que possa produzir produtos de qualidade e que acima de tudo corresponda às necessidades. Embora a empresa Glamourcountry não possua uma coleção própria, serão apresentados alguns trabalhos que foram efetuados a pedido de marcas, clientes e futuros clientes da empresa (orçamentos para execução). No que diz respeito ao calçado português, verifica-se uma tendência de crescimento marcante, com registos não só a nível nacional mas também num plano internacional, como se revela notório através da procura, por parte de marcas estrangeiras, pela produção portuguesa. No decurso do relatório será retratado o desenvolvimento de uma coleção realizada ao longo do estágio, assim como a realização de trabalhos para a empresa e para os seus clientes, que integram as áreas de comunicação, imagem, gestão de produto, design e consultoria. Tomando como premissa a questão, “ É possível desenvolver coleções de calçado, colocando em prática diferentes técnicas de produção?”, o método utilizado aplica-se numa metodologia ativa, sendo esta adquirida através de investigação. Esta metodologia funciona como forma de conhecer as preferências do público face ao mercado do calçado, facilitando o desenvolvimento da coleção assim como a perceção das necessidades do utilizador. Este relatório apresenta-se referenciado com a formatação da APA Sixth.
- Sistema de informação, interação e recomendação personalizada de percursos e pontos de interessePublication . Fernandes, Fábio José Nunes; Ribeiro, Fernando Reinaldo Silva GarciaHoje em dia, as aplicações que são desenvolvidas para apoiar os turistas devem ir mais além do que simplesmente fornecer informações sobre locais, ou recomendar locais ou rotas com base na localização do utilizador. As aplicações devem ser capazes de fornecer aos utilizadores mecanismos simples para interagir com os locais de interesse. Devem também fornecer informações e recomendações sobre novos lugares ou percursos que sejam adequados aos seus interesses. Neste trabalho realizamos uma análise aos métodos de funcionamento das aplicações existentes para dar apoio ao turista. Descrevemos um sistema que explora informações sobre as interações dos turistas com os locais de interesse, e as suas opiniões sobre cada lugar. Para um melhor entendimento ao conceito deste trabalho apresentamos dois protótipos. Um dos protótipos desenvolvidos é o backoffice que dará suporte à aplicação móvel. Outro protótipo desenvolvido foi um sistema móvel com o qual o utilizador final, neste caso o turista, irá interagir.
- Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionadaPublication . Caroço, Vera Sofia Martins; Gil, HenriqueEste artigo reflete a importância dos blogues educativos como fator de aproximação entre a família e a escola. As tecnologias digitais têm, grande impacto na educação, criando novas formas de aprendizagem, divulgação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre o professor, o aluno e a sua família (pais/encarregados de educação). 0 objetivo da investigação realizada foi o de verificar qual o contributo dos blogues educativos corno fator de aproximação entre a família e a escola. A investigação foi realizada numa escola de 1. º CEB e no 1.º ano de escolaridade, onde participaram 25 alunos com idades entre os 6 e 7 anos. A metodologia aplicada para a realização desta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista, onde se efetuou urna investigação que se reporta a um estudo de caso e a uma investigação-ação. A análise dos dados demonstrou que tanto os alunos como os pais/encarregados de educação referiram ter sido importante explorar os blogues educativos como forma de motivar os alunos pelo caracter intuitivo que os mesmos proporcionam ao terem contribuído para uma melhoria de aprendizagem dos alunos.
- Envelhecimento, trabalho e práticas de gestão de recursos humanosPublication . Pinto, Ana Roque Santos; Ramos, Sara Cristina Moura da SilvaNum futuro próximo o envelhecimento demográfico terá consequências relativas quer na população em geral, quer na composição da população ativa e na escassez de algumas competências. O objetivo geral desta investigação visa compreender quais as práticas de GRH que contribuem para a retenção dos trabalhadores de diferentes idades. Com base nestas premissas, realizámos três estudos com o objetivo de (1) perceber se e como os Gestores de RH consideram a questão da idade no desenvolvimento de práticas de GRH. Neste sentido, entrevistámos 14 gestores de RH de pequenas, médias e grandes empresas e realizámos uma análise qualitativa; (2) analisar a relação entre as práticas de GRH e as intenções de reforma. Para tal, aplicámos um questionário online a 402 trabalhadores de várias empresas; (3) analisar bundles de GRH em vez de práticas isoladas de GRH, salientando assim a importância da coerência do sistema de GRH como um todo. A amostra foi a mesma do estudo anterior. O não-alinhamento entre as práticas efetivas nas organizações e as práticas que os trabalhadores consideram importantes, parece tornar evidente que ainda há muito trabalho a ser feito nesta área, salientando a importância do desenvolvimento de práticas adequadas às necessidades e desejos dos trabalhadores. Entendemos que o nosso estudo pode ser um ponto de partida para a investigação sobre os possíveis fatores de apoio envolvidos na questão da idade, uma vez que existe uma relação entre a perceção das práticas de GRH e a intenção de reforma.
- A importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Pinto, Cristela Ferreira; Mesquita, Maria Helena Ferreira de PedroO objetivo deste estudo é compreender a importância do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O Decreto-Lei 3/2008 prevê a criação de parcerias entre os agrupamentos de escolas e as instituições de educação especial, disponibilizando, desta forma, uma equipa de técnicos especializados que constituem o CRI. Este trabalho projeto é um “estudo de caso” qualitativo e descritivo aplicado a um CRI de uma Instituição Particular de Solidariedade Social que estabelece parceria com dois agrupamentos de escolas da sua área geográfica. Para atingir este objetivo, primeiramente, foi necessário identificar e caracterizar o CRI, a sua estrutura e a equipa de técnicos que nele desenvolvem o seu trabalho, através de recolha de informação por meio de entrevistas realizadas aos intervenientes neste processo. Para posteriormente, descrever junto dos que operam diretamente no CRI qual o seu conceito de inclusão e identificar a sua opinião sobre qual a importância do CRI para a inclusão de crianças com NEE. Os resultados obtidos permitiram concluir que o CRI é de extrema importância para o desenvolvimento integral dos alunos com NEE. Permitindo uma complementaridade de recursos às escolas, pelo trabalho desenvolvido fornecendo estratégias aos professores e auxiliares, pela sua sensibilização aos professores e à comunidade e também na partilha de aprendizagens mútuas, promovendo a tolerância e respeito pela diferença.
- Behaviour of joint components of I beam to tubular columns connections with welded reverse channelPublication . Magalhães, Luís; Rebelo, Carlos; Jordão, SandraThe main purpose of this investigation is the characterisation of the nonlinear cyclic behaviour of steel joints between I profile beams to hollow section columns with welded reverse channel. In this paper a comparison is made between experimental tests and numerical finite element model results. In the experimental program the characteristics of the nonlinear behaviour of the principal reverse channel components is assessed by means of bending tests. The numerical models are developed in the software LUSAS and calibrated with the results from the experimental tests. The main focus of these tests will be on the results concerning the main components of the reverse channel detail, i.e. web face in bending, flanges panels in shear, compression and tension, in terms of strength, stiffness and rotation capacity. The parameters which have been varied in the tests are the geometry of the loaded area and the dimensions of the flanges and web of the U shaped element.
- O quadro interativo multimédia (QIM) no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escritaPublication . Dias, Vanessa Sofia; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteAs Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) têm vindo a ganhar uma grande relevância na sociedade atual («sociedade em rede»). Cada vez mais se impõe como fundamental que as instituições escolares e os seus intervenientes valorizem as tecnologias digitais e promovam a sua efetiva utilização, retirando das mesmas o seu melhor proveito. Para o efeito, não poderá ser descurada uma formação contínua ao longo da vida que inclua as tecnologias digitais para que se proporcione uma verdadeira inclusão social. A investigação proposta pretendeu averiguar qual o contributo da utilização do quadro interativo multimédia (QIM) para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Como tal, os principais objetivos aos quais se procurou dar resposta foram os seguintes: introduzir a utilização do QIM em contexto educativo e promover a sua utilização específica no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, propondo estratégias didáticas nesse sentido; avaliar se a referida utilização melhora efetivamente o processo de ensino/aprendizagem na área em causa; identificar quais as principais vantagens e desvantagens que lhe estão inerentes. A implementação da investigação supracitada ocorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1º CEB (PES-1ºCEB) com uma turma de alunos do 1º ano de escolaridade da Escola Básica São Tiago de Castelo Branco. A metodologia adotada pressupôs uma investigação de caráter qualitativo, congregando, simultaneamente, uma abordagem que privilegiou o estudo de caso e a investigação-ação. O estudo foi baseado no trabalho de campo, que envolveu um grupo particular de alunos e a utilização de um dispositivo digital específico – o QIM. Paralelamente, propuseram-se alterações no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita com a utilização desse mesmo recurso tecnológico, analisando e refletindo continuamente acerca da implementação propriamente dita e dos resultados obtidos com a mesma. As técnicas e instrumentos aplicados na recolha e análise dos dados foram a observação participante e as notas de campo, o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista (análise de conteúdo), as produções dos alunos e os registos fotográficos/filmagens. A triangulação dos dados possibilitou a perceção de que, em termos comparativos, a utilização do QIM veio promover melhores aprendizagens no âmbito do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Os índices de concentração dos alunos foram sendo mais extensos e mais consistentes, levando a uma melhoria gradual no seu desempenho.
- APISIG - ordenamento apícola na região de Castelo BrancoPublication . Anjos, O.; Silva, Gabriela Alexandra Fernandes da; Roque, Natália; Fernandez, PauloA apicultura desempenha um papel de relevo e importância crescente na sustentabilidade e desenvolvimento das áreas rurais. Apesar do número de apicultores não profissionais ser elevado na região de Castelo Branco, assiste-se atualmente a um grau de profissionalização mais elevado no sector é notório o aumento de apicultores profissionais de grande dimensão e com uma formação de nível avançado neste sector. Por outro lado as infraestruturas criadas na região permitem o aumento, com qualidade, da prática da apicultura e transformação dos diferentes produtos da colmeia.
- Biometria do fruto da figueira-da-índia [(Opuntia ficus-indica (L.) Miller].Publication . Reis, C.M.G.; Gazarini, Luiz Carlos; Ribeiro, M.M.A.A figueira-da-índia [Opuntia ficus-indica (L.) Miller] é uma espécie da família Cactaceae, com centro de origem e domesticação no México e terá sido introduzida na Península Ibérica no início do séc. XVI [1]. Possui características morfofisiológicas particulares que permitem uma elevada eficiência de utilização da água [2]. Esta espécie representa uma cultura alternativa para as regiões do interior de Portugal onde se prevê que as alterações climáticas possam vir a ter maior impacto [3]. Idealmente, para exportação, os frutos devem possuir peso superior a 120 g, percentagem de polpa superior a 55% e um teor mínimo de sólidos solúveis totais (SST) de 13% [4]. Neste trabalho pretendeuse estudar alguns aspetos biométricos do fruto de ecótipos de O. ficus-indica. Em Maio de 2012 foram plantados, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco num solo de baixa aptidão agrícola, cladódios de dezasseis ecótipos de O. ficus-indica (provenientes de diferentes locais do centro e sul de Portugal) e duas cultivares italianas (“Gialla” e “Bianca”). O delineamento experimental consistiu em blocos casualizados completos com três repetições. O compasso foi de 2,5 x 1,5 m, com 15 plantas por população e um cladódio por cova. O ensaio foi conduzido em sequeiro nos dois primeiros anos, tendo sido fornecido no terceiro ano aproximadamente 70 mm de água. Foi realizado o controlo mecânico de infestantes, sem mobilização do solo. No terceiro ano de ensaio, em cada população, foram colhidas 3 amostras de 10 frutos (n=30), tendo sido quantificados os seguintes parâmetros biométricos: peso fresco, comprimento (C), largura (L), forma (L/C), espessura da casca, peso da polpa, percentagem de polpa, peso de semente por fruto, percentagem de semente, peso de 100 sementes e teor de SST. Este último foi determinado em 3 sumos por ecótipo. Após análise de normalidade e homogeneidade de variâncias, os dados foram tratados por ANOVA, seguida da comparação múltipla de médias (testes de Tukey ou de Games-Howell) e análise classificatória hierárquica (hierarchical cluster analysis). Registaram-se diferenças significativas entre as populações para todas as variáveis estudadas. Da análise classificatória, os ecótipos podem ser colocados em dois grupos, um que inclui os ecótipos com fruto de polpa laranja e forma ovoide e um segundo com ecótipos de polpa branca e forma elítica. Comparativamente aos frutos de polpa branca, os de polpa laranja apresentam maior peso, maior percentagem de polpa e menor percentagem de sementes. Contudo o peso de 100 sementes é menor nos ecótipos com frutos de polpa branca. A exceção é o ecótipo OFI-04 que apresenta polpa amarela, forma ovoide, elevada percentagem de polpa e baixa percentagem de sementes. Em todas as populações o teor de SST é igual ou superior a 13%. Alguns ecótipos, mesmo num solo marginal, produzem frutos de calibre aceitável para comercialização, desde que sejam realizadas práticas agronómicas adequadas.