Browsing by Author "Martins, Sara Filipa Franco"
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- Identidade visual corporativa e estratégia de comunicação em pequenas e médias empresas agroalimentares : o caso de estudo Rui Simeão Tavira SalPublication . Martins, Sara Filipa Franco; Martins, Daniel RaposoEste projeto tem como propósito refletir sobre o contributo do design de identidade visual e da estratégia de comunicação de marca de produtos agroalimentares no contexto das pequenas e médias empresas, melhorando o modo como comunicam com os seus públicos. Este processo investigativo tem como tema o design da identidade visual, na valorização de produtos agroalimentares através da criação de uma estratégia de comunicação coerente. O projeto tem como objeto de estudo a empresa produtora de sal artesanal e flor de sal, Rui Simeão Tavira Sal, a única certificação DOP a nível internacional, facto que não foi suficiente para que esta não apresente problemas de comunicação, nomeadamente ao nível da identificação, diferenciação e notoriedade da marca. Deste modo, este processo investigativo propõe-se indagar sobre qual a identidade visual e estratégia de comunicação mais adequada para as marcas em causa, bem como se é possível contribuir para a origem de uma cultura de design nesta PME. Deste modo, o projeto também tem como finalidade o reconhecimento dos produtos a nível nacional e uma imagem corporativa seja mais eficiente e que sejam criadas diretrizes para uma gestão de design. A resposta ao problema será dada através da aplicação de uma metodologia mista, isto é, não intervencionista através da análise de casos de estudo sobre marcas concorrentes ou similares e intervencionista através da realização do projeto de design. Os resultados consistem num estudo de contexto da empresa e no design de um sistema de identidade visual, que inclui os principais meios de comunicação global e particular das submarcas e gamas de produto. Pretende-se demonstrar a importância do papel do design gráfico dentro das empresas, nos produtos e na forma como comunicam para haja um aumento do seu valor no mercado.
