Browsing by Author "Fernandes, Eduardo Miguel Canteiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Imagery na praxia global e praxia fina em indivíduos portadores de deficiênciaPublication . Fernandes, Eduardo Miguel Canteiro; Petrica, João Manuel Patrício Duarte; Mendes, Pedro Alexandre DuarteA presente investigação procura saber se a aplicação do Imagery em indivíduos portadores de deficiência demonstra efetivamente resultados positivos a nível práxico. Este estudo pretende também contribuir para o desenvolvimento do conhecimento do conceito de Imagery. A amostra consiste num grupo de 42 indivíduos portadores de deficiência, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 18 e os 68 anos (Média = 37±12). Foram aplicados os testes (tarefas) de Praxia Global e de Praxia Fina da Bateria Psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca (1975), em dois momentos, sendo um o pré e outro o pós-teste. Entre eles foram realizadas sessões de aplicação do Imagery, onde foi pedido aos participantes que recriassem mentalmente os exercícios realizados anteriormente e que, de uma perspetiva interna, os imaginassem, isto é, que se imaginassem a realizar o exercício novamente. Os dados obtidos foram organizados no programa Excel 2013 do Microsoft Office Profissional Plus 2013 e tratados no software de tratamento estatístico IBM® SPSS® Statistics, versão 21, considerando-se um valor de significância de 0,05 (intervalo de confiança e 95%), utilizando a estatística descritiva com médias, desvios-padrão, máximos e mínimos. Para a análise inferencial utilizou-se o teste “T de Student” (T-teste) para duas amostras independentes, e posteriormente o T-Test para amostras emparelhadas. Finalizando esta investigação, e sendo o nosso objetivo verificar se existe uma melhoria na praxia global e na praxia fina em indivíduos portadores de deficiência, acreditamos que é possível afirmar que, realmente essa melhoria observou-se ao analisarmos dados obtidos. Ainda assim, sugerimos a necessidade de continuarem a existir estudos da temática proposta de modo a aprofundar os conhecimentos na área.