Browsing by Author "Cravo, Joana Filipa da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Ensino formal da leitura no 1º CEB : didatologia e procedimento estratégico na abordagem apresentada nos manuais escolaresPublication . Cravo, Joana Filipa da Silva; Pais, António PereiraEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na escola EB1 João Roiz. Integra todo o trabalho desenvolvido na Prática Supervisionada e a investigação realizada neste contexto. A investigação tem como título: O Ensino Formal da Leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico - Didatologia e procedimento estratégico na abordagem apresentada nos manuais escolares. O estudo está diretamente ligado à área de Português e desenvolve-se através da análise documental do manual de Português da turma na qual realizamos a prática supervisionada: "Alfa - Português 4º ano". Os objetivos desta análise documental foram: perceber se o manual apresenta estratégias explícitas de decodificação e compreensão da leitura, de acordo com o previsto pelas Metas Curriculares de Português do 1º ciclo (MCPEB/2012), nomeadamente para o 4º ano de escolaridade, bem como caraterizar as tipologias de atividades presentes no manual. Para a realização deste estudo optámos por recorrer aos princípios da investigação design-based research, de perspetiva mista (qualitativa e quantitativa), com predominância na primeira. Ao longo da Prática Supervisionada fomo-nos deparando com diversas problemáticas merecedoras de boas reflexões e profundas investigações, que agora apresento. Esta etapa caraterizou-se por um período de experiências enriquecedoras. Constituiu um grande desafio que nos proporcionou contato direto com a realidade do nosso futuro profissional. Através da investigação, dou a conhecer as tipologias de atividades presentes no manual de Português da turma, caracterizando-as de acordo com o previsto nas Metas Curriculares de Português (MCPEB/2012). Acho, ainda, pertinente refletir sobre a relação entre as propostas do manual escolar da turma com as atividades que desenhámos e propusemos durante a Prática Supervisionada.