Browsing by Author "Carvalho, Diego Henrique Swallow de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias para o aprimoramento do ensino de violino nos diferentes estágios de desenvolvimento cognitivoPublication . Carvalho, Diego Henrique Swallow de; Trindade, Alexandra Sofia Monteiro da Silva; Ferreira, Isabel Maria Esteves da SilvaO presente relatório de estágio está dividido em duas partes: a primeira dedicada à descrição das atividades relacionadas à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte responsável pela investigação que atribuiu o título deste trabalho (estratégias para o aprimoramento do ensino de violino nos diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo). Para cumprir com os objetivos inerentes à primeira parte deste relatório, foi realizado um estágio com um grupo de classe de conjunto e com uma aluna de violino durante todo o ano letivo 2021/2022 no Conservatório Caldas da Rainha. No que se refere à segunda parte, foi realizado um estudo sobre a correlação entre o processo de ensino/aprendizagem do violino e os diferentes estágios cognitivos catalogados por Piaget. Pelas similaridades técnicas com a viola d’arco e por também ter formação neste instrumento, decidi por ampliar sutilmente a temática inicialmente indicada e contemplar a viola d’arco neste estudo. Ao longo da história, muitas metodologias para o ensino da música foram desenvolvidas e aperfeiçoadas, mas por outro lado, é pouco comum que métodos e filosofias de ensino de música levem em consideração diferentes etapas do desenvolvimento físico e mental do ser humano para traçar distintas estratégias que beneficiem o ensino e aprendizagem do instrumento, fazendo com que o empirismo seja a única fonte de análise e comparação entre alguns professores. De forma a enriquecer a investigação relacionada com a segunda parte deste trabalho, foram coletados dados das seguintes fontes: - Publicações que abordam o desenvolvimento cognitivo, assim como a combinação deste tema com o ensino de música, dando preferência na aplicação ao violino e viola d’arco;a diferentes grupos etários, foram enviados formulários a professores de violino e/ou viola d’arco que usam o método Suzuki; - Estudos experimentais com alguns alunos para analisar o processo de evolução técnica e/ou musical desde a minha perspetiva e a dos estudantes. E durante a dissertação me proponho a responder as seguintes perguntas: - Que características são encontradas nos alunos em diferentes estágios cognitivos? - De que maneira as especificidades que implicam cada faixa etária impactam na aprendizagem do violino e viola d’arco? - Que resultados são apresentados por estudos que combinam o ensino do instrumento e as etapas do desenvolvimento humano? - Os professores entrevistados fazem adaptações metodológicas a fim de aprimorar a qualidade do processo de aprendizagem? - Como os alunos reagiram aos exercícios que trabalhamos e de que forma avaliaram as atividades realizadas? - Visando entender se são feitas adaptações no ensino do instrumento relacionadas