Browsing by Author "Baltazar, Mariana Ferreira"
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- Desenvolvimento de competências auditivas harmónicas através do repertório do século XVIII : propostas de estratégias para a formação musical no 2º cicloPublication . Baltazar, Mariana Ferreira; Ladeira, Pedro Miguel Reixa; Delgado, João Pedro MartinsO presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos, e sobre a unidade curricular de Projecto de Ensino Artístico. Em relação à primeira é realizada uma contextualização do meio escolar e das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto, seguindo-se algumas reflexões de aulas observadas, e planificações e reflexões de aulas leccionadas. Esta parte do relatório termina com uma reflexão sobre outras actividades realizadas na SAMP, assim como com uma reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada. Em relação à unidade curricular de Projecto de Ensino Artístico foi desenvolvido um projecto cujo objectivo principal foi a criação de um Guia de Estratégias que contempla actividades para a aprendizagem de conteúdos harmónicos, na disciplina de Formação Musical, no 2º ciclo, com base na audição de obras do século XVIII. A fim de fundamentar teoricamente a escolha das estratégias, assim como perceber a importância que os momentos de escuta musical têm nesta fase da aprendizagem, foi feita uma pesquisa em torno de diversos autores, como Gordon, Swanwick, Willems, Ramaeu, Schoenberg, entre outros. Trata-se de uma investigação-acção que visa compreender se os momentos de escuta musical ajudam os alunos durante a aprendizagem de conteúdos teóricos relacionados com harmonia. O guia foi aplicado por sete professores durante seis semanas. Antes e depois da aplicação do guia foram realizados inquéritos por questionário a professores e alunos de Formação Musical, do 2º ciclo. Por último foram retiradas as conclusões do estudo, onde são apontadas as suas limitações, assim como os aspectos positivos da investigação realizada.