Browsing by Author "Gouveia, Joana Isabel Vieira"
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- Um universo paraleloPublication . Gouveia, Joana Isabel Vieira; Fernandes, Ana Margarida PiresO presente relatório surge no âmbito do estágio curricular, concretizado numa empresa de consultoria em calçado designada Glamourcountry, Lda. No decurso da exposição, serão enumerados diversos aspetos relacionados com o trabalho de consultoria em escritório, o design propriamente dito, o calçado, aspetos mais importantes a ter em conta no processo de fabricação e o trabalho da empresa Glamourcountry. É essencial compreender a origem do calçado e a sua evolução, tanto na parte do conforto como no seu design e conceção, para que este possa ser produzido conforme as necessidades do mercado. Por estes motivos, será feita uma pequena introdução sobre o desenvolvimento do calçado ao longo do tempo, dando ênfase aos aspetos de design e conforto (psicológico e ergonómico). Uma empresa de consultoria deverá ter sempre em atenção todos os pormenores pedidos pelos clientes, para que possa produzir produtos de qualidade e que acima de tudo corresponda às necessidades. Embora a empresa Glamourcountry não possua uma coleção própria, serão apresentados alguns trabalhos que foram efetuados a pedido de marcas, clientes e futuros clientes da empresa (orçamentos para execução). No que diz respeito ao calçado português, verifica-se uma tendência de crescimento marcante, com registos não só a nível nacional mas também num plano internacional, como se revela notório através da procura, por parte de marcas estrangeiras, pela produção portuguesa. No decurso do relatório será retratado o desenvolvimento de uma coleção realizada ao longo do estágio, assim como a realização de trabalhos para a empresa e para os seus clientes, que integram as áreas de comunicação, imagem, gestão de produto, design e consultoria. Tomando como premissa a questão, “ É possível desenvolver coleções de calçado, colocando em prática diferentes técnicas de produção?”, o método utilizado aplica-se numa metodologia ativa, sendo esta adquirida através de investigação. Esta metodologia funciona como forma de conhecer as preferências do público face ao mercado do calçado, facilitando o desenvolvimento da coleção assim como a perceção das necessidades do utilizador. Este relatório apresenta-se referenciado com a formatação da APA Sixth.