Browsing by Author "Borga, Ada Gomes"
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- Princípios orientadores para o desenvolvimento de estratégias de comunicação aplicadas à nutrição desportivaPublication . Borga, Ada Gomes; Neves, João Vasco MatosA procura por um estilo de vida saudável tem sido uma tendência crescente nos últimos anos, tornando consequentemente a nutrição desportiva uma área cada vez mais relevante. A presente dissertação surge no seguimento do interesse da empresa Albisabores em explorar esta área, em particular no desenvolvimento do projeto Fit Online, centrado na comercialização de produtos de nutrição desportiva. Compreendeu-se, durante o estágio, a relevância de estabelecer princípios orientadores para o desenvolvimento de estratégias de comunicação dedicadas ao setor, princípios esses centrados na gestão de marca e estratégias, que podem ser adaptados a outros setores, se assim de interesse. A investigação propõe a criação de uma proposta de princípios que possam auxiliar designers, gestores de marca, marketeers, empreendedores e até mesmo PME’s, no desenvolvimento de marcas. Foi de interesse compreender as envolvências do setor, a forma como o mesmo tem evoluído e para onde se dirige, bem como proceder à análise e reflexão de abordagens visuais e comunicacionais de outras marcas dedicadas à nutrição desportiva, de forma a desenvolver uma visão mais completa e informada dos elementos que ligam as temáticas, e consequentemente, que proporcionaram a chegada aos princípios. Foram utilizadas diferentes metodologias intervencionistas e não intervencionistas, incluindo a revisão de literatura, estudo de casos e investigação ativa. Os princípios foram desenvolvidos através da triangulação das informações obtidas durante a investigação, em particular, das análises do enquadramento teórico, estudo de casos e estágio, sendo que estas serviram como base para a criação dos princípios em causa. Foram analisadas marcas de sucesso e destaque no setor, e colocadas ao nível das reflexões apresentadas pelos autores de referência, permitindo aquando da definição dos princípios, uma visão aberta, envolvente e panorâmica, de como uma marca pode ou não funcionar, de que forma as estratégias de comunicação devem ser colocadas e ainda, a importância do design no sucesso de uma marca, associada à sua estratégia.
