Browsing by Author "Dias, Vanessa Sofia"
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- O quadro interativo multimédia (QIM) no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escritaPublication . Dias, Vanessa Sofia; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteAs Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) têm vindo a ganhar uma grande relevância na sociedade atual («sociedade em rede»). Cada vez mais se impõe como fundamental que as instituições escolares e os seus intervenientes valorizem as tecnologias digitais e promovam a sua efetiva utilização, retirando das mesmas o seu melhor proveito. Para o efeito, não poderá ser descurada uma formação contínua ao longo da vida que inclua as tecnologias digitais para que se proporcione uma verdadeira inclusão social. A investigação proposta pretendeu averiguar qual o contributo da utilização do quadro interativo multimédia (QIM) para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Como tal, os principais objetivos aos quais se procurou dar resposta foram os seguintes: introduzir a utilização do QIM em contexto educativo e promover a sua utilização específica no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, propondo estratégias didáticas nesse sentido; avaliar se a referida utilização melhora efetivamente o processo de ensino/aprendizagem na área em causa; identificar quais as principais vantagens e desvantagens que lhe estão inerentes. A implementação da investigação supracitada ocorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1º CEB (PES-1ºCEB) com uma turma de alunos do 1º ano de escolaridade da Escola Básica São Tiago de Castelo Branco. A metodologia adotada pressupôs uma investigação de caráter qualitativo, congregando, simultaneamente, uma abordagem que privilegiou o estudo de caso e a investigação-ação. O estudo foi baseado no trabalho de campo, que envolveu um grupo particular de alunos e a utilização de um dispositivo digital específico – o QIM. Paralelamente, propuseram-se alterações no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita com a utilização desse mesmo recurso tecnológico, analisando e refletindo continuamente acerca da implementação propriamente dita e dos resultados obtidos com a mesma. As técnicas e instrumentos aplicados na recolha e análise dos dados foram a observação participante e as notas de campo, o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista (análise de conteúdo), as produções dos alunos e os registos fotográficos/filmagens. A triangulação dos dados possibilitou a perceção de que, em termos comparativos, a utilização do QIM veio promover melhores aprendizagens no âmbito do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Os índices de concentração dos alunos foram sendo mais extensos e mais consistentes, levando a uma melhoria gradual no seu desempenho.
- O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEBPublication . Dias, Vanessa Sofia; Gil, Henrique; Gonçalves, TeresaA investigação que levámos a cabo pretendeu averiguar o contributo da utilização do quadro interativo multimédia (QIM) na iniciação à leitura e à escrita de alunos do 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A amostra foi constituída pela totalidade dos alunos de uma turma de uma Escola Básica, situada em Castelo Branco. Os objetivos que nortearam o nosso estudo foram: introduzir o QIM em contexto educativo e promover a sua utilização específica no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, propondo estratégias didáticas nesse sentido; avaliar se a referida utilização melhora efetivamente o processo de ensino/aprendizagem na área em causa; identificar quais as principais vantagens e desvantagens de utilização do quadro interativo. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e, especificamente, um estudo de caso. A triangulação dos dados possibilitou a perceção de que, em termos comparativos, a utilização do QIM veio promover melhores aprendizagens no âmbito do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Os índices e concentração dos alunos foram sendo mais extensos e mais consistentes, levando a uma melhoria gradual no seu desempenho.