Browsing by Author "Ferreira, Samuel Martins"
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- O jazz e a sua Influência no ensino da trompa em PortugalPublication . Ferreira, Samuel Martins; Fonte, Vera Maria Seco Afonso da; Vieira, Luís Agostinho PinheiroO presente relatório de estágio descreve, primeiramente, o percurso e experiências pedagógicas decorridas durante o período de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. A segunda parte reporta o projeto de investigação, que tem como principal objetivo explorar a interseção entre o jazz e o ensino da trompa no contexto português. O relato da Prática de Ensino Supervisionada apresenta uma descrição, análise e reflexão sobre as experiências pedagógicas do autor como docente de trompa e classe de conjunto na Academia de Música de Castelo de Paiva, no ano letivo 2023/2024. O estágio incidiu sobre um aluno do 8.º grau e um quarteto de trompas, para os quais se procuraram explorar metodologias de ensino adaptadas às necessidades dos estudantes. A instituição de acolhimento, com um ambiente rico em recursos, proporcionou uma base sólida para o desenvolvimento pedagógico, incluindo oferta curricular abrangente em cursos de iniciação, básico e secundário, em regimes articulado e supletivo. O projeto de investigação reportado na segunda parte centra-se no estudo da presença e evolução da trompa no jazz em Portugal. Embora tradicionalmente associada à música clássica, a trompa ganhou espaço no jazz a partir dos anos 1940, com músicos como Julius Watkins (1921-1977). Este género, caracterizado pela improvisação e complexidade harmónica, representa um desafio e uma oportunidade pedagógica para trompistas. A presente investigação explora o jazz como potencial ferramenta para o enriquecimento da aprendizagem da trompa em Portugal, promovendo criatividade, adaptabilidade técnica e exploração de novos repertórios. O estudo explora ainda a possibilidade de integração do jazz nos currículos e a necessidade de formação especializada para. Para esse efeito, foram conduzidos questionários e entrevistas a músicos e pedagogos renomados, foram recolhidos planos curriculares de instituições musicais portuguesas, e foi organizado um estudo prático com dois alunos, com idades entre os 15 e os 17 anos, com a finalidade de compreender o impacto do jazz no desenvolvimento técnico e expressivo de alunos de trompa. Após a analise dos resultados das metodologias adotadas, é possível afirmar que existe um certo nível de interesse por parte dos alunos em aprender algo diferente, além das bases clássicas que geralmente são lecionadas nas escolas de música portuguesas.