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O concerto em Dó Maior KV 314 (285 ) - uma abordagem filológica

dc.contributor.advisorAlves, Nelson Jorge Machado
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorLopes, Ricardo Santos
dc.date.accessioned2013-11-27T17:05:35Z
dc.date.available2013-11-27T17:05:35Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013-07
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música, Área de Especialização em Oboé.por
dc.description.abstractA presente dissertação consiste num estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva, e tem por objectivo analisar as fontes existentes do concerto para oboé KV 314 (285d) de W. A. Mozart, à luz do contexto histórico e prática da época, nas versões sobreviventes para oboé e para flauta, procurando responder às seguintes perguntas de base: 1. A cópia do concerto para oboé e orquestra KV 314 (285d) que se encontra em Salzburgo tem autoridade enquanto fonte para as modernas edições da obra? 2. Se sim, em que medida? 3. Qual o grau de fiabilidade da cópia da versão para flauta sediada em Viena? 4. Será a cópia de Salzburgo, como advoga Ingo Goritzki, tão só uma versão simplificada do original, por razões que podemos apenas especular? Neste processo, utilizar‐se‐á o cruzamento de informação de várias fontes ‐ métodos e tratados instrumentais da época, correspondência, testemunhos contemporâneos, composições de oboístas/compositores próximos de Mozart e obras do próprio compositor, para elaboração de uma revisão crítica da obra. Não sendo possível responder a todas as questões que permanecem em aberto, parece evidente que, à luz dos argumentos expostos, a versão de oboé apresenta uma grande coerência na tipologia de escrita para o instrumento na altura ‐ o topos, assim como uma maior variedade rítmica, merecendo uma maior credibilidade do que geralmente lhe é atribuída. Dadas as inúmeras inconsistências presentes em ambas as cópias, afigura‐se indispensável o cruzamento de informação, resultando num texto mais rico e, desejavelmente, mais expurgado de erros.por
dc.identifier.tid201097648
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2090
dc.language.isoporpor
dc.subjectMozartpor
dc.subjectOboépor
dc.subjectConcertopor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectOrnamentaçãopor
dc.titleO concerto em Dó Maior KV 314 (285 ) - uma abordagem filológicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineOboépor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Músicapor

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