Browsing by Author "Dias, Diana Raquel da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório final da prática de ensino supervisionada : uma nova abordagem no ensino da iniciação de fagote : o Método SuzukiPublication . Dias, Diana Raquel da Silva; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia; Carreira, Carolino António Silva NevesO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde se faz a caracterização da escola e dos alunos, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título Uma Nova Abordagem no Ensino da Iniciação de Fagote: O Método Suzuki. A falta de repertório para fagotino e a inexistência de uma pedagogia adequada e adaptada para o ensino da iniciação de fagote foram o mote para a realização desta investigação. Devido a estes factos e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino, bem como o sucesso da sua adaptação para outros instrumentos, pretende-se estudar se as metodologias criadas por Suzuki se podem aplicar com sucesso no ensino da iniciação do fagote. Para tal, desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki, incluindo a composição de um método para fagotino constituído por uma pequena compilação de músicas infantis, com arranjos para fagotino, fagote e piano, e as respetivas gravações.