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O concerto em Dó Maior KV 314 (285 ) - uma abordagem filológica
dc.contributor.advisor | Alves, Nelson Jorge Machado | |
dc.contributor.advisor | Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia | |
dc.contributor.author | Lopes, Ricardo Santos | |
dc.date.accessioned | 2013-11-27T17:05:35Z | |
dc.date.available | 2013-11-27T17:05:35Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013-07 | |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música, Área de Especialização em Oboé. | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação consiste num estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva, e tem por objectivo analisar as fontes existentes do concerto para oboé KV 314 (285d) de W. A. Mozart, à luz do contexto histórico e prática da época, nas versões sobreviventes para oboé e para flauta, procurando responder às seguintes perguntas de base: 1. A cópia do concerto para oboé e orquestra KV 314 (285d) que se encontra em Salzburgo tem autoridade enquanto fonte para as modernas edições da obra? 2. Se sim, em que medida? 3. Qual o grau de fiabilidade da cópia da versão para flauta sediada em Viena? 4. Será a cópia de Salzburgo, como advoga Ingo Goritzki, tão só uma versão simplificada do original, por razões que podemos apenas especular? Neste processo, utilizar‐se‐á o cruzamento de informação de várias fontes ‐ métodos e tratados instrumentais da época, correspondência, testemunhos contemporâneos, composições de oboístas/compositores próximos de Mozart e obras do próprio compositor, para elaboração de uma revisão crítica da obra. Não sendo possível responder a todas as questões que permanecem em aberto, parece evidente que, à luz dos argumentos expostos, a versão de oboé apresenta uma grande coerência na tipologia de escrita para o instrumento na altura ‐ o topos, assim como uma maior variedade rítmica, merecendo uma maior credibilidade do que geralmente lhe é atribuída. Dadas as inúmeras inconsistências presentes em ambas as cópias, afigura‐se indispensável o cruzamento de informação, resultando num texto mais rico e, desejavelmente, mais expurgado de erros. | por |
dc.identifier.tid | 201097648 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2090 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Mozart | por |
dc.subject | Oboé | por |
dc.subject | Concerto | por |
dc.subject | Performance | por |
dc.subject | Ornamentação | por |
dc.title | O concerto em Dó Maior KV 314 (285 ) - uma abordagem filológica | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Oboé | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Música | por |