Browsing by Author "Louro, Maria Paula Ribeiro"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aquisição de competências de leitura numa criança com Trissomia 21 : um estudo de casoPublication . Louro, Maria Paula Ribeiro; Pereira, Cristina Maria GonçalvesA proposta para o trabalho de projeto para conclusão do Mestrado em Educação Especial incide sobre a T21 - Trissomia 21 e procura conhecer em que medida a criança com T21 adquire competências de leitura após aplicação do Método Percetivo Discriminativo. Este método defende que o desenvolvimento das capacidades percetivas e discriminativas da criança com Trissomia 21, ativa muitas competências incluídas nos programas educativos da escola. A revisão da literatura efetuada aponta para que as crianças com T21 que iniciam a leitura precocemente mostram mais facilidade na aprendizagem visual das palavras. O modelo realça a necessidade de se encontrarem estratégias e atividades que possam ir ao encontro das dificuldades destas crianças, ajudando-as a ultrapassá-las. Para o efeito, iremos apresentar o enquadramento teórico adequado à definição da problemática do estudo e delinear as metas que pretendemos atingir com a realização deste trabalho. Quanto ao sujeito do estudo, optamos por desenvolver o nosso trabalho com uma criança de dez anos de idade, de género masculino, que apresenta T21 e frequenta uma turma do 4º ano de escolaridade numa Escola do 1º Ciclo da Grande Lisboa. Com este estudo pretende-se partilhar um método que poderá assumir-se como uma ferramenta útil no trabalho dos professores e da família. Para esse efeito iremos seguir uma metodologia predominantemente qualitativa, uma investigação-ação, sustentada na análise documental e na observação. O trabalho empírico, de natureza exploratória parte de um melhor conhecimento das necessidades educativas especiais do aluno, para tentar mostrar a sua evolução na área da leitura, após exposição ao método. Trata-se assim de um estudo de caso (descritivo, exploratório), na área da educação especial. Para tal, recorremos a experiências de aprendizagem com a criança, tendo por base a observação e entrevistas semiestruturadas realizadas às professoras da criança. Quanto ao tempo em que decorre, este estudo circunscreve-se ao tempo de realização da investigação, não existindo período de seguimento dos indivíduos. Na conclusão far-se-á o cruzamento de dados verificando se todos os objetivos propostos com este estudo foram atingidos. Através deste estudo, o aluno mediante a exploração do método de leitura, desenvolveu a sua expressividade, a sua capacidade comunicativa e a sua postura, que se tornou progressivamente mais ativa na realização das atividades propostas. Os resultados apontam para a importância de se realizar a aplicação do método mais precocemente na vida da criança, de forma a ser possível obter resultados mais positivos e consistentes.
- A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervençãoPublication . Costa, Ana; Inácio, Cristina; Louro, Maria Paula Ribeiro; Gil, HenriqueNeste artigo apresenta-se uma proposta de investigação que potencialmente será feito no âmbito de um estudo de caso, de forma a compreender se a utilização de um suporte digital “PowerPoint – Método das 28 palavras”, facilita o processo de aquisição da competência leitora de uma criança com Trissomia 21. Numa primeira fase, será feita uma análise em relação às características dos alunos, a utilidade das TIC no processo ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas especiais e, por fim, analisamos as potencialidades e a adequação do método das 28 palavras para a aprendizagem da leitura. Com esta ferramenta digital pretende-se motivar os alunos para a leitura, usando estratégias adaptadas às suas características: mais tempo para a realização das tarefas e realização de actividades lúdicas, com sons e imagens que sejam mais apelativas e motivadoras através de um suporte com caraterísticas multimédia.