Browsing by Author "Lopes, Afonso"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Instantâneo da tipografia dos jornais impressos em PortugalPublication . Suzete, Ana; Lopes, Afonso; Raposo, Daniel; Neves, João Vasco; Silva, R.; Castilho, M.L.C.; Dias, RuiO ensino do design tem vindo a fazer evoluir o desenvolvimento de competên cias perante a complexidade crescente da realidade. Com um enquadramento teórico construído a partir de contributos recentes sobre o tema, realizámos um estudo exploratório envolvemos estudantes de design. Com o objetivo de compreender as condições da abordagem aos problemas complexos refle timos de modo mais alargado sobre o contexto de ensino-aprendizagem do século XXI. Os estudantes abordaram um problema complexo, um problema real colocado por um interlocutor real. Começámos por aferir da perceção dos estudantes sobre as condições do ambiente e das particularidades inerentes a aspetos intrapessoais. Permitindo-lhes escolher o nível de abordagem ao problema observámos o seu desempenho em sessões autónomas de inte ração com o interlocutor, previamente preparadas. Completámos os dados em análise com as razões identificadas pelos próprios estudantes para o seu desempenho. A partir dos resultados formulámos um conjunto de questões sobre as condições do contexto de ensino-aprendizagem, que podem con tribuir para desenvolver e aprofundar a reflexão sobre os desafios colocados ao ensino do design pela necessidade de abordagem à complexidade. Na nossa perspetiva, as condições a que têm de responder os contextos de ensino terão que permitir que a resposta à complexidade seja alcançada pelo domínio de competências cujo foco seja dirigido para os problemas.