Browsing by Author "Cunha, Eliseu Alem-ma da"
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- A integração e formação dos jovens africanos dos PALOP em cursos profissionais portugueses: estudo de caso numa instituição do interior raianoPublication . Cunha, Eliseu Alem-ma da; Martins, Ernesto CandeiasAtualmente encontrarmos alunos africanos de países dos PALOP a estudarem no sistema educativo português, em especial, nas escolas de ensino profissional, ao abrigo de acordos bilaterais entre Portugal e países de língua portuguesa, esses alunos. Apresentam problemas ou dificuldades de integração/inclusão sociocultural, de aprendizagem (desempenho escolar), de desenvolvimento de competências e de convivência. Por isso, a esses jovens apresentam-se-lhes vários desafios em termos de interculturalidade: Barreiras linguísticas e culturais; dificuldades financeiras; Discriminação e preconceitos; Relações de convivência no seio da comunidade educativa e local. O problema da pesquisa, inserido na área das Ciências da Educação foi seguinte “Analisar a integração e/ou adaptação intercultural dos jovens africanos dos países PALOP a frequentarem cursos de formação profissional na Escola Profissional Raiana”. O leque de objetivos visam garantir uma integração/adaptação intercultural eficaz dos jovens africanos dos PALOP em cursos de formação profissional em Portugal, promovendo a inclusão, o respeito e a valorização da diversidade cultural, e fornecendo oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. Efetuámos uma investigação de metodologia mista, na modalidade de estudo de caso (institucional=Escola; situacional=Plano de formação), que se carateriza por ser exploratório, analítico, descritivo e interpretativo. A amostra conteve 55 alunos africanos dos países PALOP a frequentarem cursos profissionais na Escola ao abrigo do Protocolo de Cooperação e outra amostra de 7 professores monitores. Recorreremos às seguintes técnicas/instrumentos de recolha de dados: observação documental, observação participante e não participante; inquérito por questionário aos alunos; entrevistas semiestruturadas aos professores/monitores dos Cursos Profissionais. Os dados dos inquéritos por questionário tiveram um tratamento estatístico descritivo e análise fatorial (4 fatores) com método varimax de correlação e os das entrevistas por análise de conteúdo. Metodologicamente a estrutura do Trabalho compõe-se de 4 capítulos todos eles articulados no design da investigação realizada. O último capítulo propomos um Plano de Intervenção sociocultural orientado para a convivência e relações interpessoais daqueles alunos africanos com a comunidade educativa e local, com objetivos, estratégias, ações orientação, áreas de atividades (em ateliê, oficina, workshops) e mecanismos de avaliação para ser executado pela Escola. Os resultados obtidos foram positivos, pois permitiram verificar por parte dos sujeitos em estudo (alunos africanos, professores/monitores e responsável pedagógico), as medidas/ações estabelecidas pela EPRIN favorecedoras da integração/adaptação escolar e sociocultural, a valorização dos alunos ao curso que frequentam, o processo desenvolvimento de competências na aprendizagem por módulos (conhecimentos, saber fazer nas atividades práticas e sucesso), o enriquecimento formativo dos estágios profissionais nas empresas, o elevado grau X de satisfação em geral com a EPRIN e com ensino e formação obtida. Ou seja, os alunos manifestaram a possibilidade de acesso a um projeto de vida profissional mais articulado e sustentado, motivo esse pelo que frequentam esse Ensino Profissional. O estudo permitiu o ajustamento e melhoria de intervenção com este grupo de jovens objetivando a sua integração escolar e posterior sucesso profissional através do conhecimento e análise da interpretação que fazem à sua experiência pessoal e escolar.