Browsing by Author "Costa, Beatriz Filipa Aires de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O catálogo como mediador entre o design editorial e a identidade visual corporativaPublication . Costa, Beatriz Filipa Aires de; Neves, João Vasco Matos; Castro, Isabel Lopes deEste relatório de estágio investiga a interseção entre o design editorial e a identidade visual corporativa, com ênfase no papel estratégico do catálogo de produto como mediador entre essas duas áreas. O design editorial é responsável pela organização e apresentação visual de publicações, priorizando a clareza, legibilidade e harmonia estética. Por sua vez a identidade visual corporativa, foca-se na criação e manutenção de uma linguagem visual que representa a missão, a visão, os valores, a cultura e os objetivos de uma marca. Apesar das suas diferenças ambos os campos visam uma comunicação visual eficaz. O catálogo de produto surge como uma ferramenta essencial que une essas duas áreas. Mais do que um simples depósito de informações, este é um suporte estratégico que organiza e apresenta os conteúdos de maneira acessível, cativante e, ao mesmo tempo, reflete a identidade da marca. Num mercado competitivo os catálogos de produto bem desenvolvidos, não devem apenas informar o público-alvo, como devem também fortalecer a identidade visual da empresa, promovendo uma imagem consistente e profissional. Esta investigação faz uso de uma metodologia mista, a metodologia intervencionista e a metodologia não intervencionista. No âmbito da metodologia não intervencionista e na fase exploratória foi feito o enquadramento teórico e foram realizados estudo de casos em que se analisou uma série de empresas nas suas abordagens na integração da identidade visual corporativa nos seus catálogos de produtos. Estes estudos de caso visavam identificar padrões, pontos fortes e lacunas na forma como as normas de identidade visual são mantidas em diferentes indústrias e como estas se refletem na conceção dos seus catálogos. No âmbito da metodologia intervencionista e na fase generativa: a investigação incluiu o desenvolvimento de projetos práticos no domínio do design gráfico. Estes projetos serviram como intervenções experimentais, testando a implementação de princípios teóricos em cenários do mundo real. Através desta abordagem da metodologia mista a investigação realça a importância estratégica dos catálogos de produtos como um vínculo entre o design editorial e a identidade visual da empresa.