Browsing by Author "Cruchinho, Jorge Miguel Antunes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal : estudo de caso sobre o Jardim Escola João de DeusPublication . Cruchinho, Jorge Miguel Antunes; Serrano, João Júlio de Matos; Faustino, António José DominguesA presente investigação tem como objetivo a caraterização da Escola a tempo inteiro em Portugal, através do estudo de caso do Jardim Escola João de Deus, com vista a elaboração do seu retrato escolar centrado nos temas movimento, jogo e Desporto. Para o efeito realizou-se um estudo de caso com base em entrevistas semiestruturadas á diretora, grupos de aluno e um grupo de professores, discussões de grupos de alunos e professoras e análise de documentos (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades e Regulamento Interno). Através da sua análise pode-se concluir que: 1. O Jardim Escola João de Deus tem uma estruturação temporal em blocos de 90 minutos, intercalados com um intervalo de 30 minutos no período da manhã e de 90 minutos para almoço, continuando as aulas no período da tarde até às 17h30, o que inclui as Atividades de Enriquecimento Curricular. 2. O espaço escolar inclui: a. Espaços interiores, com salas de aula, corredores, refeitório, biblioteca, salas de professores e direção, e espaços exteriores, com um espaço de recreio livre e espaços formais desportivos. b. Os espaços interiores não são propícios para que os alunos se possam movimentar à vontade. A disposição do mobiliário nas salas, quatro colunas com quatro mesas não oferece oportunidade de movimento. 3. O Jardim Escola João de Deus tem várias ofertas de movimento com parceiros externos, as quais funcionam no período da tarde. 4. No que se refere a utilização do movimento na aprendizagem em aula, se nos documentos não existe qualquer referência já na observação realizada a uma aula foi constatado que a professora recorria ao movimento.