Browsing by Author "Landim, Paula"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As cores e a sua influência no processo projetualPublication . Friso, Valéria Ramos; Silva, João Carlos Riccó Plácido da; Landim, Paula; Silva, José Carlos Plácido da; Paschoarelli, Luis CarlosNos dias atuais, a tecnologia em materiais e compostos viabiliza a aplicação de uma grande gama de cores em qualquer processo de produção seja este gráfico ou produto. Antigamente, as limitações da produção em série permitiam uma pequena variedade de cores e motivos, e o consumidor tinha acesso a poucas opções na hora da compra. Hoje, as empresas fazem uso incessante das cores em produtos, a fim de os diferenciar dos concorrentes, o que desperta um alerta durante o processo criativo dos designer: Como aplicar adequadamente as cores aos produtos? Este artigo objetiva auxiliar estes profissionais a entenderem como funciona o espectro cromático na sua fisiologia e psicologia, de maneira a demonstrar um método de criar uma paleta de cores direcionada para o usuário que se pretende atingir. Essa sugestão métodologica, entre outras possíveis, deve facilitar o processo de escolha das cores pelo profissional durante o processo criativo e projetual
- Design automotivo do pós-guerra ao pós-modernismo : as linhas da Ferrari ao longo do tempoPublication . Pizarro, Catarina; Landim, PaulaO presente trabalho foi desenvolvido a partir de um recorte temporal da história do design que compreende o período entre o pós-guerra e o pós-modernismo, com foco no design automotivo promovido pela Scuderia Ferrari, marca italiana de carros esportivos de luxo. Serão abordadas as mudanças sofridas pelo design ao longo do tempo, e de que maneira estas influenciaram em alguns dos projetos mais icônicos da marca na categoria Granturismo – também conhecido pela denominação GT.
- Veículos fora-de-série : particularidades da história do design automotivo no BrasilPublication . Landim, Paula; Pizarro, CatarinaA partir da década de 1960 tiveram início no Brasil as primeiras experiências na produção de projetos automotivos de iniciativa brasileira entre os quais surgiram os veículos denominados fora-de-série. Produzidos à parte do grande mercado, por pequenos fabricantes, os projetos de tais veículos tinham por objetivo produzir para nichos de mercado específicos, não atendidos pela grande indústria e prejudicados pela legislação vigente no país que proibia a importação de automóveis. A produção destes veículos fortaleceu-se na década de 1970, atingiu seu apogeu na década de 1980 perdurando até os primeiros anos da década de 1990, quando a reabertura do mercado brasileiro às importações reduziu drasticamente a procura por estes veículos, tornando-os relíquias. A presente pesquisa configura um recorte da revisão bibliográfica de um estudo mais amplo, desenvolvido em nível de mestrado, e teve como objetivo levantar, conhecer e divulgar as principais produções de veículos do tipo fora-de-série desenvolvidos/comercializados no Brasil.
