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Authors
Abstract(s)
A presente dissertação consiste num estudo de caso, de natureza qualitativa e
descritiva, e tem por objectivo analisar as fontes existentes do concerto para oboé KV
314 (285d) de W. A. Mozart, à luz do contexto histórico e prática da época, nas versões
sobreviventes para oboé e para flauta, procurando responder às seguintes perguntas
de base:
1. A cópia do concerto para oboé e orquestra KV 314 (285d) que se encontra em
Salzburgo tem autoridade enquanto fonte para as modernas edições da obra?
2. Se sim, em que medida?
3. Qual o grau de fiabilidade da cópia da versão para flauta sediada em Viena?
4. Será a cópia de Salzburgo, como advoga Ingo Goritzki, tão só uma versão
simplificada do original, por razões que podemos apenas especular?
Neste processo, utilizar‐se‐á o cruzamento de informação de várias fontes ‐
métodos e tratados instrumentais da época, correspondência, testemunhos
contemporâneos, composições de oboístas/compositores próximos de Mozart e obras
do próprio compositor, para elaboração de uma revisão crítica da obra.
Não sendo possível responder a todas as questões que permanecem em aberto,
parece evidente que, à luz dos argumentos expostos, a versão de oboé apresenta uma
grande coerência na tipologia de escrita para o instrumento na altura ‐ o topos, assim
como uma maior variedade rítmica, merecendo uma maior credibilidade do que
geralmente lhe é atribuída. Dadas as inúmeras inconsistências presentes em ambas as
cópias, afigura‐se indispensável o cruzamento de informação, resultando num texto
mais rico e, desejavelmente, mais expurgado de erros.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo
Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música, Área
de Especialização em Oboé.
Keywords
Mozart Oboé Concerto Performance Ornamentação