Browsing by Author "Marques, Jessica das Neves"
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- À descoberta da matemática no meio localPublication . Marques, Jessica das Neves; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesEste Relatório de Estágio é o resultado de toda a ação educativa desenvolvida no decurso da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e na Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório encontra-se organizado em três capítulos, sendo que estes se complementam e relacionam entre si. O primeiro e o segundo capítulo são referentes à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida, respetivamente, em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada prática, apresentamos a caraterização das instituições em que desenvolvemos a prática, a caraterização do grupo de crianças /alunos com que trabalhámos e descrevemos as planificações realizadas e implementadas, bem como a reflexão sobre a prática desenvolvida. O terceiro capítulo reflete o desenvolvimento de uma investigação desenvolvida numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida na problemática da interação entre contextos formais e não formais e orientada pela seguinte questão-problema: “Em que medida a interação entre contextos formais (sala de aula) e não formais do meio próximo da Escola (Museu da Seda) favorece a abordagem da matemática a partir de situações problemáticas que deem sentido aos conteúdos matemáticos curriculares e promovam aprendizagens matemáticas significativas e, também, o interesse e curiosidade por esta área curricular?”. A investigação realizada inseriu-se num paradigma qualitativo e seguiu um desenho de investigação-ação. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: observação participante; entrevista semiestruturada; registos fotográficos; gravação áudio e registos produzidos pelos alunos. Quanto à análise de dados recorremos à análise de conteúdo tendo por base a definição de categorias e de dimensões de análise. A análise dos dados obtidos no estudo permitiram-nos concluir que as atividades desenvolvidas na interação entre sala de aula e Museu da Seda possibilitaram aos alunos adquirirem novos conhecimentos e favorecer aprendizagens de índole curricular. As tarefas implementadas e os recursos produzidos e utilizados para os três momentos da visita (pré-visita, visita e pós-visita) revelaram-se articulados e estimularam o gosto e o interesse pela realização de atividades matemáticas. Desta forma, a visita de estudo proporcionou uma aprendizagem significativa e ativa do conceito de área.