Browsing by Author "Azevedo, Mariana Rita Santos de Almeida"
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- Implementar a prática de supervisão entre pares num agrupamento de escolasPublication . Azevedo, Mariana Rita Santos de Almeida; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daO estudo que se apresenta teve por finalidade implementar a prática de supervisão colaborativa no grupo de recrutamento 600-Artes Visuais de um agrupamento de escolas assim como identificar os fatores facilitadores e constrangedores inerentes a essa prática; conhecer as representações que os professores constroem em relação aos parâmetros de observação de aulas e perceber o efeito da prática reflexiva na supervisão colaborativa. Neste sentido, começou-se por procurar os fundamentos legislativos que poderiam sustentar a implementação desta prática no grupo tendo-se encontrado na alínea d) do artigo 10º do Estatuto da Carreira Docente, o texto que nos diz ser dever dos docentes Atualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos, capacidades e competências, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, de desenvolvimento pessoal e profissional e de aperfeiçoamento do seu desempenho, sendo, por conseguinte, fundamental promover a prática da supervisão, como forma de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem na escola. Organizou-se o estudo em três partes, a primeira, sustentada pelo enquadramento teórico, a segunda, pelo estudo empírico, e a terceira pelas considerações finais. Na primeira parte faz-se uma abordagem aos conceitos de Supervisão, de Supervisão colaborativa e de Reflexão, esta última associada às práticas reflexivas. Na segunda, optamos por uma investigação mista, qualitativa e quantitativa, tendo como design uma metodologia de estudo de casos. Utilizou-se como instrumentos de recolha de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e estruturada e a análise documental dos registos dos participantes, que foram submetidos à análise de conteúdo. O grupo de participantes era constituído por nove docentes, incluindo-se a formanda de mestrado. O estudo de caso, opção tomada, teve em consideração a diversidade de experiências vivenciadas pelos participantes e a diversidade de sentimentos, emoções e posturas que foram surgindo ao longo do percurso. Na terceira parte, apresentam-se as conclusões do estudo, onde o claro reconhecimento da necessidade de introduzir esta prática no grupo ficou patente na imediata disponibilidade dos docentes; constatou-se que os professores possuem as competências para a prática de supervisão colaborativa e que recorrem as estratégias que valorizam a reflexão, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento profissional. As recomendações que deste trabalho poderão surgir remetem -se, a nível da formação individual, para a necessidade de uma maior familiarização dos professores em relação aos modelos e práticas de supervisão, aos meios mais apropriados à prática reflexiva e sua efetiva apropriação e, ao nível do coletivo e da organização do serviço dos professores criar momentos destinados a essa prática conjunta.