Browsing by Author "Martins, Catarina Sofia Roxo"
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- Aplicação do modelo de Pólya na resolução de problemas de processo : um estudo envolvendo alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Catarina Sofia Roxo; Afonso, Paulo José MartinsO presente Relatório de Estágio é o resultado da ação educativa desenvolvida no decurso da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo encontra-se organizado em duas partes, sendo que todas elas se complementam e relacionam entre si. A primeira parte é referente às Práticas Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Delas fazem parte, a caraterização das instituições em que desenvolvemos cada uma das práticas, dos grupos de crianças com que trabalhámos, evidências das planificações e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. A segunda parte deste relatório reflete o desenvolvimento de uma investigação desenvolvida numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde decorreu a prática supervisionada. A problemática desta investigação pretende-se com o “Que uso fazem os alunos do Modelo de resolução de problemas de Pólya na resolução de problemas?” e tem como objetivos específicos: Analisar comparativamente a intervenção dos alunos ao nível da primeira etapa (Compreensão do Problema) do Modelo de resolução de problemas de Polya; Analisar comparativamente a intervenção dos alunos ao nível da segunda etapa (Delineação de um Plano) do Modelo de resolução de problemas de Polya; Analisar comparativamente a intervenção dos alunos ao nível da terceira etapa (Execução do Plano) do Modelo de resolução de problemas de Polya; Analisar comparativamente a intervenção dos alunos ao nível da quarta etapa (Verificação) do Modelo de resolução de problemas de Polya; Analisar a aplicação do Modelo Pólya em função do tipo de estratégia de resolução de problemas associado a cada problema. A investigação inseriu-se num paradigma naturalista e seguiu um desenho de Investigação-Ação. Quanto aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: folhas de tarefas e questionários. Já para análise dos dados foram de forma qualitativa e quantitativa utilizando a Escala Holística Focada de Charles et al. (1987) adaptada por Afonso (1995). A investigação decorreu com dois grupos: grupo A composto por sete alunos com as notas mais altas a Matemática; grupo B composto por sete alunos com as notas mais baixas a Matemática. A análise dos dados obtidos no estudo permitiram-nos concluir que os alunos concretizam todas as etapas dos Modelo de Resolução de Problemas de Pólya, apesar de não demostrarem evidências escritas das mesmas. Destacamos ainda, que os alunos demostram um maior número de evidência escritas na etapa da Compreensão do Problema quando necessitam de utilizar a estratégia do Fim para o Principio para resolver os problemas de processo. Em termos quantitativos, o grupo A apresenta uma média de 3,84 pontos enquanto o grupo apresenta uma média inferior de 3,05 pontos. Comparando os dois grupos, podemos afirmar que o grupo A evidencia uma maior capacidade enquanto resolvedores de problemas quando comparados com o grupo B. Com base nos questionários escritos, podemos destacar que os alunos apesar de não registarem por escrito aquilo que pensam, afirmam que realizam todas as etapas do Modelo de Pólya para a resolução de problemas.