Browsing by Author "Antunes, Ana Catarina Mendes"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aprender através do recurso digital Pixton : uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1º CEBPublication . Antunes, Ana Catarina Mendes; Gil, HenriqueA investigação foi realizada no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido na Escola Básica da Boa Esperança de Castelo Branco, ao longo da Pratica de Ensino Supervisionada (PES), com uma turma de 3o ano composta por 21 alunos. O objetivo da presente investigação e tentar compreender os potenciais que a utilização do Software ≪Pixton≫ poderá trazer para o processo de ensino/aprendizagem. Tentou-se perceber se a utilização deste software educativo e uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem através dos resultados obtidos a partir da construção da banda desenhada em suporte papel e em suporte digital no software educativo ≪Pixton≫. A questão fulcral em que se centrou o estudo foi a seguinte: ≪Poderá a utilização do computador, na elaboração de uma banda desenhada digital, criar melhores condições no processo ensino/aprendizagem na área do no Estudo do Meio?≫ Partindo desta questão-problema, os objetivos definidos foram: promover a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem no 1º CEB; explorar o recurso digital ≪Pixton≫ com vista a sua utilização em contexto educativo; criar melhores condições para o ensino/aprendizagem no 3º ano do 1º CEB, no Estudo do Meio, através da utilização do recurso digital ≪Pixton≫; recolher as opiniões dos alunos e dos professores relativamente as potencialidades do recurso digital ≪Pixton≫. Por forma a dar resposta a questão central da investigação e aos objetivos estipulados, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Assim sendo, foram utilizadas técnicas de recolha de dados como as observações participantes, notas de campo, inquéritos por questionário, registos fotográficos e a entrevista semiestruturada.
- Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Antunes, Ana Catarina Mendes; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO presente relatório de estágio foi realizado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido na Escola Básica da Boa Esperança de Castelo Branco, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), com uma turma de 3º ano que era composta por 21 alunos. O objetivo da presente investigação é tentar compreender os potenciais que a utilização do Software «Pixton» poderá trazer para o processo de ensino/aprendizagem. Tentou-se perceber se a utilização deste software educativo é uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem através dos resultados obtidos a partir da construção da banda desenhada em suporte papel e em suporte digital no software educativo «Pixton». A questão fulcral em que se centrou o estudo foi a seguinte: «Poderá a utilização do computador, na elaboração de uma banda desenhada digital, criar melhores condições no processo ensino/aprendizagem na área do no Estudo do Meio?» Partindo desta questão-problema, os objetivos definidos foram: promover a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem no 1ºCEB; explorar o recurso digital «Pixton» com vista à sua utilização em contexto educativo; criar melhores condições para o ensino/aprendizagem no 3º ano do 1º CEB, no Estudo do Meio, através da utilização do recurso digital «Pixton»; recolher as opiniões dos alunos e dos professores relativamente às potencialidades do recurso digital «Pixton». Por forma a dar resposta à questão central da investigação e aos objetivos estipulados, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Assim sendo, foram utilizadas técnicas de recolha de dados como as observações participantes, notas de campo, inquéritos por questionário, registos fotográficos e a entrevista semiestruturada. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares das turmas da Escola Básica da Boa Esperança. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados, permitiram concluir que ao utilizar o software «Pixton», os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas uma vez que, a sua utilização potenciou níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa ao longo das atividades propostas.
- Ensinar e aprender através da banda desenhada digital – Pixton : no 1º CEBPublication . Antunes, Ana Catarina Mendes; Gil, HenriqueA comunicação apresenta uma investigação realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB que foi implementado na Escola Básica da Boa Esperança de Castelo Branco, numa turma de 3º ano que incluiu 21 alunos. O principal objetivo da investigação foi o de averiguar e compreender os potenciais contributos, no processo de ensino/aprendizagem, através da utilização do Software «Pixton» (suporte digital que permite a criação de uma banda desenhada digital). Os resultados da investigação vieram demonstrar que a utilização do «Pixton» despertou nos alunos o prazer em realizar as atividades, mantendo-os mais motivados para as aprendizagens, não tendo sido necessário recorrer a estratégias diferenciadas para que resolvessem as atividades propostas. Dado que os alunos referiram, através do questionário, que as atividades que mais gostavam de fazer no computador era jogar, o «Pixton» conseguiu-lhes transmitir esse ambiente lúdico que muito apreciaram. Contudo, foi sempre intenção expressa utilizar o recurso digital como forma de complementar o papel do professor, recorrendo ao professor ou ao recurso digital sempre que tal se entendesse mais pertinente.