Browsing by Author "Antunes, Luzia Maria Vilela"
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- O abstrato das ciências e matemática no concreto da arte : relatório de estágioPublication . Antunes, Luzia Maria Vilela; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daA elaboração deste Relatório de Estágio resultou de todo o trabalho desenvolvido ao longo das Práticas Pedagógicas Supervisionadas (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Na primeira parte do documento descrevemos os princípios orientadores da ação e apresentamos um conjunto de situações de ensino e aprendizagem planeadas e implementadas ao longo de ambas as PES, acompanhadas de uma reflexão crítica sobre a prática de ensino desenvolvida. A segunda parte é dedicada à investigação que desenvolvemos no âmbito da PES em 1.º CEB. Neste âmbito, propusemo-nos promover no 4.º ano a educação em ciências e matemática pela arte, baseada numa metodologia que proporcione a inspiração, motive a expressão dos sentimentos, estimule a criatividade, promova a visão científica e, por conseguinte, desperte uma evolução para o pensamento abstrato. A investigação inseriu-se na problemática da interação entre os contextos de educação formal e não formal para a promoção de aprendizagens de âmbito curricular através da exploração de conexões naturais da ciência e da matemática com a arte. Para tal, apostámos na promoção do património cultural do meio envolvente e na exploração de obras artísticas do Mestre Manuel Cargaleiro através da implementação de um percurso de ação didática envolvendo uma visita de estudo ao Museu Cargaleiro, situado na zona histórica da cidade de Castelo Branco. Da problemática resultaram duas questões de investigação: 1) A articulação de contextos formais e não formais de educação pode desencadear uma estratégia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Básico? 2) Em que medida a observação e análise da obra artística de Manuel Cargaleiro pode contribuir para os alunos identificarem e apreciarem a presença de ideias geométricas e de fenómenos científicos (luz e cor)? A metodologia inseriu-se num paradigma qualitativo do tipo investigação-ação, assente nas características do professor-investigador tendo em vista a melhoria da sua prática de ensino assumindo uma postura descritiva, analítica e crítico-reflexiva. Da análise dos resultados sobressai o valor educativo da articulação entre os contextos de educação formal (sala de aula) e não formal (percurso e Museu Cargaleiro) que demonstrou ser uma prática pedagógica a promover no currículo, na medida em que contribuiu para despertar e fomentar aprendizagens no meio social, cultural e artístico. Evidenciou-se a contribuição desta dinâmica como via geradora de pensamento científico, de enriquecimento cultural dos alunos e de criação de uma motivação acrescida para as tarefas de matemática e das ciências naturais. Para tal, destacamos como a observação e análise da obra artística de Manuel Cargaleiro desencadeou uma visão mais holística nos alunos através da comunicação de ideias geométricas e de fenómenos da luz e da cor, bem como, na realização de atividades que proporcionaram aprendizagens de maior qualidade. “A arte faz-me sentir bem”, manifestou um aluno relevando o contributo da experiência de aprendizagem para o seu enriquecimento pessoal e social centrado no seu bem-estar humano.
- Articulação Ciência-Sociedade através do património artístico local : atividades e recursos didáticos centrados no Museu CargaleiroPublication . Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Antunes, Luzia Maria VilelaA educação em ciências com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) centra-se no reconhecimento da capacidade da ciência para o desenvolvimento de uma sociedade assente nos valores da democracia. Esta orientação implica mais do que ensino de conteúdos estritamente disciplinares. O património artístico construído pode ser fonte inspiradora para o enriquecimento curricular proporcionando aprendizagens ativas e integradas. Foi nesta linha que definimos como objetivo desenvolver, implementar e validar atividades e recursos que articulam as aprendizagens na escola e no Museu Cargaleiro (Castelo Branco), na educação em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). A investigação, com uma metodologia qualitativa, desenvolveu-se no âmbito do Estágio, numa turma de 4.ºano, inserindo-se na problemática da interação entre contextos de educação formal e não formal para a promoção da aprendizagem através da exploração de conexões das ciências com a arte. Para tal, planificámos uma visita de estudo ao Museu que contemplou a construção de recursos mediante o planeamento das três fases articuladas – antes, durante e após a visita. Da sequência didática, evidenciamos uma atividade de trabalho experimental que decorreu na fase após a visita, a fim de articular os conhecimentos adquiridos nas duas fases anteriores reforçando a compreensão dos fenómenos da luz e da cor, através da arte, envolvendo conhecimento da realidade próxima. Os resultados evidenciam que a aprendizagem dos alunos a nível de atitudes e capacidades e a nível cognitivo, avaliadas através de múltiplos registos, foi muito positiva.