Browsing by Author "Cardoso, Margarida Bandeiras"
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- Atividades de matemática e de ciências no horto de Amato LusitanoPublication . Cardoso, Margarida Bandeiras; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daEste Relatório de Estágio é o culminar da ação educativa desenvolvida durante as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas práticas foram realizadas, respetivamente, no Centro Social Padres Redentoristas com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 5/6 anos e na Escola Básica Afonso de Paiva com uma turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório encontra-se organizado em três partes que se complementam e relacionam entre si. Assim, as partes um e dois são referentes à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida, respetivamente, em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada uma delas, apresentamos a caraterização das instituições onde foram desenvolvidas e do grupo de crianças com que trabalhámos, descrevemos, ainda, as atividades implementadas e refletimos sobre a prática desenvolvida. A terceira parte respeita à investigação desenvolvida numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida na problemática da interação entre contextos formais e não-formais e orientada pelas seguintes questões: “A realização de atividades na área das Ciências e da Matemática, de cariz experimental ou exploratório no Horto de Amato Lusitano, contribui para aprendizagens significativas e para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais das crianças?”; “Como articular as atividades desenvolvidas no Horto de Amato Lusitano com as atividades desenvolvidas em sala de aula?”; “O recurso a contextos de educação não formal ajuda as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico a valorizar, a apreciar e a atribuir significado à Matemática e às Ciências?”. A investigação realizada assumiu o desenho de investigação-ação sustentado num paradigma qualitativo. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados incluíram: observação participante, notas de campo, registo fotográfico, entrevista semiestruturada à professora cooperante, questionário aos alunos e registos escritos produzidos pelos alunos. Para análise dos dados recorremos à análise de conteúdo, tendo em consideração a definição prévia de categorias de análise. Após a análise dos dados obtidos no estudo foi possível concluir que as atividades desenvolvidas na interação entre a sala de aula e o Horto de Amato Lusitano possibilitaram, aos alunos, adquirir novos conhecimentos e fortalecer aprendizagens de índole curricular. Como se tratavam de crianças da cidade, a oportunidade que tiveram em contactar com a terra, semear, entre outras tarefas proporcionou-lhes uma motivação acrescida – queriam saber tudo e como se fazia, preocupavam-se com os colegas, entre outras questões. Como as competências sociais são fundamentais, as crianças puderam desenvolver a entreajuda; a cooperação; a partilha de conhecimentos; preocupações ambientais; regras, de cidadania e outras. A importância deste trabalho de investigação não se traduz apenas na valorização das competências curriculares mas assume um caráter mais abrangente – o desenvolvimento global das crianças.