Browsing by Author "Martins, Ana Filipa Ribeiro"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O jardim-de infância e a família : uma relação mediada pela utilização de um bloguePublication . Martins, Ana Filipa Ribeiro; Gil, HenriqueEste artigo apresenta os resultados de uma investigação, que teve como grande objetivo refletir sobre a importância do Blogue Educativo como fator de mediação entre a Família e o Jardim-de-Infância. Esta investigação foi realizada no Jardim-de-Infância «O Raposinho», em Castelo Branco, na Sala dos 4 anos, onde participaram 26 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. A investigação implementada teve como base uma questão-problema que pretendeu verificar se a utilização de um blogue poderia promover uma maior e melhor aproximação entre o Jardim-de-Infância e a Família, através do acompanhamento das aprendizagens dos seus filhos. A metodologia que se considerou mais adequada para a realização deste projeto foi a de carácter qualitativo, na qual se efetuou uma investigação-ação. A análise e tratamento dos dados vai permitir, pode-se afirmar que da utilização efetuada do Blogue, pelos Encarregados de Educação foi possível chegar-se à conclusão que as estratégias utilizadas vieram demonstrar que se poderá promover uma aproximação entre o Jardim-de-Infância e a família. No entanto, também foi possível concluir se que quanto maior for a exposição e a respetiva utilização do Blogue maior era o nível de interação, acrescido de um maiores níveis de qualidade relativos aos comentários e sugestões, que eram ‘postados’.
- A relação entre jardim-de-infância e a família mediada pela utilização de um bloguePublication . Martins, Ana Filipa Ribeiro; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO presente relatório de estágio foi realizado no Jardim-de-Infância «O Raposinho», na Sala dos 4 anos, onde participaram 26 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos, onde se promoveu uma investigação que teve como grande objetivo refletir sobre a importância do Blogue Educativo como fator de aproximação entre a Família e o Jardim-de-Infância. A investigação implementada teve como base uma questão-problema que pretendeu verificar se a utilização de um blogue poderia promover uma maior e melhor aproximação entre o Jardim-de-Infância e a Família, através do acompanhamento das aprendizagens dos seus filhos. A metodologia que se considerou mais adequada para a realização deste projeto foi a de carácter qualitativo, na qual se efetuou uma investigação-ação. O estudo ocorreu num tempo e espaço limitado, recorrendo-se para a recolha de dados à observação participante, registo fotográfico, entrevistas às Educadoras da Instituição e aos inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação, das crianças da Sala. Com a análise e tratamento dos dados concluída, pode-se afirmar que da utilização efetuada do Blogue, pelos Encarregados de Educação foi possível chegar-se à conclusão que as estratégias utilizadas vieram demonstrar que se poderá promover uma aproximação entre o Jardim-de-Infância e a Família. No entanto, também foi possível concluir-se que quanto maior for a exposição e a respetiva utilização do Blogue maior era o nível de interação, acrescido de um maiores níveis de qualidade relativos aos comentários e sugestões, que eram ‘postados".