Browsing by Author "Dias, Ana Catarina Freire"
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- Contos de animais dos países lusófonos - Promoção de uma educação intercultural no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Dias, Ana Catarina Freire; Pires, Maria da Natividade CarvalhoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da nossa Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. A Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar foi desenvolvida com um grupo de crianças de 3 anos de idade. A Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico decorreu numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em que foi desenvolvida a nossa investigação “Contos de animais dos países lusófonos - Promoção de uma educação intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. A presente investigação pretende, acima de tudo, compreender e analisar a forma como os contos tradicionais com animais de países lusófonos contribuem para a aquisição de aprendizagens interculturais em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais objetivos deste estudo são: promover a sensibilidade à diversidade cultural em alunos do 1.º CEB através de contos tradicionais; descrever a influência dos contos de animais dos países lusófonos em aprendizagens interculturais em alunos do 1.º CEB; analisar a importância dos contos de animais para a motivação na aprendizagem dos alunos do 1.º CEB; desenvolver atitudes de respeito pelo Outro em alunos do 1.º CEB; desenvolver atitudes de respeito pelo meio ambiente em alunos do 1.º CEB. Os contos tradicionais alimentam a imaginação dos leitores e abrem espaços simbólicos para que estes se possam compreender a si mesmos e ao mundo que os rodeia. A utilização de contos de animais prende-se com o facto de os animais atraírem muito a atenção das crianças e, de uma forma geral, criarem facilmente relações de afetividade com eles. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, onde o investigador dá especial importância à prática, não descurando a reflexão, que pretende identificar problemas e planear estratégias para os ultrapassar. Deste modo, os dados foram recolhidos através de notas de campo, registos audiovisuais e registos gráficos (guiões dos alunos). Por fim, para dar resposta aos objetivos da investigação, procedeu-se à análise e interpretação dos dados recolhidos.
- Contos tradicionais dos países lusófonos – Uma experiência de promoção de educação Intercultural no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Dias, Ana Catarina Freire; Pires, NatividadeO presente artigo debruça-se sobre a forma como os contos tradicionais de animais de diferentes países lusófonos podem contribuir para a aquisição de aprendizagens interculturais em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais objetivos deste estudo são: promover a sensibilidade à diversidade cultural em alunos do 1.º CEB através de contos tradicionais; descrever a influência dos contos de animais dos países lusófonos em aprendizagens interculturais destes alunos; analisar a importância dos contos de animais para a motivação na aprendizagem; desenvolver atitudes de respeito pelo Outro; desenvolver atitudes de respeito pelo meio ambiente. Os contos tradicionais alimentam a imaginação dos leitores e abrem espaços simbólicos para que estes se possam compreender a si mesmos e ao mundo que os rodeia. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, onde o investigador dá especial importância à prática e à reflexão, identificando problemas e planeando estratégias para os ultrapassar.
