Browsing by Author "Cotrim, Marta Sofia Parreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da literatura infantil na desconstrução do estereótipo de família tradicionalPublication . Cotrim, Marta Sofia Parreira; Pereira, Cristina Maria GonçalvesO presente relatório de estágio representa o encerramento do ciclo de estudos para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1ºciclo do ensino básico. Este foi sendo construído num processo assente na interligação entre os saberes teóricos e a progressiva experimentação da intervenção pedagógica ao longo da prática supervisionada que teve a duração de 35 semanas, 16 semanas na educação pré-escolar e 19 no 1ºciclo do ensino básico. Para completar este ciclo foi realizada uma investigação com um tema que achei relevante para a prática, a família e as suas diferentes configurações. Esta opção deve-se a uma preocupação pessoal com a temática da aceitação da diferença, sob a forma de tentativa de sensibilização das crianças em fases precoces do seu processo de socialização para questões como a descriminação, o preconceito e o julgamento prévio, em relação àquilo que foge à norma da sociedade, nomeadamente a organização de categorias de famílias que não se enquadram no modelo tradicional da nossa cultura. Encontrada a necessidade de se começar a respeitar todas as formas que, hoje em dia, estão presentes na nossa sociedade quanto aos modelos de constituição da família, sejam elas de diferentes etnias ou arranjos parentais (monoparentais, de adoção, recasamento, reconstruídas ou homossexuais) surgiu este tema na tentativa de, através da ação educativa junto das crianças, contribuir para a desconstrução do estereótipo de “família tradicional”. No entanto, dada a complexidade e delicadeza que caracteriza a temática optamos por sustentar a intervenção na literatura infantil, como base do desenvolvimento e implementação da investigação, sendo utilizada como estratégia pedagógica para desenvolver conceções de respeito pela diversidade e de aproximação à realidade das crianças.
