Browsing by Author "Branco, Dina Maria Monteiro dos Santos Baltazar"
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- Dificuldades de alunos disléxicos em inglês língua estrangeira: contributos formativos para o desenvolvimento da consciência fonológica e ortográficaPublication . Branco, Dina Maria Monteiro dos Santos Baltazar; Morgado, Maria Margarida Afonso de Passos; Cruz, Vítor Manuel Lourenço daA dislexia sendo uma das perturbações com maior número de alunos numa escola, é, por oposição, uma das menos conhecidas tanto no que diz respeito à sua natureza, como à forma de atuação por parte de um professor. Caracteriza-se por ser uma dificuldade de aprendizagem da leitura, e para que a competência leitora se consiga desenvolver é necessário conciliar vários elementos como: nível de alfabetização, reconhecimento visual das palavras, consciência fonológica, decodificação, compreensão, estrutura da linguagem, raciocínio verbal, vocabulário, conceitos e conhecimento prático da língua. Os disléxicos têm, normalmente, dificuldades em ler com precisão e fluência e, eventualmente, problemas na compreensão de textos. Pretendeu-se com o presente trabalho (1) perceber que informação os professores de LI têm sobre a dislexia e a forma como esta afeta o ensino/aprendizagem da LI por alunos disléxicos; (2) saber como os professores de LI desenvolvem a sua prática pedagógica com estes alunos; e (3) perceber o impacto nas práticas pedagógicas de uma formação curta e concisa, adaptada pela investigadora do curso DysTEFL, a partir das perceções dos professores envolvidos e das notas de campo da própria investigadora. Na presente investigação, no enquadramento teórico sobre dislexia, inclui-se uma revisão sobre a natureza das línguas, quanto à sua opacidade ou transparência, dado que nos interessava estudar a dislexia em relação com o ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira (inglês). Realizou-se um pequeno estudo exploratório com cinco docentes de Língua Inglesa (LI), partindo das suas experiências: dificuldades sentidas e estratégias usadas para ajudar alunos com dislexia, para recolha de elementos sobre as suas perceções e preparação para responder às dificuldades sentidas por parte de um aluno disléxico em aula de inglês. Recolhidos dados iniciais sobre os conhecimentos destes docentes, desenhou-se um plano de intervenção para testar alguns dos recursos e estratégias sugeridos pelo e-curso DysTEFL e divulgar conhecimentos sobre o que é a dislexia. Abordou-se a formação destes cinco professores em comunidade de prática e em ciclos de investigação-ação. O objetivo da intervenção/formação visou essencialmente que os professores envolvidos desenvolvessem competências, conhecendo novas ideias e práticas possíveis de adaptar à rotina de lecionação, através de atividades dinamizadas pela investigadora/formadora e fomentar novas atitudes, nos docentes de LI, no processo ensino e aprendizagem da LI de forma a ajudarem alunos disléxicos a ultrapassarem as suas dificuldades. Após e durante a intervenção/formação recolheram-se dados junto dos professores envolvidos utilizando uma metodologia de investigação-ação de natureza exploratória, com uma abordagem de investigação do tipo qualitativo e descritivo, ainda que, por vezes se incluam dados de natureza quantitativa. Utilizaram-se diversos instrumentos de recolha de dados, tanto escritos como orais, como: Grelha de Avaliação SQA - o que Sei, o que Quero saber e o que Aprendi; Questionário a Professores de Inglês, sessões de “focus group” e notas de campo. Conclui-se sobre a necessidade de formação inicial e contínua de professores de LI, relativamente à dislexia, que os docentes demonstraram poucos conhecimentos sobre a perturbação em questão revelando interesse nas diferentes abordagens que devem ter de modo a conseguir ensinar de forma eficaz a língua inglesa. Os poucos conhecimentos e informação devem-se ao facto de não terem tido, na sua formação inicial, nem contínua informação suficiente sobre o que é a dislexia assim como de métodos de trabalho mais adequados com alunos com este distúrbio.