Browsing by Author "Martins, Ana Rita Gonçalves"
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- Feminino e masculino: representações nas narrativas para crianças e conceções das crianças em idade pré-escolarPublication . Martins, Ana Rita Gonçalves; Pires, Maria da Natividade CarvalhoO Relatório de Estágio apresentado desenvolveu-se com o intuito de concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O estudo a que nos propusemos, referente ao tema “Feminino e masculino: Representações nas narrativas para crianças e conceções das crianças em idade pré-escolar”, desenvolveu-se no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, integrada no Mestrado. A literatura permite às crianças a descoberta de novos mundos e ideias, de diferentes tipos de textos, histórias e realidades. Oferece-lhes imagens que lhes permitem compreender e estruturar o seu mundo interior e a sua vida de uma forma mais simples. Aliás, uma das questões chave da literatura que nos levou a escolhê-la como área de estudo foi a riqueza com que a literatura explora aspetos e valores humanos de formas diversas e atrativas. Pretendemos explorar através da literatura as representações de género nela presentes; desejamos também através dela compreender as representações e estereótipos de géneros que as crianças têm preconcebidos e, por outro lado, queremos, com o auxílio dos livros, desconstruir alguns estereótipos de género que possam existir no grupo de crianças com as quais este trabalho é desenvolvido. Considerámos o tema pertinente pois, sendo as crianças de hoje os adultos de amanhã, faz todo o sentido explorar com elas a igualdade de oportunidades, os direitos e os deveres de todos os seres humanos, independentemente do seu género. A metodologia utilizada para a concretização do estudo foi a investigação-ação e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação, debate e diálogo orientado, notas de campo, registo áudio e fotográfico e entrevista à educadora cooperante. A análise de dados teve como finalidade compreender as representações de género que as crianças tinham preconcebidas, se encontravam nos livros abordados alguma representação de género específica ou estereótipo ou se através deles alguma representação ou estereótipo era desconstruído. Relativamente à organização, o Relatório conta com cinco capítulos: o capítulo inicial apresenta a contextualização das Práticas Supervisionadas em Educação PréEscolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico; o segundo capítulo apresenta uma fundamentação teórica ao tema do estudo; o terceiro capítulo é referente ao enquadramento metodológico do processo investigativo; o quarto capítulo remete para a apresentação, análise e tratamento dos dados recolhidos durante o estudo; o capítulo final foca-se nas reflexões acerca do estudo desenvolvido.