Browsing by Author "Cardoso, Raquel Pereira"
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- Tratamento didático do erro na produção escrita dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico : um estudo de casoPublication . Cardoso, Raquel Pereira; Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteA escrita do presente relatório de estágio teve lugar na fase final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Nele relatamos o trabalho que desenvolvemos ao longo da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico e também apresentamos os resultados de uma investigação de campo, intitulada “Tratamento didático do erro na produção escrita dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico - Um estudo de caso”. Procedemos a uma descrição detalhada do trabalho realizado ao longo de toda a Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresentamos uma reflexão final acerca de cada prática, bem como a explicação pormenorizada de cada semana individual e respetiva reflexão. A investigação foi realizada no ano letivo 2015/2016 numa turma de 3.º ano, constituída por 27 alunos, da Escola Básica Integrada João Roiz, na qual decorreu a Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolvemos uma investigação qualitativa, cuja temática se centrou no tratamento didático do erro ortográfico. Desta surgiram as seguintes questões-problema que nortearam o estudo: Todos os alunos da turma têm o mesmo grau de desenvolvimento da competência ortográfica? Será possível melhorar o nível de desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos através de atividades específicas? Partindo destas questões, os objetivos definidos foram: 1. Avaliar o desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos; 2. Propor atividades que ajudem a resolver os problemas ortográficos detetados. Para atingirmos os objetivos e podermos inferir e concluir sobre o desenvolvimento da competência ortográfica perante as atividades propostas, utilizámos como técnicas de recolhas de dados: a observação participante, as notas de campo e os registos gráficos. Para além da atividade de produção escrita para diagnosticar o tipo de erro ortográfico mais recorrente, levámos a cabo duas atividades para promover a consolidação ortográfica e apelar à reflexão sobre o modo como as palavras se escrevem, tendo em conta as regras ortográficas. A quarta atividade enquadrou-se numa avaliação, para averiguar o desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos perante as atividades implementadas. Apesar do pouco tempo disponível, os resultados obtidos neste estudo permitem corroborar o potencial construtivo, didático e criativo do erro ortográfico, perante o ensino reflexivo do mesmo, afastando o caráter punitivo por vezes utilizado nas escolas. Assim, ao longo desta investigação, não é dada primazia ao número de erros cometidos pelos alunos, mas sim à evolução do processo de aprendizagem inerente às atividades propostas. Sendo um tema pertinente para qualquer professor de 1.º Ciclo do Ensino Básico, esta investigação permite proporcionar uma visão construtiva, didática e criativa do erro ortográfico, encarando-o como objeto de estratégia a serviço da inovação educativa utilizada nas salas de aula.
