Browsing by Author "Belo, Ana Paula Pires Rodrigues"
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- A educação para a saúde nas crianças e nos jovens numa escola de ensino básico: contributos sociológicos para uma vida saudávelPublication . Belo, Ana Paula Pires Rodrigues; Ramos, Francisco MartinsTítulo: “A Educação para a Saúde nas Crianças e nos Jovens numa Escola de Ensino Básico: Contributos Sociológicos para uma Vida Saudável”. Este estudo centra-se na educação para a saúde, concretizado por uma abordagem qualitativa e quantitativa numa Escola EB 2/3 do Fundão e concentrou os seus objectivos em conhecer as práticas de educação para a saúde efectuada na Escola; identificar nos alunos e pais conhecimentos adquiridos e respectiva aplicação; descrever os factores sociais que influenciam os estilos de vida e apresentar propostas de intervenção. Os resultados obtidos sugerem que as práticas usuais de educação para a saúde são adequadas e facilitadoras para a aprendizagem de comportamentos saudáveis. Todos reconhecem que a educação para a saúde é fundamental. Os pais apontam a necessidade em aplicar devidamente os conhecimentos adquiridos. Os alunos evidenciam alguns conhecimentos. Revelam fragilidades e, nalguns casos, demonstram comportamentos inadequados. Os professores e profissionais de saúde manifestam preocupação porque os alunos não aplicam os conhecimentos ministrados.
- Supervisão em ensino clínico de enfermagem perspectiva do alunoPublication . Belo, Ana Paula Pires Rodrigues; Tavares, Maria Isabel Lobo de Alarcão e Silva; Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes daAs principais preocupações deste estudo centram-se na supervisão em ensino clínico e na forma como os alunos a percepcionam. Propusemo-nos compreender o significado que os alunos de enfermagem atribuem à supervisão em ensino clínico. É uma área complexa, abrangente e problemática e que, no que respeita à perspectiva do aluno, se encontra pouco aprofundada. Preocupamo-nos e interessamo-nos por esta temática porque somos supervisores de alunos de enfermagem. É um estudo qualitativo de natureza exploratória-descritiva e está organizado em duas partes que se interligam. Na primeira parte fazemos um enquadramento teórico de acordo com a problemática em estudo. A segunda parte é constituída pelo estudo empírico que engloba as questões de investigação, os objectivos formulados, a metodologia, a apresentação e análise interpretativa dos dados e a discussão dos resultados. A recolha de informação foi efectuada em três Escolas Superiores de Enfermagem do País, e foram inquiridos trinta alunos do 4º ano de licenciatura em enfermagem. No sentido de obter reacções espontâneas, baseadas nas suas vivências reflectidas, criámos um guião em que eram solicitados a narrar um episódio ocorrido em ensino clínico que, para eles, tivesse sido significativo. As trinta narrativas de episódios significativos, foram sujeitas à técnica de análise de conteúdo. Os dados foram agrupados em cinco áreas temáticas: Representação dos alunos sobre supervisão; Relação em contexto supervisivo; Competências do aluno, do enfermeiro cooperante e do docente; Estratégias de Supervisão; Condições de Trabalho para a Supervisão. Após a interpretação dos resultados apresentamos as conclusões e sugestões de possíveis intervenções e futuras investigações. Os resultados obtidos sugerem que, na opinião dos alunos, a supervisão em ensino clínico não é adequada, nem facilitadora da aprendizagem. Reconhecem que os supervisores são a peça fundamental para o seu crescimento profissional, mas apontam a necessidade de aperfeiçoamento em algumas competências. Atribuem muita importância à comunicação na relação supervisiva em ensino clínico, mas constatam a existência de muitas situações de comunicação insuficiente. Os alunos evidenciam desenvolvimento de algumas competências em ensino clínico, tais como competências cognitivas, atitudinais, comunicacionais e técnicas. Revelam consciência das fragilidades e, nalguns casos, evidenciam competências de auto-aprendizagem. Estes resultados sugerem-nos a realização de um estudo sobre a mesma temática, comparativo e mais abrangente, isto é, extensível a mais alunos. Assim como uma futura investigação que se debruce apenas sobre a relação supervisiva, dimensão que se evidenciou não só relevante, mas também problemática.