Browsing by Author "Carvalho, Filipa Alexandra Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A representação gráfica da constelação familiar e a sua relação com o rendimento escolar da criançaPublication . Carvalho, Filipa Alexandra Lopes; Pereira, Cristina Maria GonçalvesO relatório de estágio que se segue de representa o fim de 6 anos de constantes aprendizagens e complementaridade entre a teoria e a prática para alcançar o grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Faz parte deste relatório de estágio um estudo de caso realizado no âmbito da Prática Supervisionada no 1º ciclo do Ensino Básico que pretende estabelecer uma possível relação entre a representação gráfica da criança sobre a família e o seu rendimento escolar. O interesse sobre este tema surgiu quando, no 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, foi proposto analisar um desenho de uma criança, na disciplina de Didática da Expressão Plástica, tendo em conta as cores utilizadas pela criança e as representações gráficas, mas não foi possível aprofundar determinados aspetos que considero importantes no que toca ao desenvolvimento e evolução da criança. Com a questão problema já escolhida, “Poderá estabelecer-se uma relação entre a representação gráfica sobre a família e o rendimento escolar da criança?”, foram definidos objetivos que permitirá consagrá-la, nomeadamente: conhecer dados identificadores das etapas do desenho infantil; implementar atividades pedagógicas relacionadas com a temática da família; analisar as representações gráficas da constelação familiar das crianças da nossa amostra; analisar as narrativas das crianças acerca dos desenhos realizados; conhecer a opinião da professora cooperante sobre a temática analisada no estudo; analisar as relações entre as evidências (desenho, entrevistas, e texto descritivo) realizadas pelas crianças e o rendimento escolar. Tendo em conta a questão problema e os objetivos definidos, a metodologia utilizada para esta investigação é de foro qualitativo, inserindo-se na categoria de estudo de caso. Recorremos a várias técnicas e instrumentos de recolhas de dados como as entrevistas semiestruturadas realizadas à professora cooperante e às crianças participantes no estudo; observação participante; notas de campo; registos de áudio e fotográficos; registos da representação gráfica das crianças, evidências de produção escolar de forma a conseguir interligar os objetivos com a questão problema. Os desenhos foram analisados tendo como base a perspetiva de Louis Corman, sendo possível afirmar que as caraterísticas que evidenciam têm alguma compatibilidade com as caraterísticas individuais dos alunos, revelando o seu sentir relativamente à sua constelação familiar. A maioria dos alunos fez a representação da sua própria família, evidenciando, em geral, uma boa integração familiar e a valorização dos diferentes elementos da família. A triangulação dos dados obtidos através da análise do desenho com os dados recolhidos no texto descritivo relativamente à relação que a criança mantem com a família e o que sente em relação a esta, permite-nos afirmar que os sentimentos descritos são de segurança e de bem-estar, sentindo-se apoiados e protegidos. Estes dados foram ainda confirmados através das entrevistas feitas individualmente aos alunos com o objetivo de saber a história dos seus desenhos, bem como pelos dados obtidos na entrevista com a professora cooperante. Em jeito de conclusão geral, poderá ser dito que os objetivos da investigação foram atingidos e que foi possível evidenciar uma relação entre o rendimento escolar e as representações elaboradas pelas crianças sobre a constelação familiar.