Browsing by Author "Esteves, Filomena Cristina Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A leitura extensiva orientada no contexto de sala de aula : uma abordagem de investigação-açãoPublication . Esteves, Filomena Cristina Marques; Morgado, Maria Margarida Afonso de Passos; Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco PrataO presente relatório descreve o contexto, bem como a implementação, de um projeto de investigação – ação sobre leitura extensiva, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada de Inglês, numa turma de 6º ano do 2º ciclo do Ensino Básico. O estudo, de caráter exploratório, analisa e define uma estratégia de ação sobre o uso da leitura extensiva em contexto de sala de aula de língua estrangeira. Dado o contexto de vida real em que o estudo se enquadra, desenvolveu-se um projeto de investigação-ação em dois ciclos, durante os quais se recolheram dados, interpretados de uma perspetiva qualitativa e de análise de conteúdo das respostas recolhidas através de questionários. Os objetivos do estudo eram perceber quais as conceções dos alunos sobre leitura extensiva, quando confrontados com esta prática de forma regular, e de que forma o professor pode apresentar e acompanhar eficazmente a leitura extensiva de modo a desenvolver o gosto dos alunos e a sua autonomia. O ponto de partida do estudo foi conhecer a tipologia de atividades e estratégias existentes no campo da didática da leitura extensiva em inglês. Em seguida exploraram-se os ‘graded readers’, uma vez que seria uma obra dessa natureza que iria ser usada na turma: que tipos de ‘graded readers’ existem, quais os seus objetivos em termos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, e as vantagens e/ou desvantagens da sua utilização no contexto da leitura extensiva em sala de aula. Num segundo momento de diagnóstico, abordaram-se o conceito e a importância atribuídos à leitura extensiva, pela professora cooperante, tutelar da turma, assim como as perceções dos alunos face à leitura, aferidas através de um questionário e da leitura de pequenos textos na sala de aula (Vernon, the Vampire). Da análise dessa informação inicial, desenhou-se uma implementação didática, centrada em três momentos (de pré, durante e pós leitura) e em dois ciclos de investigaçãoação com dois materiais de leitura (Tea for Who? and The Old House), procurando orientar os alunos na descoberta da leitura em língua inglesa e perceber quais as estratégias didáticas mais eficazes. Após a implementação didática procurou avaliarse o impacto da experiência de leitura extensiva junto dos alunos por intermédio da análise dos diferentes instrumentos escolhidos para o efeito, As entrevistas (inicial e final) à professora cooperante, os questionários aos alunos, a observação não participante, registada em notas de campo e a entrevista final a três alunos. O estudo conclui que o acompanhamento didático do professor, sustentado na diversidade textual, associado a um conjunto de estratégias de leitura de antecipação e dedução, desenhadas em função das características do grupo em estudo, revela-se como elemento facilitador de envolvência afetiva do aluno com o texto e fator motivacional para explorar a leitura extensiva dentro do tempo letivo.
