Browsing by Author "Costa, Marta Alexandra Rodrigues da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A música Pop e Rock do século XXI como fator de motivação para os alunos de violino entre o 1.º e o 3.º grausPublication . Costa, Marta Alexandra Rodrigues da; Trindade, Augusto Daniel de Oliveira; Santos, Tiago Manuel de OliveiraO presente relatório de estágio contempla duas partes: a Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu na Academia de Música de Paços de Brandão, e o Projeto de Investigação do Ensino Artístico, vocacionado na problemática da motivação dos alunos de violino entre o 1.° e o 3.° graus. Enquanto violinistas e futuros professores, durante o nosso percurso musical, deparamo-nos com a desistência de alunos no ensino da música entre o 2.° e 3.° ciclos (6.° para o 7.° ano, equivalente ao 2.° para o 3.° grau). Contudo, alguns alunos demonstram interesse em tocar obras dos géneros Pop e Rock. Assim, no ano passado, comecei por integrar mais obras destes géneros no ensino de violino. Posto isto, considero relevante estudar esta problemática e a eventual introdução de peças destes dois géneros musicais (Pop e Rock), de modo a cativar mais alunos para o ensino da música e respetiva continuidade. Vários autores defendem que o reportório de ensino de violino deve ser mais vasto e incluir músicas que não sejam apenas “eruditas”. 0 reportório de violino precisa de uma constante renovação, uma vez que que a música que ouvimos no dia-a-dia não é só composta por “música erudita”. Além disso, acredito que os alunos precisam de ter mais oportunidades e experimentar tocar diferentes géneros. “O atual desafio para as escolas de música é maximizar a experiência de todos os alunos durante o período regulamentar, e para ajudar todos que demonstram um interesse adicional na música para além das aulas para, reconhecer o valor das suas próprias contribuições, desenvolvendo as duas habilidades individuais através de experiências e atividades primariamente sociais e culturais, e promover a confiança em participar em quaisquer atividades musicais, sejam elas em que contexto escolherem, pessoal ou social” (Lamont, Hargreaves, Marshall, & Tarrant, 2003)* *Traduçäo livre da citaçäo: “The current challenge for school music is to maximise the experience of all pupils during the statutory period, and to help all thosewho showan additional interest in music beyond the classroom to develop that, recognising the value of their own contributions, developing their individual skills through valuable social, cultural, and primarily musical experiences and acövities, and providing the confidence to partake in musical activities in whatever personal or social context they choose” (Lamont, Hargreaves, Marshall, & Tarrant, 2003)
