Browsing by Author "Fonseca, Ana Rute Pereira Evangelista"
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- Questões de género na literatura infantil - Um trabalho com crianças no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fonseca, Ana Rute Pereira Evangelista; Pires, Maria da Natividade CarvalhoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da nossa Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. A Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar foi desenvolvida com um grupo heterogéneo, dos 3 aos 6 anos de idade. A Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvida com uma turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e incluiu a componente investigativa, que tem como tema “As Questões de Género na literatura para a Infância- Um trabalho com crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico”. O tema foi trabalhado a partir de vários tipos de texto, entre eles os contos tradicionais. Estes textos, apesar de serem transmitidos desde há séculos das mais diversas formas, continuam a despertar o interesse quer das crianças, quer dos adultos. Normalmente, os contos de fadas apresentam entre as suas personagens princesas, heróis e bruxas que desempenham um papel importante na imaginação e na criatividade das crianças. A Literatura Infantil e Juvenil correspondeu durante muitos anos a um mundo imaginário repleto de modelos femininos idealizados, passivos, mas coerentes com os estereótipos dominantes, discriminatórios e sexistas. Hoje em dia, mantêm-se algumas figuras estereotipadas, mas outras desempenham um importante papel de transmissão de mensagens de igualdade de direitos e de oportunidades para qualquer pessoa, sem que haja discriminação pelo seu sexo. Com o passar do tempo, com a evolução do papel da mulher na sociedade, surgiram contos de diversos autores que retratam a alteração na feminilidade e a desconstrução dos estereótipos. Os textos para crianças de autores contemporâneos quando apresentam figuras femininas como a princesa, como figura particular, por exemplo, caracterizam-na frequentemente com características de comportamentos interventivos na sociedade e não apenas como belas, elegantes, doces e bondosas. A escolha deste tema assenta, assim, na importância da figura feminina nos contos para crianças e nos valores por ela vinculados. Faremos a nossa investigação baseada em quatro contos: dois contos tradicionais, uma versão dos Irmãos Grimm e outra versão de Charles Perrault, e dois contos contemporâneos, A Princesa da Chuva, de Luísa Ducla Soares, e Cuando las ninãs vuelan alto, de Raquel Díaz Reguera. A opção metodológica escolhida foi a investigação-ação, onde o investigador dá importância à prática e reflete sobre a mesma. Para tal, recolhemos dados através da observação participante, com o auxílio de notas de campo, registos de áudio e fotográfico, registos gráficos (guiões dos alunos) e debate.