Browsing by Author "Lopes, Ricardo Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O concerto em Dó Maior KV 314 (285 ) - uma abordagem filológicaPublication . Lopes, Ricardo Santos; Alves, Nelson Jorge Machado; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaA presente dissertação consiste num estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva, e tem por objectivo analisar as fontes existentes do concerto para oboé KV 314 (285d) de W. A. Mozart, à luz do contexto histórico e prática da época, nas versões sobreviventes para oboé e para flauta, procurando responder às seguintes perguntas de base: 1. A cópia do concerto para oboé e orquestra KV 314 (285d) que se encontra em Salzburgo tem autoridade enquanto fonte para as modernas edições da obra? 2. Se sim, em que medida? 3. Qual o grau de fiabilidade da cópia da versão para flauta sediada em Viena? 4. Será a cópia de Salzburgo, como advoga Ingo Goritzki, tão só uma versão simplificada do original, por razões que podemos apenas especular? Neste processo, utilizar‐se‐á o cruzamento de informação de várias fontes ‐ métodos e tratados instrumentais da época, correspondência, testemunhos contemporâneos, composições de oboístas/compositores próximos de Mozart e obras do próprio compositor, para elaboração de uma revisão crítica da obra. Não sendo possível responder a todas as questões que permanecem em aberto, parece evidente que, à luz dos argumentos expostos, a versão de oboé apresenta uma grande coerência na tipologia de escrita para o instrumento na altura ‐ o topos, assim como uma maior variedade rítmica, merecendo uma maior credibilidade do que geralmente lhe é atribuída. Dadas as inúmeras inconsistências presentes em ambas as cópias, afigura‐se indispensável o cruzamento de informação, resultando num texto mais rico e, desejavelmente, mais expurgado de erros.