Browsing by Author "Martins, Estela Mariza Antunes Nunes"
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- Hoje e amanhã com dificuldade intelectual e desenvolvimental num lar de idosos de uma IPSSPublication . Martins, Estela Mariza Antunes Nunes; Martins, Ernesto CandeiasO acesso a uma resposta social adequada é bastante condicionada a indivíduos com Dificuldade Intelectual e desenvolvimental (DID) em idade adulta, a falta de políticas públicas específicas para essa população agrava ainda mais um quadro já bastante difícil. As iniciativas existentes no nosso país ainda são poucas, isoladas e muito recentes. Como consequência também as valências de lar de idosos de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) se têm confrontado com este público uma vez que as respostas sociais existentes não são em número suficiente, para abarcar toda esta população com DID. É neste sentido que nos propusemos a realizar este estudo, que tem como objetivo geral conhecer como é a inclusão de indivíduos com DID, em valência de lar de uma IPSS, mais precisamente de um individuo do sexo feminino, com quarenta e dois anos e que apresenta um quadro de microcefalia associada (DID) intitulado de “Existe inclusão de indivíduos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais na valência de Lar de idosos, de uma Instituição Particular de Solidariedade Social. São entrevistadas algumas funcionárias da IPSS, quatro do quadro técnico existente, e três entrevistadas do pessoal auxiliar que atendem o nosso sujeito em estudo, bem como o irmão e um utente próximo. Numa fase posterior à realização das entrevistas fez-se a respetiva análise de conteúdo e o tratamento dos dados. O que nos permitiu concluir que existe ainda muito trabalho que pode ser desenvolvido, assente na ideia de que “o processo de aprendizagem do conhecimento nunca está acabado, e pode enriquecer-se com qualquer experiência” (DELORS, 1998, p. 93). Com base nesta visão de educação possível ao longo da vida, propusemos um plano de intervenção educativo que visa desenvolver as capacidades destes indivíduos com DID, para que de facto pudessem ser utentes participativos e” incluídos” na própria instituição. Porque como foi possível constatar, lidar com um individuo diferente é muito mais que desenvolver um trabalho, é também mudar de atitude, é vê-lo não apenas na sua diferença, pois, subjacente à óptica do individuo diferente, existe um conceito de individuo, com direitos e deveres.
- O hoje e o amanhã na inclusão dum adulto com deficiência intelectual num lar residencial português na região de CoimbraPublication . Martins, Ernesto Candeias; Martins, Estela Mariza Antunes NunesTrata-se de um estudo qualitativo que analisa a história de uma pessoa adulta (Rosita) com deficiência intelectual, do sexo feminino, institucionalizada num lar de idosos na região portuguesa de Coimbra. O estudo assenta na análise do processo de inclusão institucional dessa cidadã deficiente, com microcefalia associada, de modo a sensibilizar os técnicos para a tomada de decisões, no âmbito gerontológico e educacional, através da implementação de um plano de intervenção, que vise desenvolver competências básicas. Construímos o percurso de vida da Rosita, realizando entrevistas semiestruturadas ao pessoal técnico do lar, ao irmão e a um utente amigo, com análise de conteúdo (categorias), para além de observações (documentais, naturais e participantes), notas de campo e triangulação de dados e metodologias. Propusemos um plano de intervenção e estratégias de inclusão para Rosita, durante seis meses no ano de 2012, de modo a inseri-la ativamente na instituição, para se tornar uma cidadã autónoma, participativa e incluída.
