Browsing by Author "Faria, Liliana Catanho"
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- Pavimentações do plano : uma exploração com materiais manipulativos no 4º ano de escolaridadePublication . Faria, Liliana Catanho; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesEste Relatório de Estágio é o resultado da ação que desenvolvemos nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Começamos por apresentar evidências das práticas de ensino desenvolvidas em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma breve referência aos documentos norteadores destes dois níveis educativos, a caraterização das instituições em que foram desenvolvidas e dos grupos de crianças com que trabalhámos, as planificações construídas e implementadas, bem como as reflexões sobre as práticas desenvolvidas. Apresentamos, ainda, os resultados e principais conclusões de uma investigação desenvolvida no ano letivo de 2015/16, numa turma de 4.º ano de escolaridade, constituída por 23 alunos, da Escola Básica da Boa Esperança em Castelo Branco. A escolha do tema principal do estudo recaiu sobre o potencial da utilização de materiais manipulativos na abordagem das pavimentações do plano no 4º ano de escolaridade. A investigação desenvolvida foi norteada pela seguinte questão-problema: Em que medida é que a utilização de placas para pavimentar, contribui para o reconhecimento de propriedades geométricas de figuras planas no 4.º ano de escolaridade? Desta questão, resultaram como objetivos do estudo: (1) Desenvolver, implementar e avaliar tarefas de natureza exploratória ajustadas ao conteúdo curricular “pavimentações do plano” que requeiram a utilização de materiais manipulativos; (2) Analisar as vantagens e desvantagens do uso de placas de pavimentar no ensino da geometria no 4.º ano de escolaridade; (3) Evidenciar o valor das atividades realizadas para a aprendizagem das propriedades das figuras geométricas e da motivação para a realização de atividades matemáticas. Tendo em conta a natureza da questão e dos objetivos a investigação inseriu-se num paradigma qualitativo, seguindo uma estrutura de investigação-ação. Selecionaram-se como instrumentos de recolha de dados: observação participante, notas de campo, registo fotográfico, entrevista semiestruturada á professora cooperante, questionário de opinião aos alunos e os registos escritos produzidos pelos alunos. A análise dos dados foi sustentada em análise de conteúdo com base em categorias e subcategorias previamente definidas. Os resultados apontam que a utilização das placas de pavimentar contribuiu para a compreensão do conceito de pavimentação do plano e ajudou os alunos a reconhecer propriedades das figuras geométricas já trabalhadas. As atividades implementadas assumiram um cariz lúdico e os recursos produzidos e estimularam o gosto, o interesse, a motivação e o empenho dos alunos na execução de atividades matemáticas. Como principais dificuldades dos alunos destacamos a transposição das construções para o papel ponteado. Não obstante, as atividades que foram desenvolvidas, possibilitaram aos alunos adquirir novos conhecimentos e reforçar as aprendizagens já adquiridas.